Banheiros rústicos por Ing. Vitale Grisostomi Travaglini

8 banheiros rústicos de cair o queixo para te inspirar

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

O banheiro é uma das áreas mais pessoais da casa. Assim como o quarto, ele deve ser um lugar que nos inspire a descansar e a tomar longos banhos. Quanto mais confortável, melhor. É também o primeiro ambiente que pisamos quando acordarmos e o último antes de ir dormir. Não importa se você tem  uma longa rotina de beleza ou não, o importante é ser um lugar em que você aprecie estar, que seja funcional e aconchegante.

Sendo assim, vamos apresentamos alguns detalhes que podem transformar o seu banheiro em um ambiente com o melhor do estilo rústico: o conforto e a beleza.

1. Banheiro com um charme único​

Nós gostamos de levar inspiração aos leitores. Por isso, vamos mostrar este estilo que acreditamos ser uma das melhores opções para um banheiro. Um banheiro rústico é perfeito porque os materiais usados neste estilo fazem com que os simples momentos que passamos neste ambiente se transformem em uma oportunidade para renovar a energia.

Quem nunca quis tomar um banho para limpar a mente? É esse o motivo principal de uma casa de banho rústica: transportá-lo para um lugar onde sua mente ficará relaxada e distante. E você não precisa viver no meio da Amazônia para alcançar este momento. Aqui vamos mostrar banheiros rústicos que certamente vão deixar você muito mais relaxado.

​2. Um material que sempre cai bem

Um material que permeia todo um ambiente pode realmente fazer um estilo. Neste caso, a pedra foi escolhida para dar o tom. A pedra é um material excelente para o banheiro por conta da sua alta resistência ao calor e à umidade. 

Se você escolher a pedra, complemente o espaço com cores claras, como se vê nesta imagem. Outro material eleito e que cai muito bem com a pedra é a madeira. Ela também é ideal para dar um ar rústico. A combinação vai fazer seu banheiro ter uma atmosfera mais quente, sem perder a sofisticação destes materiais.

​3. Material que nunca falha

Banheiros rústicos por Ardesia Design
Ardesia Design

Chalet Gstaad

Ardesia Design

A madeira é outro material que pode ser predominante em um banheiro. Assim como a pedra, a madeira adiciona calor para a atmosfera. É impossível não encontrar uma que não combine com sua casa, já que existem infinitas cores e tipos.

Nesta imagem, podemos ver que a madeira foi escolhida para as paredes e para o teto. Esta madeira apresenta riscos e manchas que ficam interessantes em um banho que não tem qualquer decoração nas paredes. Este belo material é mais do que suficiente. Se você escolher a madeira para cobrir paredes ou superfícies grandes, esteja ciente de que é um material sensível à umidade. Se ele não for bem tratado, pode facilmente estragar. Por isso, escolha uma madeira que possa receber um tratamento contra a umidade para que seu banheiro resista por muitos anos.

​4. Detalhes que dizem muito

Se você já tem um banheiro e quer adicionar um toque rústico, uma boa ideia, que, sem dúvida, não vai passar despercebida é colocar objetos vintage no ambiente. Você pode optar por uma banheira, uma bancada para a pia ou apenas uma mesa para os acessórios de banho. Os elementos antigos trazem um grande diferencial para os banheiros. 

Neste caso, vemos uma banheira antiga clássica branca. Mas saiba que se você colocar apenas um gabinete ou um móvel vintage já terá artigos suficientes para deixar o recinto mais rústico. Você não vai se arrepender.

Leia e confira as imagens de uma casa que adotou o estilo rústico em todos os cômodos.

​5. Arcos para um estilo único

Nesta imagem, vemos um banheiro 100% rústico com uma banheira antiga e materiais como madeira e pedra. No entanto, o que nos interessa aqui é um lindo detalhe das paredes: os arcos. 

Os arcos são um detalhe típico de casas coloniais ou mediterrâneas e caem realmente muito bem nos banheiros. Eles trazem essa atmosfera que lembra lugares onde passamos nossas férias. O arco em um banheiro é ideal para a separação de espaços. Por exemplo, você pode demarcar a área que separa a banheira da pia, sem precisar de nenhum outro elemento.

​6. Seus pés vão te agradecer

Sítio em Itaúna - MG: Banheiros rústicos por Beth Nejm
Beth Nejm

Sítio em Itaúna – MG

Beth Nejm

Outro detalhe que ajuda a dar aquele ar de spa que queremos alcançar é algo fácil de fazer. Um pequeno caminho, sob a pia e espelho, feito de pedras, sem dúvida, dá um ar rústico, que nos conecta com a natureza e deixa o banheiro mais leve. 

Podemos criar também um tapete de pedras que, sem dúvida, contribui para massagear os pés.

​7. Um detalhe que não pode faltar: plantas

Ao falarmos de banheiros em estilo rústico, não podemos esquecer das plantas. Colocar plantas em qualquer ambiente é sempre um benefício e  nos permite uma maior ligação com a natureza, além de contribuir para limpar o ar. 

Você pode optar por usar as plantas como decoração ou até mesmo criar um pequeno jardim perto do banheiro, assim que você tem uma bela vista quando está tomando banho. Felizmente, existem muitas espécies resistentes à umidade, por isso, não há desculpas para não adicionar verde ao recinto.

​8. Traga a natureza para o interior de um banheiro

Lavabo com cuba esculpida em tora de madeira.: Banheiros rústicos por Helô Marques Associados
Helô Marques Associados

Lavabo com cuba esculpida em tora de madeira.

Helô Marques Associados

Um detalhe que adoramos sobre os banheiros de estilo rústico é que podemos criar detalhes com as nossas próprias mãos. Você pode simplesmente escolher um pedaço de madeira para funcionar como mesa e, com isso, trazer a natureza para dentro do ambiente. 

Nesta imagem, vemos como o tronco de uma árvore foi transformado em uma bancada e lavatório. Sem dúvida é uma maneira simples e original para deixar seu banheiro ainda mais estiloso.

Qual ideia você aplicaria no banheiro de sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!