Casa ReFit: Cozinhas rústicas por Ferraro Habitat

27 dicas para aproveitar sua cozinha pequena ao máximo!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Um dos espaços mais amados do lar é a cozinha. Ali, as mais diversas experiências são vivenciadas. Desde a receita simples que nunca dão certo, às reuniões com amigos que se divertem com os mais variados ingredientes. Boas histórias que, nem sempre, são contadas em grandes cenários. E é para dar algumas dicas especiais aos cenários não muito espaçosos das cozinhas pequenas que falaremos hoje.

Abaixo, reunimos um conjunto com 26 dicas dos mais diversos tipos que poderão incrementar ou ajustar os espaços de sua cozinha. São dicas baseadas em soluções encontradas por nossos talentosos profissionais espalhados pelo mundo. Se você ama sua cozinha e gostaria de melhorar a organização dela, certamente, irá amar algumas das opções listadas. 

Por isto, junte-se a nós, confira todos os detalhes e faça de alguns destes truques, um motivo para reforçar o aroma do espaço. Inspire-se!

1.Aproveite bem as paredes

Nada oferece mais espaço no lar do que as paredes. Aproveite estes espaços para incrementar boas opções para a organização, como prateleiras ou ganchos para pendurar utensílios. Isto, certamente, facilitará o seu dia a dia na cozinha.

2. Ter uma pequena ilha

Uma cozinha bem planejada pode superar suas expectativas. Com esta opção, inclusive, é possível optar pela presença de uma estreita ilha no ambiente, como podemos notar na imagem. Além de ser um espaço adicional para facilitar o dia a dia, a ilha servirá também como uma prática mesa para refeições.

3. Detalhes que valorizam a harmonia

Iluminação natural, cores brancas, plantas, ambiente arejado e desenhos bem distribuídos no pequeno espaço: a harmonia é um segredo que deve ser sempre valorizado. O resultado, certamente, será uma cozinha ainda mais agradável.

4. Balcão em U

Acompanhando toda a parede do ambiente que tem na profundidade a sua distribuição, o balcão em formato de U torna-se uma opção mais do que perfeita para que a organização do dia a dia favoreça suas atividades.

5. Espaços de armazenamento

Quantos mais o ambiente parecer organizado, melhor. Para isto, guarde os utensílios nos mais diversos espaços de armazenamentos possíveis. Uma ótima dica é contar com projetos de marcenaria para a otimização do ambiente.

6. Valorizar a iluminação natural

Luz natural sempre faz toda a diferença. Com ela, a cozinha fica melhor arejada, iluminada e confortável. Sempre que possível aposte em grandes portas e janelas de vidro transparente para ocupar as paredes.

7. Planejar com estilo minimalista

Cozinhas escandinavas por Baltic Design Shop
Baltic Design Shop

Minimalistische Eck-Küche

Baltic Design Shop

O estilo minimalista tem como resultado um melhor proveito dos pequenos espaços com detalhes modernos e práticos. Para uma cozinha pequena bem planejada, esta opção poderá ser perfeita.

8. Espaços embutidos

Cozinhas pequenas  por MILL-HOUSE

Para ambientes multifuncionais, o truque de espaços embutidos pode ser excelente. Neste projeto, por exemplo, prateleiras, armários, balcão, pia e eletrodomésticos ficam perfeitamente discretos com o uso das portas duplas.

9. Decorar o backsplash

backsplash é o espaço da parede que fica entre o balcão e o armário suspenso. Embora discreto, este pequeno espaço pode fazer toda a diferença na cozinha. Pastilhas, cerâmicas, tintas e até mesmo adesivos são algumas das boas opções para decorar.

10. Decorar com estilo rústico

O estilo rústico transmite charme e acolhimento. Para esta decoração, pedras e madeiras maciças são a indicação perfeita. O resultado é um ambiente que soma simplicidade e sofisticação. 

11. Decorar com criatividade

Cozinhas industriais por Hirukistudio
Hirukistudio

BILBOHOMES

Hirukistudio

Para empregar a criatividade na decoração dos espaços, opte por contrastes alegres, como o amarelo e o azul ou, ainda, por peças que ofereçam desenhos criativos no espaço, como bem podemos notar neste lindíssimo projeto.

12. Somar elegância e modernidade

Nesta incrível cozinha, a soma entre o verde claro, o branco e a madeira, ficaram maravilhosos. Ao fundo, podemos notar o incrível planejamento do armário com eletrodomésticos embutidos. Elegante e moderno.

13. Valorizar os conjuntos

Conjuntos feitos de um mesmo material são ótimos para oferecer unidade e identidade agradável à cozinha. Neste exemplo, vemos como o balcão em madeira, o armário vertical e a mesa centralizada deixaram o ambiente impecável.

14. Apostar em dicas DIY

Casa ReFit: Cozinhas rústicas por Ferraro Habitat

Criatividade é sempre bem-vinda. Com dicas DIY – Faça Você Mesmo -, é possível encontrar soluções inteligentes e econômicas para personalizar a decoração. Que tal ter luminárias feitas com garrafas, como podemos observar na imagem? O efeito é incrível!

15. Decorar com estilo retrô

_IN Panamby: Cozinhas modernas por ARQ_IN
ARQ_IN

_IN Panamby

ARQ_IN

As geladeiras com estilo retrô estão em alta! Opte por estes modelos e tenha uma cozinha criativa, charmosa e incrível! O complemento com cores vibrantes deixou o ambiente ainda mais alegre.

16. Apostar nos detalhes vintage

Peças vintage são móveis e outros complementos inspirados no passado. Um ótimo exemplo, é esta linda cozinha com armários e o balcão com design vintage. Lindo!

17. Um toque de luxo

Cozinhas modernas por homify

Mesmo pequena, uma cozinha pode abrigar detalhes requintados para a composição do espaço. É isto o que podemos notar neste lindo projeto que conta com um recipiente para armazenar garrafas de vinho, balcões em granito preto e piso de mármore. Um destaque ainda mais especial fica por conta da excelente distribuição da iluminação no espaço.

18. Amar a praticidade

Cozinha  por Idea Interior
Idea Interior

Cocina SEP-2015

Idea Interior

Praticidade é fundamental. Prateleiras, ganchos, barras e outros elementos facilitam a organização do espaço e o seu dia a dia. O segredo, contudo, é o equilíbrio na distribuição de elementos.

19. Somar cores agradáveis

Cozinha  por Idea Interior
Idea Interior

Cocina SEP-2015

Idea Interior

Para ousar um pouco mais, que tal deixar o ambiente com a predominância de uma determinada cor? Neste projeto, por exemplo, as pastilhas na cor azul clara deixaram a cozinha ainda mais agradável. A dica fica no ótimo contraste proporcionado com a presença dos armários brancos que equilibram muito bem o espaço.

20. Decoração simplista

Cozinhas campestres por Cottage Style / コテージスタイル
Cottage Style / コテージスタイル

オリジナルキッチンと薪ストーブを中心にした使いやすいキッチン

Cottage Style / コテージスタイル

Armários vintage, parede de madeira e um pequeno fogão a lenha: a sensação é estarmos em um cenário campestre bem aquecido. Este é mais um exemplo de como a decoração pode transformar completamente um ambiente com um cenário simples e muito acolhedor.

21. Utilizando contrastes

Para proporcionar uma forte personalidade na cozinha, a soma entre contrastes pode funcionar perfeitamente. Um lindo e moderno exemplo é este projeto com detalhes em amarelo e preto. O ar sóbrio e misterioso que envolve o ambiente é simplesmente fantástico.

22. Mescla entre rústica e moderna

Somar diferentes tipos de decoração pode render resultados maravilhosos. Neste projeto, o ambiente de detalhes rústicos com elementos de madeira maciça ganho um contraste mais do que especial com os eletrodomésticos modernos perfeitamente organizados e iluminados.

23. Com detalhes industriais

Cozinhas industriais por Propia
Propia

Brilliant Bethnal Green

Propia

Outro exemplo fantástico de estilos somados é este lindo projeto que conta com o armário de portas de ferro, o toque industrial da parede feita de tijolos e a modernidade do exaustor sobre o fogão.

24. Com paredes de lousa

Cozinhas escandinavas por Анна Теклюк
Анна Теклюк

Кухня в скандинавском стиле

Анна Теклюк

Quer trazer um toque adicional de criatividade na cozinha? Opte por uma parede pintada com tinta lousa. Ali, você poderá incrementar o ambiente com mensagens, desenhos, receitas e outras possibilidades que farão parte do ambiente.

25. Com iluminação criativa

Detalhes com iluminação são incríveis e criam efeitos excelentes. Neste projeto, podemos notar o quanto a presença das lâmpadas LED deixou o revestimento ainda mais bonito. Sobre o fogão, a luminária delicada proporcionou um toque mais especial ao ambiente.

26. Luminárias modernas

Por falar em luminárias, a utilização de peças modernas sobre a mesa de jantar fará toda a diferença no ambiente. Para isto, a dica é a opção por luminárias com design moderno e com cores que contrastem no espaço.

27. Em estilo clássico

Por fim, chegamos a esta belíssima decoração com detalhes clássicos, como a cortina, os armários, o piso e as luminárias. A delicadeza da cor azul em tom pastel fez toda a diferença na cozinha. Um ambiente calmo que, sem dúvidas, é totalmente inspirador.

Gostou das dicas? E as cozinhas, qual achou a mais linda?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!