Cozinhas pequenas, planejadas e perfeitas!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Urban Loft, Studiodwg Arquitetura e Interiores Ltda. Studiodwg Arquitetura e Interiores Ltda. Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Vamos deixar sua cozinha perfeita? Sim! Afinal, ter um ambiente planejado sempre deixará o seu dia a dia mais feliz. E isto faz muito mais sentido quando falamos das cozinhas. Afinal, a intenção na rotina das cozinhas é encontrar momentos felizes transformando ideias culinárias em deliciosos pratos para o dia a dia. Quem não gosta de convidar os amigos, juntar os familiares em momentos especiais em torno de uma mesa jantar para celebrar a relação afetiva entre todos? Por isso, trouxemos hoje sugestões perfeitas para cozinhas em tamanhos pequenos. São sugestões de decoração, utilização de cores e a opção de cada móvel bem encaixado no planejamento do ambiente.

Você irá aproveitar ótimas dicas que irão ajudar muito a disposição dos móveis no cômodo. E este é um cuidado que, certamente em ambientes pequenos, deverá ser levado muito em consideração. O grande desafio das cozinhas em tamanhos menores é acomodar os itens obrigatórios do espaço, como fogão, geladeira, micro-ondas e outros utensílios que são primordiais para o uso na rotina. É o caso também das mesas e cadeiras que deverão ser o mais práticas o possível para que todo o espaço seja utilizado da melhor maneira. 

Com cada ideia em seu melhor lugar, as cozinhas ganharão mais espaço e modernidade na decoração escolhida e, assim, você terá um lugar incrível dentro de casa para passar momentos incríveis. Por isso, convidamos você para passear conosco entre este Livro de Ideias com projetos incríveis especialmente desenvolvidos para cozinhas com espaço pequeno. São sugestões idealizadas por alguns dos melhores profissionais do mundo que integram o time homify e que poderão dar a inspiração ideal para você aproveitar em seu lar. Aproveite!

Trabalhando o comprimento

Cozinhas pequenas em apartamentos pequenos, geralmente fazem uso do comprimento para que o cômodo seja utilizado. Estes tipos de estruturas geralmente demandam mais atenção no momento de comprar móveis planejados para a cozinha. É essencial saber trabalhar o tamanho de cada item para que o balcão não comprometa o corredor. Neste projeto do Studiodwg Arquitetura e Interiores, de São Paulo (SP), a lateral do espaço foi trabalha com um fino acabamento no balcão que distribui preciosamente os itens para o espaço. Desta forma, o corredor ganha muito em dinamismo para uma melhor movimentação no cômodo. 

Criatividade ideal

Esta cozinha apresenta ideias criativas para que a decoração e o ajuste dos móveis sejam lindos, com personalidades e perfeitos para que o espaço ganhe a melhor movimentação possível. Projetada pela talentosa arquiteta Michele Moncks, de Porto Alegre (RS), a cozinha ganhou uma decoração especial com as porcelanas utilizadas na parede em que estão o armários e os eletrodomésticos. Com cores alegres que aliam a criatividade com a sobriedade do espaço, o cômodo ficou simplesmente incrível. 

Minimalismo

A decoração com um toque minimalista sempre funcionará em cozinhas de tamanho pequeno. Seguindo esta ideia, esta cozinha traz algumas excelentes dicas para a sua decoração. Alinhar as cadeiras de forma simétrica ao longo do balcão proporciona equilíbrio ao ambiente, assim como a utilização de móveis branco facilita a absorção de luz artificial pelo ambiente. O piso refletido trabalha também de forma a facilitar a iluminação do ambiente, que tem uma excelente planejamento para que todos os espaços ganhem uma iluminação perfeita.

Mesa e banquetas centralizadas

Muitas vezes as opções para trabalhar o espaço disponível não são muitas, isto porque nem sempre o mercado dispõe de opções que atendam as nossas maiores necessidades quanto à dinâmica do cômodo. Quando estas situações acontecem, não deixe de pensar nos tradicionais móveis que poderão preencher os espaços de sua cozinha. Neste projeto, a mesa em madeira maciça é utilizada como ponto central da cozinha, podendo ser utilizada como mesa ou como um espaço adicional para o preparo de alimentos. As banquetas em tamanho pequeno e alocadas abaixo da mesa são facilmente deslocadas e dão mais espaço ao ambiente quando não utilizadas. A dica é: em cozinhas pequenas, escolha banquetas que possam ser deixadas embaixo da mesa.

Abuse das peças coloridas

A forma mais comum de decorar cozinhas pequenas é utilizar a cor branca na decoração. Isto porque, em espaços pequenos, é essencial que a iluminação seja otimizada da melhor forma o possível. Esta escolha, no entanto, pode dar outras alternativas incríveis quanto ao planejamento da cozinha. Móveis coloridos, como cadeiras ou lustres podem trazer excelentes combinações para que o cômodo ganhe mais vida e alegria. Neste projeto, percebemos o quão importante foi saber aliar a cor das cadeiras com os utensílios decorativos presente na pia. Além de embelezar, o ambiente ganha em suavidade e elegância.

Ponto centralizado

Alinhar os móveis em uma mesma direção facilita muito a disposição e decoração do ambiente. Isto porque, além de dar um foco muito melhor às opções do espaço, a utilização de elementos comuns na decoração dá um destaque mais elegante, não importa o tamanho do projeto. Neste projeto, percebemos a importância na utilização da madeira no mesmo ambiente em um ponto de foco. Presente nos armários e no interior da ilha central, o planejamento ganha muito em elegância e toque moderno para o espaço. Uma excelente ideia para o seu apartamento pequeno. 

Elegância

homify Cozinhas modernas

A composição com móveis elegantes em cozinhas pequenas faz com que o ambiente cresça em personalidade e isto auxilia a ter uma impressão de ganho de espaço no ambiente. Neste projeto em preto e branco, os grandes armários brancos se distribuem pelo ambiente em meio às paredes de mármore. O toque charmoso fica com as cadeiras em lilás que dão mais vida e beleza ao ambiente. 

Nichos fazem a difereça

Cozinha homify Cozinhas modernas

Saber utilizas a melhor distribuição de itens no espaço irá dar uma organização melhor e aparente à sua cozinha pequena. Para um planejamento que siga este conceito, a utilização de nichos é primordial. Neste projeto da Happy Arquitetura, de Porto Alegre (RS), a utilização de nichos amarelos colore e dinamiza o ambiente, alcançando um resultado maravilhoso para a pequena cozinha. 

Armário que integra

A aposta em armários planejados tem um efeito completo no ambiente. Isto porque com eles, é possível alocar todos os eletrodomésticos em um mesmo lugar, facilitando a utilização da cozinha no dia a dia. Projetada pela Arquitetura 8 – Ana Spagnuolo & Marcos Ribeiro, de Santo André (SP), este projeto coloca a cozinha básica perfeita para qualquer pequeno ambiente. 

Frescor

Por fim, trouxemos este projeto do escritório Martin Arquitetura + Engenharia, de Capão da Canoa (RS), que trabalha o frescor de um ambiente muito bem ventilado. A decoração com plantas e madeiras, traz naturalidade na composição do ambiente especialmente desenvolvido para uma casa de veraneio. Simples e perfeita. 

De qual ideia você mais gostou?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista