SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

O que é preciso para ter uma oficina em casa?

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
Google+
Loading admin actions …

Solda, broca, martelo,  e cinzel – trabalhar em um estúdio pode ser uma tarefa relaxante que ocupa a mente e realça a produtividade. Se você tem interesse em trabalho manual e tem a intenção de utilizar um espaço livre de casa, hoje a homify mostra para você, um guia passo à passo que irá ensiná-lo como criar uma oficina perfeita em sua casa! Muitos homens e, certamente, também algumas mulheres sonham com um tal sala de hobby, em que se pode calmamente fazer todos os tipos de projeto DIY - Faça Você Mesmo. 

Se você pretende consertar algo que quebrou, pintar quadros, construir uma casa de passarinhos, ou até trabalho manual com cerâmica nada melhor do que obter um próprio para isso, evitando bagunça e que ferramentas potencialmente perigosas caia nas mãos de crianças! 

Aprenda  hoje a como configurar o seu pequeno estúdio e inspire-se com o nosso guia a maximizar o potencial do seu ambiente, tornando a sua rotina de trabalho em casa, mais inteligente, prática e eficaz. Leia nosso artigo! 

Localização do estúdio

Seja no porão, no ático ou no exterior da garagem, o seu espaço de trabalho pode ser pequeno mas têm de ser funcional. A base de tudo é encontrar um ambiente privado que você possa trabalhar com liberdade, sem dividir o espaço de armazenamento de objetos com mais ninguém. 

Encontre um espaço que tenha este potencial e a seguir se dedique a fazer o máximo do mesmo. Um bom início seria se certificar que a iluminação artificial ou natural seja de qualidade. Quanto mais luz melhor será para as suas condições de trabalho. Aconselhamos uma boa ventilação para aqueles que querem usar químicas fortes como tintas ou removedores.

Considere colocar armários que economizem espaço, com foco em funcionalidade na hora do seu trabalho. O ideal é não deixar que a sua pequena área de trabalho seja bagunçada e sem vida. Não deixe de lado a personalidade e o caráter do espaço! 

Planejamento elétrico

Cozinha  por WEINKATH GmbH
WEINKATH GmbH

Versenkbare Steckdosenleiste im Mittelblock

WEINKATH GmbH

Para criar o perfeito espaço de trabalho inteligente, a chave do sucesso está no planejamento. Calcule quantas tomadas será preciso e certifique-se que estas sejam colocadas próximas a sua mesa de trabalho e próximo aos equipamentos. Tudo o que você não precisa é uma bagunça com fios espalhados por todos os cantos! 

Se você utiliza diversos aparelhos eletrônicos, armazene-os de forma inteligente o que ajudará na optimização do seu tempo de trabalho.Preste atenção na fiação que irá colocar e certifique-se de ter uma tomada livre para equipamentos como broca, furadeira, ferro de solda e chave de fenda elétrica. Lembre-se também de colocar um suporte que organiza as as ferramentas e os cabos para evitar nós. 

Soluções inteligentes como compartimentos que escondem tomadas também podem ser uma solução viável para melhorar a eficiência do espaço.

Armazenamento

Tudo à mão de forma fácil e rápida! O armazenamento é uma das partes mais importantes para que o seu espaço de trabalho tenha um aspecto positivo, harmônico e funcional. Prateleiras ocupam menos espaços. Nichos embutidos também são boas opções! 

Estantes com divisórias deixam tudo à mostra de forma fácil, assim é possível ter tudo organizado de uma forma que facilite o dia dia de trabalho. Se você prefere algo ainda mais prático e que ocupe o mínimo de espaço possível que tal paredes magnéticas que permitem que você automaticamente coloque todos os objetos metálicos próximos e sem precisar abrir e fechar gavetas?!

Agora se você acha que implementar uma parede magnética daria muito trabalho, a melhor opção é optar por ganchos! Os grandes ganchos de metal facilitam a organização e são simples e encontrar e instalar! 

Mesa de trabalho

Em uma oficina, ou estúdio artesanal a bancada de trabalho, é obviamente o móvel mais importante do espaço! Seja lá qual for o seu tipo de trabalho, com toda certeza precisará de uma mesa ou bancada assim. 

Uma mesa de madeira simples pode ser tudo o que você precisava para apoiar os seus projetos e para ter uma boa superfície e trabalho. Se você faz projetos de carpintaria, uma morsa de bancada ou uma bigorna pode ser peças fundamentais no seu cotidiano, por isso invista em um mesa de madeira maciça que aguenta o peso de equipamentos deste estilo. 

O tipo de madeira escolhido deve ter uma espessura superior a 4 cm para resistir as tensões de trabalho e calor. Bancadas com rodinhas devem ser evitadas pois podem se movimentar em momentos cruciais. Mesas com gavetas podem ser uma boa ideia para aqueles que querem ter tudo à mão em um piscar de olhos. 

Aconselhamos que a bancada seja localizada próxima à uma janela ou que tenha um pendente de luz branca com foco ao centro da mesa para que haja maior luminosidade ao trabalhar em projetos que requer atenção a detalhes. 

Uma dica preciosa é colocar todos os seus acessórios e ferramentas de uso diário próximos a mesa. 

Ferramentas

Garagem e edícula  por Regalraum GmbH
Regalraum GmbH

Heimwerkstatt – Werkzeugwand PRIMESLOT

Regalraum GmbH

Afinal, o que pertence, então, aos armários, prateleiras e gavetas?! Naturalmente, a resposta para essa pergunta vai depender muito da sua maneira predileta de organizar a sua oficina. Alguém que trabalha muito em um espaço como este durante muitas horas, deve optar uma atmosfera mais suave possível. Peças organizadas por tipo é a melhor solução! 

Comece organizando por tipo e por tamanho. Por exemplo: 

Pincéis devem estar juntos e armazenados por tipo, assim como as chaves de fendas, os martelos e as lixas. 

Parafusos, porcas e pregos são pequenos e quando espalhados podem causar uma grande dor de cabeça, portanto mantenha-os de forma organizada em pequenos potes ou tapwares. 

Materiais como cola, Superbonder, álcool e fitas adesivas devem ser armazenados com cuidado para não se perderem e acabarem espalhados por todos os lados. Na prateleira que vemos acima, a seleção de objetos e ferramentas aparecem organizados assim como descrevemos! 

Se você também guardar pecas grandes, organize um lugar para elas também. Por exemplo: Pedaços de madeira ou cerâmica devem ser organizados por tamanhos e consequentemente por tipo. Esta é a melhor forma de manter o ambiente organizado e com um bom aspecto visual. 

Se você precisa dividir o ambiente para criar dois espaços em um. Tente não misturar os espalhar objetos com diferentes funções. Assim, ficará mais fácil começar um dia de trabalho! 

Segurança na bancada de trabalho

Trabalhar em um espaço cheio de objetos pontiagudos deve ser algo feito com muita atenção! Afinal, a segurança em primeiro lugar! Portanto, não negligencie o espaço e certifique-se de que todos os objetos e materiais estão devidamente em seu lugar de origem.  Utilizar roupa de segurança e sapatos emborrachados também luvas grossas próprias para lidar com certos tipos de ferramenta. 

Óculos de segurança também deve estar sempre à mão para serem utilizados quando preciso. Proteja-se e mantenha todos os seus equipamentos de segurança em um só lugar. Também não esqueça de ter um kit de primeiros socorros em uma gaveta, para no caso de pequenos acidentes. E claro, a sua oficina ou estúdio de trabalho deve ter uma porta segura evita entrada livre de crianças sem supervisão! Agora sim, você está preparado para ter a tão sonhada oficia estúdio e trabalhar sem sair de casa

O que você achou deste artigo?! Escreva a sua opinião! 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!