10 ideias de paisagismo para qualquer espaço!

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

Um estudo feito pela Universidade de Melbourne, na Austrália, mostrou que olhar a natureza durante 40 segundos além de relaxar, melhora a concentração. Por isso, um jardim pode deixar sua casa tanto mais bonita como também trazer harmonia para o ambiente. O contato com as plantas restaura energia do lugar e diversifica a decoração. Já imaginou poder ter um jardim como fonte para revigorar suas energias?

O paisagismo ganha unidade, a partir de características visuais em comum. Por exemplo: plantas com textura, cor e forma semelhantes podem criar unidade tanto no seu jardim, como com a vizinhança. Repetir de padrões, cores e texturas em locais diferentes auxiliam a criar uma unidade no seu jardim. Porém, antes de tudo, é necessário pensar na composição do seu jardim e o espaço que você quer determinar para ele. Jardins podem ser convencionais, decorativos, como também jardins de inverno (em espaços fechados) ou como paredes verdes, o que irá determinar tal denominação é o lugar dentro da casa a ser ocupado.

Espaço florido

CASA VILLA LOBOS.SÃO PAULO.BRASIL: Jardins clássicos por Línea Paisagismo.Claudia Muñoz
Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

CASA VILLA LOBOS.SÃO PAULO.BRASIL

Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

O espaço externo pode servir como um lindo ambiente para café da manhã, brunch e chá da tarde. Em grandes cidades, muitas casas e apartamentos não possuem espaço ou terra para se construir um grande jardim, por isso o segredo é criar um ambiente com plantas diversificadas, flores e até mesmo um pequeno jardim de ervas em vasos que além de delicados são funcionais.

Parede Verde

Não tem muito espaço para fazer um grande jardim? Uma ideia original é aproveitar-se das paredes externas da sua residência e construir uma parede verde. Foi o que a paisagista Marisa Lima pensou como solução para a casa em Niterói. Um grande jardim vertical com 11 m de extensão, foi utilizado como solução paisagística para esconder o grande paredão branco vizinho que incomodava o olhar dos moradores.

Jardim Tropical

Para essa casa na beira da praia foram utilizadas plantas resistentes ao sol, vento e maresia. Se o espaço não comporta plantas de grande porte e árvores, é possível optar por arbustos com folhagens coloridas, plantas estruturais, flores em profusão ou somente verdes. Para áreas litorâneas, onde por vezes os ventos limitam o cultivo das plantas, os arbustos podem servir de quebra-ventos, diminuindo e filtrando sua passagem, permitindo que areje o local sem danificar folhagens mais sensíveis.

Caminho tropical

O estudo paisagístico pode ser feito a longa distância, como foi no caso, o que aconteceu nesta residência. A questão prioritária é alinhar o gosto do cliente com as opções pensadas pelo paisagista. Nesta casa, a rica vegetação tropical, foi uma opção interessante, pois trazia espécies locais e ao mesmo tempo era delimitada pelo gramado e permeada por caminhos de pedriscos.

Caminho verde

Residência SA - Ilhabela, SP: Jardins tropicais por Gil Fialho Paisagismo
Gil Fialho Paisagismo

Residência SA – Ilhabela, SP

Gil Fialho Paisagismo

Gil Fialho produz com originalidade jardins que reproduzem aspectos naturais do entorno. Ao se preocupar em manter o espaço natural e as espécies locais, o jardim ganha uma função tanto decorativa quanto ecológica. Neste aspecto, se valoriza os materiais e técnicas da região específica, por exemplo, em ambientes tropicais: seixos, espelhos d’água, bambus, bananeiras ornamentais, palmeiras, arbustos, frutíferas compõem maciços densos que resgatam as características da paisagem tropical. 

Jardins japoneses

Segundo o Fen Shui para se estabelecer harmonia num jardim é importante dispor os elementos que não estejam no centro do jardim, para que a energia possa circular livremente. Em jardins de estilo japonês, é possível perceber um ambiente de calma permeado pelo som da água e objetos de madeira. Nesta imagem, pode-se notar um tablado de madeira que serve como espaço de meditação, em que por baixa passa um pequeno córrego de água, deixando o conjunto da vegetação em total harmonia com a arquitetura.

Teto verde

PAISAGISMO JM SERRA: Jardins campestres por Landscape Paisagismo
Landscape Paisagismo

PAISAGISMO JM SERRA

Landscape Paisagismo

Landscape Paisagismo quis nesta reforma, trabalhar as diferentes texturas, para equilibrar com a escala da paisagem desta casa na serra. Com o desejo de gerar harmonia com a paisagem, foi construído um telhado verde, uma técnica de arquitetura sustentável que vêm sendo admirada cada vez mais, que consiste na aplicação e uso de solo ou substrato e vegetação sobre uma camada impermeável. Suas principais vantagens são facilitar a drenagem, fornecer isolamento acústico e térmico, e por fim, produzir um diferencial estético e ambiental na construção.

Paisagismo minimalista

A ideia convencional de jardim utiliza-se basicamente do uso de vegetação em grande quantidade, no entanto, também existem jardins mais minimalistas e que promovem o uso de outros elementos, como madeira, plantas exóticas e por fim, as pedras. O jardim aqui, é composto por gramíneas e pequenas ervas aromáticas, originárias de regiões secas e com escalas tonais diferentes, na ideia de romper com um padrão e permitir uma leveza no ambiente.

Rústico

Morar Mais por Menos 2015: Jardim  por Fadel Arquitetura
Fadel Arquitetura

Morar Mais por Menos 2015

Fadel Arquitetura

ambiente rústico detalhado, possui diversos mobiliários em madeira que formam um conjunto campestre com as plantas. Um gramado recoberto por rodas de madeira, o jardim vertical feito com painel de paletes e vasos de conchas são alguns dos detalhes que fazem do jardim um espaço aconchegante.

Camuflagem

A camuflagem verde reveste a arquitetura utilizando-se de uma grande diversidade de espécies e variedades de plantas, trepadeiras podem revestir muros, enquanto palmeiras Ptycosperma elegans ao serem colocadas próximas a lugares como piscinas, dão verticalidade ao jardim sem diminuir a insolação. Para esta casa no Rio de Janeiro, uma paleta de espécies tropicais foi utilizada com o objetivo de valorizar diferentes tons de verde, integrando o jardim com a flora original do entorno.

 Já imaginou como ter um jardim ideal planejado para sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!