Spas  por corso sauna manufaktur gmbh

Vale a pena ter uma sauna em casa?!

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
Google+

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

Muitas pessoas almejam o luxo de ter uma sauna no conforto do lar. Mas será que esse desejo vale a pena? Pelo ponto de vista do conforto e do bem-estar, certamente a decisão é acertada. Mas construir uma sauna em casa envolve todo um planejamento e investimento que precisam ser analisados com atenção.

Então, para ajudar você a tomar a decisão certa, esse livro de ideias traz uma análise bem completa sobre os benefícios de ter uma sauna em casa, quais são os tipos que existem, qual o local recomendado para a instalação, além de informações relevantes sobre o custo e a manutenção. Confira a seguir.

Benefícios da sauna para a saúde

O primeiro ponto a ser avaliado é sobre os benefícios da sauna para a saúde. Afinal de contas, no caso da sauna úmida, é como ter um enorme aparelho nebulizador que vai atuar no corpo inteiro. Então, pode ser uma solução maravilhosa para pessoas com determinados problemas de saúde crônicos.

A sauna, além de aumentar a sensação de bem-estar, ajuda a melhorar a resistência física, evitando resfriados e viroses repentinas. Além disso, também promove a desintoxicação do organismo e contribui para a redução da hipertensão.

A temperatura elevada e o vapor dentro da sauna, beneficiam a pele e os cabelos, abrindo os poros para facilitar a saída das toxinas e promover a hidratação dos tecidos. Para as pessoas que sofrem com problemas respiratórios a sauna é o ambiente perfeito.

O vapor e o calor abrem as vias respiratórias, ajudam a expelir o muco excessivo e fazem a pessoa respirar melhor. Em casos crônicos ter uma sauna em casa é um verdadeiro tratamento vai irá trazer alívio sempre que necessário.

Nos países onde há frio extremo por longos períodos do ano, as saunas são muito populares. Inclusive é possível utilizar saunas públicas onde paga-se por minuto para aquecer o corpo e relaxar após um longo dia de trabalho e de temperaturas negativas. 

Aqui no Brasil, devido ao calor, saunas não são tão populares, porém os seus benefícios são reconhecidos por muitos. O vapor, a umidade e a alta temperatura não permitem que as pessoas em um país tropical fiquem por tanto tempo dentro da sauna. Mas em apenas 10 ou 15 minutos já pode-se usufruir dos benefícios.

O que é sauna?

Agora, mesmo já tendo ouvido falar na sauna e conhecendo seus benefícios à saúde, talvez você nunca tenha entrado em uma e esteja com dúvidas sobre sua real função. Para isso deve começar sabendo que existem dois tipos de sauna. A seca e a úmida. Quando fala-se em sauna úmida é a mesma coisa do que sauna a vapor.

A sauna é um ambiente que pode ser do tamanho de um banheiro, de quarto ou até maior. Esse ambiente é revestido normalmente com madeira, cerâmica ou pastilhas de vidro e precisa que a estrutura seja feita de tijolos refratários, pois são ideais para suportar altas temperaturas.

Então, no momento do uso, esse ambiente é aquecido para que chegue a temperaturas entre 60 °C, no caso da úmida, e 80°C, no caso da seca. O objetivo é que o calor do ambiente promova todos os benefícios ao organismo das pessoas que estiverem lá dentro, usando apenas trajes de banho ou toalhas no corpo.

São apenas alguns minutos que deve-se ficar na sauna para que a temperatura do corpo não ultrapasse o limite suportável sem passar mal. Depois, para que a temperatura do corpo volte ao normal, é comum tomar uma ducha ou banho de piscina.

A sauna seca é mais recomendada para o inverno. Ela é aquecida por pedras ou outros materiais que não liberam vapor. A sauna úmida é recomendada para o verão, por causa do seu poder hidratante, e também é o tipo que vai ajudar pessoas com problemas de respiração.

As formas utilizadas para aquecer o ambiente variam. Podem ser a lenha, a gás ou elétrica. Nos tipos a gás ou a lenha é feita uma chaminé para que a fumaça saia do ambiente. No tipo de sauna seca, a máquina de aquecimento fica no interior do ambiente, enquanto na sauna úmida a máquina fica do lado de fora.

Como usar a sauna?

Spa  por Karibu Holztechnik GmbH
Karibu Holztechnik GmbH

Saunahaus Cubus Premium

Karibu Holztechnik GmbH

O ideal é que o local próximo à sauna tenha uma ducha ou uma piscina. Após concluir uma sessão de 10 ou 15 minutos, o sugerido é que a pessoa tome uma ducha fria ou mergulhe na piscina. Assim, além de livrar-se do excesso de suor causado pelo calor da sauna, vai ativar a circulação sanguínea e fazer o corpo voltar à temperatura normal.

O que deve levar em consideração é que no inverno precisa cuidar para que não cause um choque térmico no corpo, saindo de um ambiente a 80 °C e indo direto para a água ou o frio em temperatura muito baixa.

Então, o uso da sauna é muito simples. Só precisa retirar as roupas, utilizando uma toalha ou traje de banho. Pode escolher ficar sem roupas se for sua sauna particular, claro. Basta permanecer no ambiente já aquecido durante alguns minutos e pronto. Depois sai do ambiente, desativa a sauna e toma um banho refrescante.

Onde instalar uma sauna em casa?

Antigamente, em países Europeus, era comum encontrar as saunas em porões. No Brasil as saunas costumam ser instaladas em uma área exterior, no jardim ou próximo à piscina. Porém, nada impede que você coloque uma pequena sauna úmida dentro do seu banheiro, por exemplo. As opções são muitas, de acordo com o seu objetivo de uso.

Hoje há diversos modelos de saunas que são moduláveis e fáceis de instalar. Inclusive com vista panorâmica de vidro, caso escolha colocá-la na área da piscina, por exemplo.

Se quiser escolher um ambiente interno para fazer a sauna, como um quarto, despensa ou banheiro, tenha em mente as metragens mínimas. Você precisa de um ambiente com 1,50 x 1,0 e 2,20 de altura. Essa altura é fixa, mas o tamanho de comprimento e largura do cômodo podem ser maiores, não menores do que isso.

Como fazer uma sauna?

Spas  por corso sauna manufaktur gmbh
corso sauna manufaktur gmbh

Die Design-Sauna NIMBUS der corso sauna manufaktur wurde mit dem Golden Wave ausgezeichnet.

corso sauna manufaktur gmbh

Se você está planejando construir uma sauna privada, é importante considerar muitos detalhes. Um ponto importante é ter disponíveis ligações para a eletricidade e água. Uma tomada padrão não é suficiente, pois uma sauna requer conexão com uma fonte de alimentação de alta tensão.

A instalação de uma sauna é um projeto que envolve muitos profissionais. Por exemplo, para construções de alvenaria é preciso a mão de obra de um pedreiro, azulejista, um eletricista e um bombeiro hidráulico.

Para uma sauna de madeira você precisará contar com os serviços de um marceneiro e de um bombeiro hidráulico, portanto prepare-se pois ambos projetos podem ser um pouco trabalhosos. 

Além disso, é essencial instalar um isolamento térmico e impermeável nas paredes para evitar perigo e desconforto. Assim, a sauna mantém a temperatura alta dentro do ambiente por mais tempo. 

Mas não se preocupe em ter que contratar todos esses profissionais separadamente, pois há empresas especializadas em construção e instalação de saunas. Você só precisa entrar em contato com a empresa e todos os serviços já estarão inclusos.

Como funciona a ventilação da sauna?

Em todos os tipos de sauna a ventilação durante o uso é feita por exaustores que permitem a saída do ar que está sendo expirado. Então não há perigo de sufocamento ou falta de ar.

Manutenção de sauna

A ventilação adequada de uma sauna garante que ela tenha durabilidade durante anos. As saunas com revestimento interno de madeira são recomendadas apenas para os tipos a seco, já que na sauna úmida há maior risco do surgimento de fungos e mofo.

Mas se for o caso, a madeira deverá receber um tratamento especial de verniz e a sauna deverá ficar aberta para secar quando não estiver em uso.

Entretanto, nas saunas úmidas, é comum o revestimento de azulejo ou pastilhas de vidro, assim como é feito em banheiros comuns. São as opções mais fáceis de higienizar.

Além da ventilação, após cada sessão é recomendável a limpeza adequada da sauna. Assim, os bancos e encostos devem ser lavados cuidadosamente com uma escova. Se a sua opção for ter uma sauna tradicional de madeira, uma vez por ano utilize uma lixa para deixar os assentos mais lisos e menos suscetíveis a germes. Geralmente, é aconselhável sentar-se apenas com o uso de uma toalha evitando contato direto com a madeira. 

Além disso, é aconselhável que após cada sessão de sauna, deixe a porta aberta, incline o capacho e limpe o chão com um pano úmido. Detergentes agressivos não beneficiam a purificação de uma sauna.

Se se deseja uma limpeza mais intensa, você deve usar desinfetante à base de peróxido de hidrogênio. E para evitar marcas de cal próximas ao forno você pode fazer uso de recursos simples como ácido cítrico ou vinagre.

Para as saunas feitas de concreto, utilize produtos próprios que não sejam tóxicos e não esqueça de deixar a porta sempre aberta para eliminar o cheiro de produtos químicos.

Sauna preço – quanto custa uma sauna?

Piscinas  por Oceanic Saunas
Oceanic Saunas

Bespoke Sauna & Steam Room for Pool Area

Oceanic Saunas

Um projeto de sauna pode ter um custo elevado, mas o valor exato você só saberá após a empresa responsável analisar o ambiente e fazer um orçamento de acordo com o modelo de sauna desejado, considerando materiais, tamanho e se vai ser úmida ou seca.

Mas aqui há uma estimativa. Transformar um espaço existente em sauna custa menos que do que construir um do zero. A maneira mais econômica seria utilizar um espaço já existente que possua o potencial para o tipo de sauna que se deseja. 

O valor médio fica em torno de R$12.000. Os kits de sauna contam com valores a partir de R$8.000 e podem chegar a um valor muito superior dependendo da escolha de material.

Qual modelo de sauna você gostaria de ter?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!