Quartos  por GRUPO VOLTA

13 paredes criativas que você vai querer ter em casa

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

As paredes da casa são um chamado permanente à imaginação. Existem muitas maneiras de decorá-las de forma criativa, conferindo ao ambiente muito mais personalidade. O importante é explorar possibilidades, materiais, objetos, revestimentos e o que mais vier à mente.

Isso vale para quartos, salas de estar, salas de jantar, cozinhas, lavanderias, banheiros, halls de entrada e varandas. Onde houver uma parede, sempre haverá uma oportunidade de transformação inusitada e que torna o ambiente realmente especial.

Conheça 13 paredes criativas que você pode e vai querer ter em casa!

Textura e luz

Uma boa ideia é iluminar as paredes de modo a enfatizar as linhas de superfícies com texturas as mais diversas. Nesta sala de estar, a parede tem textura com aparência de trançado, a qual é realçada pelos spots que a iluminam regularmente. Uma solução de grande simplicidade, mas bonita e elegante na medida certa.

Revestimento em madeira

Quartos  por GRUPO VOLTA
GRUPO VOLTA

Recamara principal

GRUPO VOLTA

Neste quarto, a estrela é a parede revestida em madeira, que se harmoniza totalmente com o piso e o mobiliário no mesmo material, criando um ambiente sóbrio, uniforme e aconchegante. A faixa clara que a divide quebra a monotonia e delimita uma área correspondente à cabeceira.

Painel com imagem da natureza

Já neste quarto de dormir, marcado pelo uso de tons variados de azul, a parede atrás da cama ganha leveza e profundidade, além de beleza, por conta do painel com uma imagem da natureza, no caso uma a confluência entre areia e céu. É como uma janela para fora, para algum lugar do mundo onde a vida é pura, natural e espontânea.

Quadros e cores

 Casa Marjory Basano para Casa de Valentina: Quartos  por Julia Ribeiro Fotografia
Julia Ribeiro Fotografia

Casa Marjory Basano para Casa de Valentina

Julia Ribeiro Fotografia

Outro quarto pode mostrar originalidade com as paredes pintadas em cores fortes – no caso aqui, um tom de roxo – e decoradas com uma infinidade de quadrinhos com pinturas consagradas de grandes artistas de todos os tempos. A composição é fundamental para dar unidade às diferentes obras e criar um efeito de galeria, muito elegante e instigante.

Neon

MM apartment: Salas de estar industriais por Studio ro+ca
Studio ro+ca

MM apartment

Studio ro+ca

Há quem prefira brincar com a luz e o neon colorido é uma ótima ideia para paredes de apartamentos em estilo moderno. O efeito é totalmente urbano e, ao mesmo tempo, um tanto feérico, criando um ambiente provocativo e sedutor. Luzes comuns ou LED também podem ser usadas nas paredes em composições figurativas ou abstratas que chamam a atenção e preenchem o espaço. 

Equipamentos musicais

Salas de estar ecléticas por Whitaker Studio
Whitaker Studio

London Apartment by Sybarite Architects

Whitaker Studio

Pessoas mais informais e que adorem música podem gostar de usar uma parede da sala para expor diferentes instrumentos musicais, especialmente se costumam tocá-los. O resultado é um ambiente simpaticíssimo, original e muito prático, já que permite, ao mesmo tempo em que decora, resolver o problema de onde guardar os instrumentos.

Adesivos

Efeitos maravilhosos podem ser obtidos com a aplicação de adesivos de parede. Na imagem acima, os adesivos representam flores em preto e branco e tomam quase toda a parede, servindo como um lindo e romântico pano de fundo para o sofá claro. As opções de desenho são muito variadas tanto em formas quanto em cores, portanto opções não faltam. O interessante do adesivo é que ele permite uma transformação rápida e pouco trabalhosa daquela parede sem vida que se tem em casa.

Trompe l'oeil

Trompe l'oeil é a expressão francesa para uma conhecida técnica de pintura que cria efeitos óticos curiosos ou surpreendentes. Nesta sala de estar, a pintura na parede dá a impressão que o elefante está vindo em nossa direção. Pessoas divertidas e bem humoradas certamente gostam dessa alternativa, mas também é possível usar a técnica com desenhos geométricos que provocam um deslocamento contínuo do olhar, bem ao gosto dos mais modernos.

Placas de serviços e produtos

Outra possibilidade bem divertida de se decorar as paredes é esta que aparece na imagem acima. A sala de jantar conta com uma parede coberta com placas de produtos e serviços ou, ainda, de trânsito e informativas. A composição geralmente joga com as cores e as formas, que podem ser as mais variadas. Novamente, o resultado é informal, despretensioso e divertido, mas bastante original. 

Papel de parede com letras e números

Nesta sala de jantar moderna, com mesa em vidro e cadeiras em acrílico, as paredes revestidas por um papel com fundo preto e letras e números em branco dão um ar clean, moderno e inusitado. O mesmo papel de parede ficaria perfeito em um escritório ou corredor. Papel de parede é um modo muito versátil de transformar as paredes e, dependendo dos padrões e cores, pode decorá-las de forma muito criativa.

Grafite

O grafite também pode ser muito criativo e tornar originais as paredes de vários ambientes. Nesta sala de estar integrada à sala de jantar, a parede atrás do sofá apresenta um grande grafite abstrato, em preto, branco e azul, que avança pelo teto. A técnica cria um efeito de movimento na parede que atrai permanentemente o olhar. O grafite na parede se destaca no espaço e complementa a decoração clara com ousadia e delicadeza. 

Lousa

BEACH HOUSE - TRAMANDAÍ/RS: Salas de jantar tropicais por Arquitetando ideias
Arquitetando ideias

BEACH HOUSE – TRAMANDAÍ/RS

Arquitetando ideias

Uma febre na decoração atual, a parede com tinta de lousa deixa a cozinha e outros espaços mais descontraídos. Na imagem acima, o formato da lousa é como o de um rótulo de bebida e apresenta uma faixa amarela em que se convida as pessoas a fazerem uso da parede para escrever e desenhar. É também um recurso de fácil aplicação, sem falar que pode ser bastante útil na comunicação entre as pessoas da casa. 

Desenho retrô

Nesta lavanderia moderna e colorida, a parede ao fundo chama a atenção por exibir um desenho com ar retrô, relacionado às atividades do ambiente. É como se reproduzisse uma antiga embalagem de produto de limpeza, brincando com o passado e o presente. Ideias semelhantes podem ocorrer na decoração de paredes da casa, transitando pelas estéticas de diferentes épocas. 

Qual é a parede que você gostaria de ter em casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!