Jardins de inverno modernos por Autorskie Studio Projektu QUBATURA

Pedra no jardim: 13 ideias fáceis para fazer em casa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter um jardim em casa, é desfrutar de um espaço que está sempre pronto para fazer você descansar. Às margens de um jardim fica mais fácil esquecer os problemas do dia a dia. Ali, a mente flui e divaga sem pressa ao respirar um ar mais limpo e fresco. Desta maneira, mais do que um adorno, o jardim trabalha como revitalizador para os moradores. 

Existem muitas formas de deixar um jardim ainda mais especial. Entre as possibilidades decorativas, como fontes de água, tipos de plantas e variedade de vasos, estão as pedras que complementam o espaço. Embora muitas vezes não observadas atentamente, as pedras têm uma função muito importante que é manter o espaço sempre limpo, escoar a água para evitar poças e dar um contraste mais vivo às plantas. 

Para notar com ainda mais clareza a importância deste elemento para a complementação do espaço, trouxemos hoje um conjunto de 13 projetos de jardins diferentes onde as pedras fizeram toda a diferença. São projetos de jardins tanto para o interior, quanto para o exterior do lar. Em cada um destes projetos, as pedras decorativas tiveram o papel fundamental de embelezar o recanto das plantas.

Confira estes belíssimos projetos, as boas ideias de utilização das pedras na decoração das plantas e veja algumas boas dicas para tornar o seu jardim ainda mais especial. Aproveite e inspire-se!

1. Em um jardim interno

Neste belo jardim de inverno com plantas tropicais protegidas por grandes paredes de vidro, o piso foi todo coberto por pedras brancas arredondadas, criando um contraste lindo e elegante com o piso com textura de madeira.

2. Em um espaço relaxante

Jardins modernos por Terra
Terra

Jardin Principal

Terra

Para valorizar a decoração deste espaço zen, foram utilizados elementos associados à meditação, como figuras do budismo e bambus. Marcando a personalidade natural do ambiente, diferentes tipos de pedras foram utilizadas, como os pedriscos espalhados pelo piso, as placas de concreto que formam uma pequena trilha e rochas naturais.

3. Na entrada do lar

Para criar este lindo jardim na entrada do lar, o projeto contou com pedriscos brancos em todo o espaço em torno das placas de grama. Esta escolha foi ótima para destacar as cores vivas da vegetação. Complementando a ideia, pedras de rio e rochas em tamanho grande marcaram muito bem a limitação central do jardim que conta com um delicado vaso redondo.

4. Em um ambiente todo natural

Este espaço localizado em uma varanda no lado oposto da casa, foi incrivelmente criada com uma belíssima parede verde ao fundo e pedras de rio no piso. Para relaxar, duas cadeiras azuis em desenhos leves e muita conversa boa!

5. Para compor um jardim desértico

Deixar a criatividade fluir para levar a decoração à resultados incríveis, sempre vale a pena. Neste projeto, por exemplo, o jardim foi desenhado de maneira a lembrar o cenário comum nos desertos. Desta maneira, diferentes espécies de cactos foram utilizadas, bem como outras pequenas espécies encontradas em áreas desérticas. Para que as plantas ficassem ainda mais destacadas, foram utilizadas pedras lisas em cores escuras. O resultado proporcionou um belo e criativo efeito.

6. Com tanques de água

Plantas e água fazem uma combinação incrível – claro, dependendo do tipo de planta. Neste projeto, diferentes tipos de plantas foram adicionadas em caixas de madeira cobertas com pedras até a meta, substituindo em boa a parte a presença da terra. Para tornar o ambiente ainda mais incrível, as caixas ocuparam um pequeno espaço onde passa um delicado espelho d'água no lar. O resultado é um jardim perfeito para desfrutar.

7. Em um grande terraço interno

Se você ama tanto os ambientes naturais a ponto de criar espaços inteiros dedicados a este estilo, vai amar esta ideia! Aqui, o proprietário utilizou um pátio interno todo para servir de terraço natural. Para isto, pedras britas foram adicionadas ao piso e pequenos arbustos foram distribuídos no espaço. O resultado é um local perfeito para desfrutar de momentos inesquecíveis.

8. Em um jardim para meditar

Este jardim incrível é perfeito para meditar, ler e ouvir o vento tocar leve nas folhas. Para decorá-lo, foram utilizados um par de bancos de madeira maciça e um tronco de árvore foi reutilizado como mesa central. Ao fundo, a linda parede revestida de pedras, tem a presença de um aparador de cimento conta com uma estátua de buda e delicadas plantas. No piso, pedrinhas de cor branca complementam perfeitamente o ambiente e servem ainda para refletir a iluminação natural do sol. Um espaço, sem dúvidas, especial.

9. Em jardineiras de madeira

Jardins escandinavos por Palletideas
Palletideas

Donice ze skrzynek na jabłka

Palletideas

Para compor pequenos espaços dedicados às plantas, as jardineiras de madeira ou cimento são ótimas soluções. Nesta imagem, podemos notar o quanto as presenças de caixotes de madeira reaproveitada foram eficazes para compor um pequeno canteiro. Para complementar as jardineiras na cor clara, pedras brancas foram perfeitas, já que valorizam a sensação de harmonia e simplicidade.

10. Em um jardim interno com fonte

São muitas as opções para complementar a decoração de um pequeno jardim. Fontes, por exemplo, podem ser escolhidas em tamanho pequeno para criar um efeito mais do que agradável. Neste lindo jardim interno, os espaços do solo foram desenhados com pedras de rio na cor marrom e complementados com pedriscos brancos. Para deixar a decoração com um toque ainda mais natural, foram adicionadas grandes pequenas rochas junto às plantas de folha alongada. Um trabalho sensível e incrível.

11. Com cores terrosas

Este lindo jardim decorado em um espaço de terraço utilizo muito bem a presença da madeira para marcar o piso do espaço. A complementação com pedras de cores terrosas ficou maravilhosa para deixar o ambiente ainda mais natural e incrível.

12. Para terrários

Pequenos terrários são opções delicadas e criativas para trazer as plantas à decoração do lar. Nestes pequenos vasos que podem contar com suculentas, por exemplo, pequenas pedras brancas e marrons complementam perfeitamente o toque natural e criativo das peças. 

13. Para deixar o lar mais elegante

Residência Alphaville Campinas: Jardins de inverno clássicos por RC ARQUITETURA
RC ARQUITETURA

Residência Alphaville Campinas

RC ARQUITETURA

Por fim, chegamos a este delicado espaço planejado perfeitamente para compor um jardim interno no lar. A utilização de pequenas pedras na cor marrom no piso trouxe uma ótima combinação para se somar aos degraus de madeira da escadaria. Um resultado simplesmente maravilhoso.

O que achou destas dicas? Qual destes é o jardim mais bonito?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!