SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Casa express de madeira e bioclimática!

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
Google+
Loading admin actions …

Antes do início deste projeto havia apenas o terreno vazio. Esta casa que estamos prestes a lhe mostrar é diferente de muitas outras, pois além de ser construída às pressas tinha também um orçamento muito apertado. O objetivo era que a casa fosse express e também fosse sustentável, e totalmente eficiente em termos de energia. 

Neste ponto, os arquitetos responsáveis do escritório Morell Alventosa Arquitetos, se dedicaram ao máximo para que o objetivo do projeto fosse alcançado dentro do período estabelecido. Construída na cidade espanhola de Santa Maria de Palautordera, o design exterior da propriedade precisava ser harmonioso e de uma forma que unisse o exterior da casa com a paisagem que cerca o terreno. 

Devido a rica vegetação local, a equipe responsável pelo projeto era precisaram se certificar que a aparência exterior da casa fosse natural e se fundisse à paisagem local. Conheça todos os detalhes deste projeto super desafiador! 

Arquitetura modular

Para construir esta casa os profissionais da Alventosa Morell Arquitetos optaram por uma solução modular de madeira pré-fabricada. Este tipo de arquitetura construída em garagens são transportadas e montadas no local em um curto espaço de tempo. Assim, foi solucionado a maior exigências dos clientes: a casa tinha que ser construída em menor tempo possível!

Além de rápida construção este tipo de arquitetura oferece a flexibilidade de se adaptar à superfície e a morfologia vegetal.

Estratégia

Depois de um estudo bioclimático e de conhecer as estratégias necessárias para cumprir os requisitos desta casa, foi decidido construir 6 módulos de madeira diferentes. Cada um foi colocado em uma posição diferente para se adequar a geometria da vegetação local, respeitando a paisagem existente. Esta imagem é de uma estufa de vidro perfeita para ser utilizado durante o inverno. 

Composição

As caixas de madeira e vidro que  se interligam não só permitem que o exterior esteja presente a partir de qualquer ponto de vista interno, mas que o espaço entre cada uma dessas caixas possam ter acesso livre para o terraço, facilitando a circulação dos moradores durante os meses mais quentes. Cada caixa contém a mesma função: ser um abrigo confortável e iluminado para os residentes.

Espaços

A casa de 111 metros quadrados inclui três quartos, equipados com seu armários embutidos. O maior volume de madeira server como a área social da casa: banheiro e cozinha e sala de jantam. Compacta e inteligente, os espaços são compostos por uma decoração discreta e funcional.

Interior

O espaço de vidro que liga as caixas de madeira ganharam interiores pré-planejados para que não houvesse muita necessidade de mobília extra. Como vemos claramente nesta imagem: a sala de jantar foi feita de modo simples e acabada com uma estante de madeira que já existia no ambiente. Em outros espaços da casa encontramos se pode encontrar o mesmo segmento. 

Materiais

Em termos de construção, esta casa de fabricação rápida e semi pronta facilita o conforto e a sensação de luz e energia através do uso da madeira e do vidro. Aliás esses dois materiais além de serem baratos e de origem recicladas aumenta o conceito ecológico. 

Condição energética

Os materiais de construção desta casa expressam uma integração harmoniosamente com os seus arredores.Todas as estratégias mencionadas nesse artigo, permitiram que a propriedade resultasse em uma casa extremamente eficiente! Neste projeto houve uma redução energética muito grande. Esta casa consome 76,77% menos energia do que uma casa comum.  A GG House, como e chamada pelos responsáveis pelo projeto é, portanto, uma casa energeticamente eficiente, atendendo, assim, a terceira exigência dos proprietários.

A arquitetura pré-fabricada está crescendo e tornou-se uma opção cada vez mais conhecida por todos aqueles que apostam em uma melhor forma de construir e viver. Se você quiser continuar a ler sobre este assunto, recomendamos que você dê uma olhada: https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/34292/c…

Você gostaria de morar em uma casa assim?!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!