Salas de estar minimalistas por Vallribera Arquitectes

Lar construído em terreno estreito tem decoração de cair o queixo

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Terrenos estreitos, resquícios dos antigos loteamentos, são uma realidade de nossas cidades e bastante difícil de lidar, principalmente quando se trata da construção de uma casa. A aquisição de uma residência localizada em tais lotes é muito comum e frequentemente seus interiores encontram-se ultrapassados e não se adaptam-se a rotina moderna, seja em seus acabamentos, seja em sua estrutura, que geralmente é composta por pequenos cômodos, fechados e que não aproveitam bem o espaços. Logo, o comprador vê a necessidade de submeter o lar a uma reforma a fim de inserir a casa em seu contexto atual.

Como já é de se esperar, projetar em terrenos tipo corredor é bastante complicado e a mão de nossos profissionais, arquitetos, é mais do que necessária, e são eles quem vão encontrar as melhores soluções para valorizar este formato de terreno. Hoje viajaremos até a Espanha para visitar uma surpreendente casa localizada em um terreno estreito, como os que frequentemente vemos no Brasil. Em apenas 184 m², os arquitetos responsáveis pela reforma deram conta de atender todas as necessidades de seus clientes, projetando uma casa de aparência equilibrada e harmonica. 

Continue conosco e deixe esta pequena casa te surpreender! 

​Fachada simples e discreta

A casa vista por fora esconde uma bela surpresa. Com esta fachada simples e discreta, fica difícil imaginar o que está por trás de suas paredes, mas os materiais, cores e composição que desenham esta vista já deixam uma dica: o que estar por vir vai ser sem dúvidas moderno e elegante. Apesar de seus elementos contemporâneos, a arquitetura desta antiga residência não a coloca fora de contexto em relação ao entorno, ainda após a reforma ela está bem inserida e mantém um diálogo com a antiga arquitetura ao seu redor. 

​Sala de estar e cozinha integradas

Como já era de se esperar, o interior desta residência é super atual e traz consigo diversas tendências arquitetônicas. As áreas sociais são integradas, amplas e confortáveis, mas o que mais surpreende são os acabamentos implementados. Tons neutros e claros valorizam a luz natural e causam uma sensação de amplitude, pontos importantes em casas pequenas. Ao mesmo tempo que os acabamentos são modernos, o antigo também é valorizado ao optar por materiais aparentes como as vigas em madeira e a parede em tijolo. 

E se você é fã do estilo rústico de materiais aparentes, não deixe de conferir algumas ideias de decoração para uma cozinha rústica!

​Escada leve e moderna

Já vimos na primeira imagem que estamos tratando de um sobrado, e já sabemos como por ser complicado projetar escadas com pouco espaço, pois estes elementos devem respeitar certas regras e medidas para alcançar o conforto exigido. Aqui o problema foi resolvido de forma inteligente: materiais leves, claros e muita transparência. Os degraus soltos são os responsáveis por essa aparência delicada, pois quase parecem flutuar no ambiente, e por outro lado a estrutura metálica pintada de branco que serve para segurar a escada e proteger o usuário, é tão discreta que pode passa despercebida. 

​Muita luz natural no escritório

O vazio da escada é aproveitado no pavimento superior, onde cria-se um mezanino cheio de luz natural. Graças as paredes brancas, a iluminação que entra através de um amplo caixilho e aberturas zenitais no telhado, por refletir-se e propagar-se por todo o ambiente. E de quebra ainda vemos de perto a estrutura do telhado que foi valorizada e deixada aparente. O ganho de tal decisão vai além dos valores estéticos, já que ganha-se pé direito e graças a altura a casa parece menos estreita do que na verdade é. 

​Um banheiro pequeno e aconchegante

Claro que não poderíamos de visitar rapidamente o banheiro deste lar, pois é sempre interessante ver as soluções encontradas em casas pequenas. A combinação entre os tons são o ponto alto, pois resulta em uma atmosfera tranquila e moderna, assim como o piso em madeira é uma opção moderna e ousada que deixa banheiros e cozinhas mais aconchegantes. 

​Fachada posterior

E nos despedimos deste impressionante projeto com uma vista de sua fachada posterior, discreta como a principal, mas com um amplo caixilho de vidro que permite uma boa iluminação e circulação de ar. Como não poderia deixar de existir em um país quente, uma boa área é reservada para o quintal térreo e um terraço superior.

Veja mais fotos deste lar encantador:

O que achou dessa casa? Deixe um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!