SETIN_MIDTOWM 42m²: Quartos  por Chris Silveira & Arquitetos Associados

Roubamos 10 ideias de decoração deste apartamento de 42 m²

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

Quando a maioria das pessoas pensa em decorar um espaço, a primeira pergunta que vem a cabeça é: será que eu consigo fazer isso sem a ajuda de um profissional? Decorar uma casa pequena pode parecer ainda mais difícil, mas há algumas dicas que podem ajudá-lo a não errar. Primeiro, defina quais são suas prioridades, pense como você gostaria de organizar os móveis e acessórios, priorize cores claras, aposte nos espelhos para que o local pareça maior e traga elementos que mostrem a sua personalidade. 

Se mesmo com estas dicas, você aina está inseguro, mostramos um pequeno apartamento de 42 m² que pode inspirá-lo e trazer ideias inovadoras para a sua casa. Decorar nada mais do que embelezar a vida, a casa e o mundo ao nosso redor dando equilíbrio e harmonia a um conjunto de peças, cores, objetos e obras de arte. Vamos lá?

1. Separe os espaços de maneira sutil

Se de um lado é a prateleira que delimita o espaço entre a sala de estar e a cozinha, do outro, para dividir a sala do quarto, a opção foi colocar uma televisão suspensa, um rack branco e um vaso com uma planta. A tevê pode ser acessada por todos os ambientes – sala de esta, varanda, cozinha e quarto – graças à um mecanismo rotativo.

2. Estante com nichos no lugar da parede permite expor decoração sem gastar muito espaço

Neste pequeno apartamento, estilo estúdio, eles encontraram diferentes maneiras para separar os ambientes – sem usar paredes. Para dividir a sala de estar da cozinha, a opção foi colocar uma estante branca vazada com nichos. A estante tem uma função dupla: ela delimita os espaços e serve também como um local para colocar acessórios de decoração. 

Nesta estante, a moradora optou por vasos, livros e velas que trazem ao recinto mais personalidade. 

3. Brinque com as possibilidades de decoração

Se você mora em uma residência pequena, é importante aproveitar cada espaço ou ideia para deixar o ambiente decorado, sem saturar o espaço. 

Aqui, a combinação é simples: em um nicho está uma lareira elétrica e no outro está a lenha. Na verdade, esta lareira não precisa de lenha para queimar, mas a madeira traz identidade ao espaço onde ela está situada e lembra que nesta área da casa é possível se aquecer com fogo.

4. Aposte em imagens para as paredes

Neste caso, a imagem sobre o sofá é o ponto central da decoração e nos traz a ideia de que uma mulher de alma bem feminina vive neste estúdio, ou seja, é possível fazer reflexões sobre a moradora somente olhando esta foto. Ela é uma peça fundamental deste apartamento. 

5. Prateleiras sobre espelhos transmitem a sensação de amplitude

A moradora, apaixonada por vinhos, encontrou no hall de entrada da casa um espaço para montar uma adega. Os vinhos, as taças e outros acessórios necessários para desfrutar desta bebida foram colocados sobre prateleiras de madeira e de aço inox. Neste pequeno ambiente reservado para uma paixão, foi usado o truque do espelho que dá a sensação de amplitude. 

Além da adega, pequenos detalhes decorativos deixam o local mais peculiar, como o desenho de um rosto feminino fixado no espelho. 

Confira outros modelos de adegas para a sua casa.

6. Aposte em painéis atrás da mesa de jantar

Mais uma prova de que a moradora é apaixonada por vinhos é a interessante parede ao fundo da mesa de jantar. Ao invés de uma tradicional parede revestida com tinta ou com texturas, a decoração leva um painel de madeira com os nomes dos tipos de uva especiais para vinhos. Além de criativo, traz novamente a personalidade da moradora para o ambiente.

7. Luminárias pendentes ajudam a economizar espaço, especialmente quando são leves

Dois detalhes muito marcantes deste espaço são a luminária suspensa por fios quase transparentes e a obra de arte abstrata que finaliza a área da sala de jantar. A composição entre todos os elementos transforma uma simples mesa de jantar branca em um local muito moderno e convidativo. 

8. Iluminação direta valoriza a parede com quadros

Vê-se que outra paixão da moradora são as obras de arte. Em cada pedaço da casa, há um quadro, um desenho ou uma pintura. Não poderia ser diferente no quarto. São as duas imagens fixadas em uma painel de madeira escura que trazem movimento ao ambiente. 

9. Livros para deixar o ambiente mais pessoal

A escrivaninha fica ao lado da cama e sob a janela, mas o mais interessante deste espaço é que para dividir a área de trabalho do momento de dormir, ela fixou prateleiras no espelho e colocou livros que fazem referência ao seu estilo de vida, gostos e, claro, ao seu trabalho.

10. Banheiro bem claro com toques de cor

Para dar mais vida ao banheiro e fazer uma composição de cor com o branco total, ela colocou um vaso transparente com uma flor amarela. Mas além da flor, é novamente uma obra de arte que traz um equilíbrio e faz contraste com o neutro do branco.  

O que você achou do estilo de decoração deste apartamento?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!