SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Aproveitando o espaço para criar um jardim

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Planejar espaços pequenos sempre nos encoraja a ser mais criativos e a pensar em soluções mais eficazes e inovadoras. São as ideias e projetos que se devem adaptar ao local e não o inverso. De qualquer forma, o período embrionário é sempre o mais complicado de todo o projeto; pensar nas melhores soluções e estéticas para o seu espaço, leva tempo e dedicação. Arquitetos e paisagistas estão bem conscientes da importância que jardins de pequenas dimensões têm em relação aos maiores, e por isso na hora de os pensar e projetar uma ideia, são ainda mais cautelosos em relação às melhores soluções. 

Cientes da complexidade de alguns casos, decidimos preparar para você um artigo com algumas das melhores soluções para você que tem um jardim de pequenas dimensões, mas que ainda assim quer tirar o máximo de proveito de cada metro quadrado. Vamos te mostrar não só o típico jardim residencial, mas também o de apartamento, porque todos nós temos direito a um pedacinho de verde para dar um respiro sempre que necessário!

Entretenimento

Além de um espaço verde e coberto de plantas, você gostaria de ter um espaço pronto para reuniões de amigos e diversão aos finais de semana? Se sim, você nem sempre precisara de um espaço super amplo e de um grande investimento. Esse projeto ao lado não deixa de ser simples e cumpre a função de ter uma área especial para realizar churrascos e refeições ao ar livre. Para isso, não foi preciso muito mais do que mesa, cadeiras, churrasqueira e balcões de apoio. Aqui, optou-se por coordenar e harmonizar a paleta cromática, resultando num ambiente  bastante acolhedor. 

O contorno das janelas condiz com o material e cor dos móveis integrados na churrasqueira, a mesa e as cadeiras escolhidas são maciças e em madeira para quebrar com um possível ambiente mais austero e demasiado sofisticado, e o chão de pedra, quando cercado por uma vegetação curta e bem cuidada, resulta em um ambiente ótimo para um almoço em família, daqueles que acabam se estendendo durante todo o dia.

Amplitude

Se por acaso a sua residência possui uma área externa considerável, então perfeito, porque assim poderá de fato usufruir de um verdadeiro jardim e tudo o que isso implica. Se a área for suficientemente considerável, poderá até ter piscina, um pequeno pomar, animais ou ainda um espaço para praticar seu esporte favorito, ainda mais se houverem crianças na casa.

Nesse caso, a casa parece estar inserida numa elevação, o que proporciona novas leituras do espaço: vegetação de vários tipos, cores e tamanhos foram articulados com a relva e com a arquitetura da residência, de forma a criar um jardim mesclado e acolhedor, contrariando em certa medida, as linhas geométricas da casa.

Verticalidade

Giardino Torchese – Vila Nova Conceição - SP: Jardins  por Gigi Botelho Paisagismo
Gigi Botelho Paisagismo

Giardino Torchese – Vila Nova Conceição – SP

Gigi Botelho Paisagismo

Viver na cidade, mais especificamente num apartamento, significa muitas vezes ter uma disponibilidade limitada de espaços verdes. As plantas que podemos cultivar em vasos, e usar para adornar varandas ou até mesmo o interior das nossas casas, são algo limitado e que nem sempre nos satisfazem como gostaríamos. A imagem do lado mostra-nos como é possível rentabilizar ao máximo uma varanda grande, caso você possua uma parecida. Nem todos os apartamentos dispõem de varandas tão espaçosas, normalmente elas encontram-se mais facilmente em blocos de apartamentos contemporâneos e muitas vezes mais sofisticados do que o normal. Ainda assim, se for o seu caso, pode tirar muito partido da sua varanda, criando inclusive várias áreas num só espaço, como ilustra a imagem: uma área para refeições e cafés e outra de relaxamento e leitura. Além disso, todas as áreas laterais, muros e paredes, foram utilizados como jardins suspensos, o que nestes casos se revela uma excelente e proveitosa opção.

Improviso

Se tiver realmente uma área muito pequena para trabalhar como jardim ou espaço verde, poderá inserir elementos decorativos e móveis sob medida, o que irá te ajudar a aproveitar melhor o espaço. Pode aproveitar os muros e paredes para pendurar vasos, prateleiras, inserir bancos e mesas, e com a ajuda de velas, toalhas, mantas ou almofadas, compor o resto do ambiente, como se vê na figura ao lado. Pode ainda modificar o pavimento, aplicando estrados de madeira, tapetes de relva ou pedrinhas. É só usar a imaginação!

Confira mais algumas idéias e dicas que vão te inspirar a planejar o seu jardim!

Como seria o jardim de seus sonhos?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!