SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Natal na Itália: Costumes e tradições

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

O Natal é, para muitos, o período preferido do ano. Claro que, com o passar dos anos, nos sentimos cada vez mais “Grinch” e menos crianças, mas isso faz parte. As cidades ficam cheias de luzes quentes que iluminam as ruas do centro e em alguns países existem diversos mercados, onde você pode saborear comidas típicas, vinho quente e comprar itens artesanais para dar de presentes para amigos e familiares .

Nós do homify trabalhamos dentro de um contexto internacional, e para nós brasileiros ainda é difícil de aceitar a ideia de ter que usar jaquetas e casacos em dezembro, simplesmente porque estamos acostumados a passar muito calor durante esse período. Mas contaremos hoje como é celebrado o Natal na Itália, onde as tradições variam de acordo com a região!

8 de dezembro

Salas de estar  por M&S
M&S

Christmas Lifestyle

M&S
M&S
M&S

Ao contrário de muitos outros países europeus, na Itália a temporada de Natal não começa quatro finais de semana antes do dia 25 de Dezembro, mas sim no dia da Imaculada Conceição, que é 08 de dezembro. Os italianos geralmente celebram esse dia (escolas e escritórios estão fechados) e o usam para decorar a árvore, para fazer o presépio e enfeitar as casas, através de luzes, guirlandas e laços vermelhos.

A cidade

Todos os anos, no início de dezembro, a cidade começa a iluminar-se mais do que o habitual. Luzes de todas as formas e tamanhos enfeitam as várias ruas do centro e da periferia das cidades, e em todas as principais praças aparecem grandes árvores de Natal. Os centros das cidades estão cheios de pessoas carregando pacotes de presentes para colocar debaixo da árvore, esperando a noite (ou manhã) de Natal.

Santa Lúcia

Casa  por Wood BC
Wood BC

Sapin COURCHEVEL

Wood BC

O foco da temporada festiva é estar em família: os que vivem no exterior ou em uma cidade diferente da de seus pais, viajam ou recebem os parentes próximos, a fim de compartilhar os almoços e jantares da data. Em algumas partes da Itália, comemora-se o dia de Santa Lúcia, que cai em 13 de dezembro. Na Sicília, em particular em Syracuse, este feriado é muito importante, tanto que muitas pessoas decidem retornar às suas cidades de origem para a ocasião. Na verdade, é um dia especial em que é proibido comer pão e massas, então se celebra com receitas tradicionais à base de arroz (arancini e cuccia). Ao norte e ao sul da Sicília, a Santa Padroeira de Mantua traz presentes às boas crianças durante a noite entre 12 e 13 de Dezembro.

Comidas

Sala de jantar  por gabel

Depois de toda preparação, chega a véspera de Natal, marcada por um jantar a base de peixe e pratos como tortellini, cozidos e outras esplêndidas especialidades regionais de todos os cantos da península. Em algumas partes de Abruzzo, por exemplo, é habitual realizar um jantar com onze pratos diferentes de peixe e legumes e, em seguida, terminar a noite jogando cartas. Em Nápoles, avós e suas famílias cozinham juntos bolos típicos locais, que são fritos dentro de casa com as janelas fechadas!

Seja qual for a região de origem, o Natal é um tempo para se passar com sua família. Na noite de Natal, alguns abrem os presentes à meia noite, outros participam da Missa de Natal, organizado em quase todas as paróquias das cidades.

Epifania

Sala de estar  por Farrow & Ball
Farrow & Ball

Christmas '14

Farrow & Ball

O último dia da temporada de férias é a Epifania, como diz o ditado, que encerra todas as festividades: cai no dia 06 de janeiro e é um dia dedicado principalmente às crianças. Diz a tradição que a Befana, uma mulher muito velha voando em uma vassoura, visita os filhos na noite entre 5 e 6 de janeiro (a noite da Epifania, para ser mais preciso) e enche suas meias penduradas na lareira com doces , brinquedos ou pedaços de carvão, dependendo do comportamento ao longo do ano.

Pouco conhecido fora da península, a Epifania é celebrada de muitas maneiras diferentes, de norte a sul. Em Roma, na noite de 05 de janeiro, na Piazza Navona, todos se preparam para esperar a Befana, comprando doces para as crianças. Em Veneto, em vez disso, à noite, pouco antes da Epifania, a tradição é a de acender uma fogueira, que vai indicar como serão as colheitas do ano, dependendo da direção da fumaça. A Epifania é também vista como a conclusão de todo o período de Natal, e a tradição diz que é o dia em que você tem que desmontar a árvore.

O que mais te chamou a atenção nas tradições italianas?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!