10 cadeiras maravilhosas para a sala de jantar

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

A cadeira é um item de mobília que tem uma longa história, sendo usada desde a Antiguidade. No Egito e na China antigos, era símbolo de poder e autoridade. Foi somente na Renascença que a cadeira se tornou uma peça desvinculada do privilégio de estado, podendo pertencer a qualquer um que pudesse comprá-la.

No século XIX, a cadeira passou a ser produzida industrialmente e, no século XX, ela conheceu inúmeros conceitos estéticos e ergonômicos que a tornaram um objeto de desejo de muitos.

Atualmente, a cadeira é parte integrante do conjunto de mobiliário para a sala de jantar ou para a cozinha. No caso da sala de jantar, a cadeira procura complementar a mesa com requinte, sofisticação, modernidade ou rusticidade, de acordo com o estilo que se quer adotar no espaço.

Fundamental é que a cadeira para a sala de jantar, além de bonita ou estilosa, seja prática e confortável, de modo a acomodar as pessoas reunidas em torno da mesa para as refeições mais formais com amigos e a família. Ela pode ser confeccionada com os mais diversos materiais e designs.

Reunimos a seguir 10 imagens de cadeiras maravilhosas para a sala de jantar para que você possa se inspirar nelas e encontrar ou criar as suas!

Laca preta

Jantar neutro e elegante: Salas de jantar modernas por Michele Moncks Arquitetura
Michele Moncks Arquitetura

Jantar neutro e elegante

Michele Moncks Arquitetura

No projeto de Michele Moncks Arquitetura para esta sala de jantar em estilo moderno, as cadeiras de madeira laqueadas de preto têm formas curvas e arredondadas, conferindo delicadeza ao conjunto com a mesa preta de linhas retas e tampo espelhado. O estofado das cadeiras é de veludo cinza por dentro e de tecido estampado por fora, com padrão de círculos azuis, cinza e bege. A sala de jantar ganha aconchego com o piso claro e amplitude com os espelhos fumê. Flores brancas e objetos requintados complementam a decoração. 

Madeira

Apartamento Asa Sul Brasília 2013: Salas de jantar modernas por Elaine Vercosa
Elaine Vercosa

Apartamento Asa Sul Brasília 2013

Elaine Vercosa

Também em estilo moderno, esta sala de jantar ampla conta com uma grande mesa com estrutura em madeira e tampo de vidro, acompanhada por largas cadeiras com estrutura em madeira e encosto em tecido claro. As formas retas das cadeiras se harmonizam perfeitamente com as linhas puras e sólidas da mesa. Dando um toque sofisticado e elegante, o lustre em cristal clássico se destaca no projeto de luminotécnica. O piso claro e os tons neutros que marcam o espaço em geral dão leveza a um conjunto de mesa e cadeiras robusto. 

Listras

Nesta sala de jantar em estilo tropical, integrada à sala de estar e à cozinha, as cadeiras têm estrutura em madeira com linhas sinuosas e estofado listrado em azul, branco e bege, que dá um tom alegre ao ambiente. Elas complementam harmoniosamente a bela mesa oval em madeira e se sobressaem contra o tapete claro em material natural. O conjunto destaca as formas suaves próprias do conceito de brasilidade que orienta todo o projeto. 

Campestre

Com ares da Toscana, esta casa de campo se esmera nos detalhes rústicos e clássicos. A sala de jantar, com parede de tijolo caiado de branco e janelinha redonda de vitral, as cadeiras arredondadas têm modelo clássico em madeira e estofado azul com pontos brancos. A mesa de madeira retangular é sólida e faz um belo par com o buffet de madeira trabalhada. O lustre clássico dá brilho ao espaço, marcado por um pé-direito alto e com vigas à mostra. 

Campestre II

Nesta sala de jantar em estilo campestre, a madeira reina na mesa maciça e no piso. Já as cadeiras de espaldar alto são feitas em material natural, o que dá um toque rústico à decoração. O uso da madeira e dos materiais naturais conferem aconchego ao espaço, mesmo com a aparência clean do ambiente. A luminária de teto, muito simples, é um quadrado de madeira com lâmpadas, que proporciona um toque moderno à sala muito clara.

Design arrojado

Em estilo moderno, esta sala de jantar dá destaque aos vidros, que aparecem nas amplas janelas e na mesa com estrutura em metal. Já as cadeiras têm estrutura em madeira com design arrojado e estofados cinza. Suas linhas retas e puras dão o toque de modernidade ao ambiente e se sobressaem contra o fundo claro do tapete. A luminária branca e redonda complementa a decoração com suavidade. 

Eclética

Nesta sala de jantar em estilo eclético, os tons neutros dominam. A mesa em laca branca vem acompanhada por cadeiras arredondadas com estrutura em madeira e estofado aveludado na cor cinza. Já as cadeiras nas cabeceiras da mesa têm formas quadradas e se parecem mais com poltronas. A sala tem projeto de luminotécnica especial, que destaca as obras de arte da moradora. Já o piso claro dá leveza ao espaço. A imagem é de Marcelo Negromonte. 

Metal

O projeto desta casa ultramoderna privilegia o branco e os grandes espaços. A sala de jantar, portanto, é integrada à de estar e conta com uma grande mesa quadrada em laca  branca, em torna da qual estão dispostas as cadeiras pretas com estrutura em metal e linhas curvas. Uma luminária com design contemporâneo ilumina o conjunto. O resultado é um ambiente clean com toques de brilho e sofisticação.  

Colorida

Projeto Apartamento Ipiranga: Salas de jantar modernas por Estudio MB
Estudio MB

Projeto Apartamento Ipiranga

Estudio MB

Criando um ambiente jovial e descontraído, as cadeiras cinza e amarelas se destacam no conjunto com a mesa redonda branca. As cores das cadeiras se harmonizam com o quadro na parede e também com as plantas e almofadas jogadas displicentemente no chão do espaço. O piso de madeira clara proporciona aconchego à sala de jantar, enquanto as luminárias em preto fosco dão um ar moderno a ela. Perfeito para jantares com os amigos regados à boa conversa e boa comida. 

Transparente

Nesta sala de jantar moderna, as cadeiras com estrutura em acrílico transparente conferem leveza e brilho ao ambiente. Elas acompanham uma mesa branca redonda, sobre a qual luminárias arredondadas pretas dão um toque arrojado. O piso em madeira traz aconchego, sem diminuir a sensação de leveza que a sala proporciona. Para outras dicas sobre cadeiras para a sala de jantar, leia este artigo

Qual é a sua cadeira favorita?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!