Apartamento Trama, Arquiteta Clarice Semerene: Escritórios  por Joana França

10 dicas para integrar espaços em casas pequenas

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Lugares pequenos têm que otimizar ao máximo o espaço para que seu uso seja eficiente e suas dimensões bem aproveitadas. Uma forma de se fazer isso é conferir uma dupla ou tripla função a um só ambiente.

Assim, é muito comum salas de estar integradas a salas de estar, cozinhas integradas a copas, salas de jantar ou de estar, quartos e salas de estar integradas a home offices. Até varandas de apartamento pode criar espaço para uma pequena sala de estar ou jantar. Tudo para que haja mais conforto na casa.

Apresentamos 10 possibilidades de espaços com dupla função neste artigo da homify. Conheça-as e aplique as ideias a sua casa ou apartamento de pequenas dimensões. Vai valer a pena! 

1 – Integrar cozinha e sala de jantar

Outra dobradinha que faz muito sucesso no campo dos espaços com dupla função é aquela que integra a cozinha com a sala de jantar. Ela pode se apresentar como uma bancada junto à cozinha, ou, como na imagem acima, como uma área contígua para a mesa de jantar e respectivas cadeiras. Nesta imagem, aliás, o mesmo espaço abriga a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar, que estão totalmente integradas.

2 – Unir sala de estar e home office

A sala de estar pode ser um espaço excelente para o home office, desde que seja para atividades que não exijam muita concentração. Uma solução muito simples é, como na imagem acima, acoplar uma mesa tipo bancada com dois lugares na parte de trás do sofá e aí utilizar o notebook para responder mensagens, fazer pesquisa na internet e escrever textos rápidos. Tudo de olho na TV ou participando do bate-papo da família. 

3 – Misturar cozinha e copa

Esta solução é mais do que clássica: a integração da cozinha com a área de refeições dentro do mesmo espaço. Só que, no caso, a cozinha é a função principal e a copa a função secundária, embutida no primeiro ambiente. A copa é mais utilizada para as refeições matinais, mas na verdade serve para qualquer refeição. Especialmente se a casa não conta com sala de jantar, o que, porém, é bastante raro. 

4 – Abrir a sala de estar para a sala de jantar

Um clássico da dupla função de um espaço é a integração entre sala de estar e de jantar. O resultado é muito prático e eficiente e, com a ajuda da decoração, ambos os ambientes podem ganhar harmonia entre si, mesmo que apresentem materiais e estilos diferentes. Na casa acima, a madeira reina por toda parte, mas a sala de estar conta com sofá nesse material e mesinhas de centro em metal, enquanto a sala de estar tem cadeiras em estrutura de madeira e um pequeno jardim vertical para dar um toque verde no espaço.

5 – Combinar o quarto de hóspede com home office

Apartamento Trama, Arquiteta Clarice Semerene: Escritórios  por Joana França
Joana França

Apartamento Trama, Arquiteta Clarice Semerene

Joana França

O home office também pode ser instalado em um quarto de hóspedes ou vice-versa. Em uma casa pequena, nem sempre há espaço para as duas coisas. Então por que não juntá-las, já que não vai se ter hóspedes o tempo todo mesmo? Mas o bom é que, quando houver um hóspede, ele terá onde ficar – e, ainda por cima, com acesso a um computador. Faz todo o sentido, não faz?

6 – Quarto infantil funciona como área de estudos

O quarto infantil ou juvenil costuma ser um espaço em que a área de descanso convive com uma área de estudos, já que dá às crianças ou jovens a privacidade necessária para a realização de trabalhos e pesquisas. Na imagem acima, o beliche divide espaço com a bancada de estudos bonita e confortável, facilitando a concentração nas atividades escolares.

7 – Home office e biblioteca ocupam o mesmo expanso

Home office é algo que se acomoda em diferentes espaços. Na imagem acima, o home office – ou escritório – tem um espaço particular, mas divide-o com a biblioteca da casa, o que é ótimo, já que isso significa ter livros e material de consulta sempre à mão. E, neste caso, uma terceira função marca o espaço: o sofá e a TV permitem ainda desfrutar de uma sala multimídia, para assistir a filmes, séries e programas ou, ainda, ouvir música. É o verdadeiro 3 em 1 concentrado em uma única sala.

8 – Cozinha e lavanderia ocupam o mesmo espaço

Apartamento Lago Norte: Cozinhas modernas por Carpaneda & Nasr
Carpaneda & Nasr

Apartamento Lago Norte

Carpaneda & Nasr

Espaços pequenos podem não contar com áreas distintas para cozinha e lavanderia, especialmente em apartamentos. Um mobiliário planejado, no entanto, pode resolver o problema, criando um espaço para a lavanderia dentro da própria cozinha. O resultado é prático e permite  a realização das diferentes atividades em setores distintos do espaço.

9 – Varanda aberta para a sala de estar

Em caso de pequenos apartamentos, pode haver varandas de dimensões reduzidas que, se não forem planejadas, ficam praticamente sem uso, relegadas a pequenos momentos de contemplação da vista. Um jeito de torná-las um local de convívio é instalar uma pequena sala de estar, que tanto pode servir de área de descanso para o morador, quanto de local de confraternização para os amigos e familiares. 

10 – Uma varanda na sala de jantar

Outra solução para varandas solitárias e sem uso é a instalação de uma mesa e cadeiras para refeições informais, jogos ou bate-papos entre amigos e familiares. Na imagem acima, a varanda, além de contar com uma área de refeições, dispõe também de um jardim vertical, que cumpre a função de um jardim normal em uma morada sem áreas externas. 

Qual a dobradinha de espaços que você considera mais prática?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!