Jardins modernos por Beatrice Perlac - Adarve Jardines

5 jardins pequenos que você pode construir sem estresse

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

Ter um jardim em casa pode te deixar mais feliz graças ao contato direto que você pode ter com a natureza. Como? Você pode, por exemplo, deitar na grama para olhar o céu e a beleza das nuvens e esquecer todas as preocupações do trabalho. Ou, pelo menos, relaxar um pouco enquanto você cuida das plantas e sente como a suavidade das folhas te acalma. 

No entanto, algumas vezes o problema de espaço parece ser um obstáculo para criarmos este momento especial já que as casas estão se tornando menores e as preocupações e os gastos, maiores. 

Mas como queremos que você viva bem, ame a sua casa e aproveite a vida, nós reunimos cinco projetos simples de pequenos jardins que podem ser construídos em poucos metros, sem um grande investimento e com suas próprias mãos! Esperamos que você goste.

Um jardim vertical dentro de casa

Instalar um jardim vertical pode parecer complicado, mas na verdade tudo depende do desenho que você escolher. Neste caso, vamos ajudá-lo a criar um projeto rústico, com tábuas de madeira, pregos e vasos de plástico. E para deixá-lo perfeito, vamos complementar o jardim com pedra, troncos e um par de vasos grandes. 

Para criar o jardim vertical, você vai precisar de cinco tábuas de madeira pregadas ao longo da sua parede, muitos pregos e um martelo. 

- O primeiro passo consiste em colocar as tábuas sobrepostas, deixando um espaço de 7 cm entre cada uma.

- Em seguida, desenhe uma linha horizontal na metade de cada feixe e faça marcas a uma distância de 15 cm ao longo de toda a linha. É neste local que você vai colocar os pregos. 

- Agora, você vai precisar de algumas plantas pequenas, que podem ser samambaias, violetas ou qualquer planta que tenha uma folhagem suspensa e não seja muito pesada. Elas vão nos pequenos vasos de plástico, que serão pendurados com a ajuda dos pregos. 

- Para ornamentar o chão, você precisa ter a certeza que a superfície seja plana. Depois, cubra com as pedras, e, em seguida, coloque os troncos para criar um caminho. Você também pode usar restos de madeira para formar retângulos ou quadrados para demarcar a trilha.

​Um jardim na entrada de sua casa, com pedras e madeira

Para construir um jardim no corredor, você vai precisa de madeira para fazer a base, plantas, pedras, cascalho branco ou de qualquer outra cor e papelão. 

-  Primeiro, construa uma base. Meça o tamanho do espaço e corte a madeira para criar o perímetro. Lembre-se que você também pode usar outros materiais, tais como tijolos, azulejos ou cimento.

- Em seguida, coloque a terra no local demarcado e cave buracos com cerca de 15 centímetros. De preferência, use terra que seja especial para plantas.

- Desenhe linhas circulares ou diagonais com a ajuda do papelão, que você irá enterrar para criar uma barreira. De um lado, plante a grama e os arbustos e, do outro lado, cubra a superfície com pedras.

- Depois de ter todas as áreas definidas, você pode remover os pedaços de papelão e seu jardim estará pronto. 

- Não se esqueça que para manter seu jardim sempre lindo, é preciso dedicar tempo para cortar a grama e cuidar para que os limites permaneçam sempre visíveis. 

Um jardim perfeito para qualquer estação do ano!

Manter um jardim perfeito pode parecer uma tarefa difícil. Mas o segredo é escolher os materiais certos. Neste caso, propomos que você use três tipos diferentes de pedras: rocha, cascalho e pedra de rio. No entanto, você está livre para utilizar tipos de pedras que combinam mais com você, ou que sejam mais fáceis de encontrar Você também vai precisar de alguns metros de mangueira preta, plantas de sua preferência, arame, papelão e casca de árvore ou terra vermelha.

- Para começar a conceber o jardim, você deve criar diferentes áreas com o auxílio do papelão para criar uma barreira. 

- Então, você vai afofar a terra e plantar a vegetação de sua preferência. Recomendamos que você use os dois extremos para plantas maiores e algo simples no centro ou vice-versa. Outra dica é criar uma pequena escada com as plantas. Coloque as mais altas no fundo, as médias no centro e, assim por diante, até a última camada, que não terá nenhuma planta. 

- Preencha as áreas definidas com os materiais que você tiver e remova os pedaços de papelão no final. Por último, coloque a mangueira para definir as linhas do projeto e fixe o objeto com pequenos pedaços de arame.

Que tal checar mais ideias para ter um jardim criativo? Clique aqui.

Um pequeno jardim elevado

Quando as pessoas pensam em ter um jardim, a primeira coisa que elas imaginam é colocar grama, árvore e flores. E, de fato todos esses elementos podem ser incluídos até mesmo em um espaço pequeno. Para construir um jardim como este, você vai precisar de pedras de rio, pedaços de madeira, pregos e uma árvore.

- A primeira coisa a fazer é medir a área e alocar uma caixa ou um quadrado no centro. Marque o espaço em que você vai colocar a caixa e corte quatro pedaços de madeira na dimensão do quadrado maior e junte as vigas com os pregos. 

- Para a base do centro, você precisa cortar 12 pedaços de madeira com 30 centímetros a menos do que os pedaços anteriores. Crie três quadrados idênticos, coloque um sobre o outro e una os quadrados com um pouco de arame ou com um pedaço de madeira e pregos para deixar o jardim mais alto.

- Coloque a primeira caixa e preencha com terra fértil. No centro, você vai plantar a árvore ou as flores que você desejar. Em seguida, coloque sobre a primeira base o segundo quadrado e empurre para que a terceira parte da estrutura permaneça no fundo da terra, tornando-se firme.

- Preencha todo o espaço com a terra e adicione a cobertura com pedras. Você também pode trocar a madeira por tijolos e fundi-los com cimento ou as pedras por casca de árvore ou grama.

Um jardim com pedras e cactos

Este jardim é o mais simples de todos, mas vai deixá-lo muito feliz . É perfeito para aqueles que não têm filhos e que estão sempre ocupados, mas querem uma área verde em casa. Você só precisa de cascalho, argila vermelha, rochas, pedras ou troncos e cactos. 

- Neste caso, o importante é preparar a terra para plantar o cacto. A primeira coisa a fazer é afofar a terra para receber as plantas. 

- Em seguida, faça uma pequena camada com argila vermelha porosa que vai ajudar a manter a umidade por mais tempo. Finalmente, cubra a superfície com cascalho, pedras e troncos. O seu jardim vai estar pronto e com muita personalidade.

Qual é o seu jardim favorito?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!