por Dibiesse SpA

​10 móveis e utensílios para planejar sua cozinha em estilo rústico

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

A seleção deste livro inclui ideias de móveis de cozinha para espaços amplos, médios e pequenos, onde os estilos rústico e rurais são a estrela do ambiente. A variedade de modelos corresponde à amplitude criativa dos nossos dias, que revive e redefine o espírito dos avós e do artesanal.

Assim, mostraremos tanto imagens panorâmicas de uma cozinha como detalhes sutis cheios de ideias. Esperamos que estes detalhes sirvam de inspiração para aplicar em suas cozinhas ambientadas de acordo com a estética rústica ou rural. Além disso, vamos explorar as particularidades de cada estilo como suas cores, formas e texturas – tudo o que traz autenticidade a um projeto.

Esperamos que você aproveite este tour de cozinhas cheio de mobiliário e decoração que vai fazer qualquer um suspirar.

1. Simplicidade

Cozinhas rústicas por Equipe Ceramicas
Equipe Ceramicas

Masia Olive, Cream , Decor Jewel Cream 7,5x15

Equipe Ceramicas

Esta cozinha oferece a simplicidade absoluta do mobiliário de uma cozinha rural. Apenas algumas prateleiras no balcão são utilizadas para a louça e para alguns itens de cozinha como a antiga balança.

Abaixo, a bancada de madeira acende o amor pela natureza. As portas pintadas de preto emulam o ferro do campo.

2. ​Ao natural

O carvalho ao natural é uma das madeiras típicas usadas para móveis de cozinha de estilo rústico ou rural. Especialmente se for ao natural, apenas polido e encerado, sem brilho ou texturas externas.

Vemos nesta imagem que nada está faltando para aclimatar a cozinha como um espaço rural – desde a bancada de pedra até os objetos tradicionais do campo. Para torná-la uma cozinha rural só falta a chaleira e o café. Além disso, as lanternas criam uma sensação de conexão entre a terra e as suas histórias.

3. ​Rural ou rústico?

O estilo rústico e rural compartilham um ar campestre cheio de charme. O mobiliário deve responder a esse calor que transmite paz e tranquilidade, essa conexão com a natureza. No entanto, alguns detalhes marcam a diferença entre os dois estilos.

O forno de barro, por exemplo, representa uma cozinha típica rural. O barro pode ser simulado pelo cimento ou concreto polido e pintado com uma cor bem tradicional, como mostarda, amarelo ou vermelho. As cortinas de algodão são uma outra característica deste estilo.

Dê um toque rural à sua casa!

4. Minúcias e delícias

Este é um mobiliário de cozinha ideal para grandes espaços ou para cozinhar com a família ou amigos. Ele também funciona em ambientes sem divisões, onde os adornos e as várias prateleiras podem ser vistos a partir sofá ou sala de jantar.

Sem dúvida é um adorável mobiliário para uma decoração preciosa. De um lado, prateleiras para colocar a louça fina; do outro, um belo armário com portas antigas. O mármore traz a sua cota de sofisticação à cena.

5. Antigos e modernos

No geral, tanto o estilo rústico como o rural estão associados com o velho e com o tradicional. É por isso que designers de móveis e decoradores atuais imitam algumas características típicas que dão a cada objeto e espaço esta marca originária.

A cor petróleo combinada com o bronze traz esta imagem temporal tão encantadora. Especialmente nas cozinhas com pisos de madeira rústica como o da imagem. As panelas de barro e os vasos verdes de cerâmica são alguns dos objetos decorativos que combinam com o mobiliário rústico ou rural.

​6. Gavetas para deixar tudo organizado

Cozinha  por Stunning Spaces Ltd
Stunning Spaces Ltd

Kitchen Projects

Stunning Spaces Ltd

O mobiliário de cozinha rústica deve mostrar um gosto especial pelo caseiro, neste caso, pela comida caseira, cheia de sabor, cheia de aromas, banhada em óleo e impregnada de sabores frescos. Um bom mobiliário com gavetas para guardar tudo o que é muito típico deste estilo.

Se você gosta de cozinhar, não se esqueça de incluir no seu armário, uma gaveta com espaço para garrafas de azeite e vinagre, e para ingredientes especiais. Você vai ver como é agradável esta organização bem artesanal do espaço.

7. Madeira e mármore

Dentro do mobiliário de uma cozinha rural, o mármore ocupa um lugar privilegiado, pois é um elemento robusto e de longa durabilidade. Além disso, a madeira é indispensável para decorar uma cozinha neste estilo.

A gama de cores privilegia o aconchego. Ela que pode ser complementada com tons de verde, que dão excelentes resultados. Para acompanhar este mobiliário use cortinas de lona natural, de preferência coloridas ou estampadas.

​8. Detalhe elegante

As cozinhas rústicas e rurais têm esse gosto pelo artesanal, por este tipo de trabalho que remete a outras épocas. Nesta cozinha, o uso da  madeira, as portas da despensa com acabamentos delicados e a escolha perfeita dos puxadores são alguns detalhes propriamente do estilo rústico.

Assim, um mobiliário rústico ou uma cozinha rural também pode ser elegante e sofisticada. O vidro é outra constante nesta mobília.

​9. Tudo à mostra

Esta é a aposta perfeita para móveis rústicos ou rurais: um mobiliário de cozinha sem portas. O efeito é imperativo e faz da decoração um verdadeiro desafio. Cada item à vista deve responder à beleza e a harmonia do conjunto.

Recursos antigos

Que detalhe interessante! Uma bancada que se levanta deixando a tábua de cortar bem na sua mão. Nesta cena, temos os elementos mínimos que um conjunto de móveis de cozinha em estilo rústico ou rural precisa: a madeira fosca com uma pátina sutil que simula o desgaste, o mármore, a madeira e objetos de decoração que denotam simplicidade.

Você gostaria de ter uma cozinha decorada com um dos dois estilos? Conte pra gente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!