Paisagismo permanente:   por Lo. interiores

21 pátios e varandas com jardins para copiar em casa

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Ter uma varanda em casa é uma delícia, não é mesmo? Nada melhor do que ter uma área aberta para relaxar nos dias de calor, receber os familiares e amigos para um café e ler um livro com uma brisa fresquinha. Porém, viver na cidade e ter uma varanda ampla já começa a se tornar um sonho para muitos, cada vez mais complicado de se alcançar. Isso porque as residências nas cidades grandes são cada vez menores, quanto mais próximas do centro, onde é mais vantajoso viver. Ter uma varanda pequena pode ser um choque no início, e parece não caber tudo o que se sonhou, mas aqui no homify para nossos profissionais arquitetos e paisagistas nada é impossível!

Mesmo que sua varanda não tenha espaço para implementar todas as funções que você deseja, nem tudo está perdido. O artigo de hoje vai mostrar que é possível encher um pequeno terraço com plantas e desenhar um ambiente lindo e aconchegante. Para isso, há de buscar soluções apropriadas ao tamanho e formato de sua área, decorar de forma equilibrada e tentar ser o mais prático possível. E para manter uma varanda com plantas sempre limpa, muitos cuidados devem ser seguidos frequentemente. 

As plantas, estejam em vasos ou jardins, exigem uma manutenção constante e atenção especial desde o momento de escolha, já que é necessário eleger espécies adequadas a cada ambiente. Se sua varanda recebe bastante luz solar, busque plantas que tenham resistência à incidência para que não morram ressecadas, como os cactos; plantas super duradouras e que de quebra precisam de pouca água, perfeito se você não tem muito tempo para as regas. Já se sua área externa recebe uma iluminação indireta, esteja atento a plantas que vivem bem sob estas condições, como por exemplo a Espada de São Jorge ou Pacová, que além de lindas e nativas se adaptam muito bem apenas com iluminação moderada. E se quiser levar as plantas para dentro de casa, confira algumas sugestões de cultivo.

Hoje preparamos um artigo que traz 21 ideias para decorar sua pequena varanda com plantas, além de boas soluções para espaços pequenos, te mostraremos ideias criativas e eficientes para plantar que vão provar que a falta de espaço não é um desafio impossível! Siga conosco e surpreenda-se com estas maravilhosas lições.

1. Mesclar plantas altas e baixas tem um efeito notável e dá a impressão de que o terraço é mais amplo.

ZAAV-Casa-Interiores-1342: Jardins de inverno minimalistas por ZAAV Arquitetura
ZAAV Arquitetura

ZAAV-Casa-Interiores-1342

ZAAV Arquitetura

2. Mesmo uma varanda pequena pode ser dinâmica com a criação de ambientes distintos, vale até usar grama sintética para um resultado lúdico e criativo.

3. Se quiser uma varanda com mais privacidade, aposte em pequenas árvores que podem ser plantas em vaso, esta é uma opção sutil para proteger o espaço.

4. Não sabe o que fazer com aquele móvel encostado no depósito? Seja ousado e encontre soluções divertidas para reutilizar peças antigas.

5. A estrutura vertical de vasos é perfeita para terraços pequenos, pois economiza área de circulação enquanto enche o espaço de plantas.

6. Cada vez mais recorrente, a parede verde é uma solução moderna e interessante que em ambientes com pouca área cai como uma luva.

7. Para aproveitar a parede, diversos vasos podem ser pendurados com o auxílio de uma estrutura. No exemplo abaixo as bromélias tem um efeito super elegante.

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013: Terraços  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013

BC Arquitetos

8. Em varandas com tela de proteção ou grades, as trepadeiras tem um resultado super interessante, pois tornam o acessório mais discreto e trazem mais privacidade.

9. Caixotes de madeira ficam lindos quando reaproveitados para plantar e podem ser acomodados em diferentes níveis para um ambiente mais versátil.

10. Os caixotes também podem ser pendurados no guarda-corpo para decorar a parte externa e otimizar ainda mais a área útil de seu terraço.

11. Organizar as plantas em um cantinho é uma forma carinhosa de cuidar da varanda.

12. Escolha bem os vasos que quer utilizar para compor uma decoração equilibrada.

13. Para serem bem aproveitados, ambientes pequenos exigem organização, então procure organizar as plantas de modo que a circulação fique livre.

14. Além do valor estético, os vasos devem ter tamanho e formato que se adequem bem a varanda. Um design simples e moderno é sempre bem vindo!

Sala de estar_ Varanda:   por Lembi Arquitetura
Lembi Arquitetura

Sala de estar_ Varanda

Lembi Arquitetura

15. Em uma varanda bem ensolarada, vale a pena escolher plantas que proporcionem sombra para deixar o ambiente mais confortável.

16. Pequenos vasos podem ser muito vantajosos para conformar espaços flexíveis, assim fica fácil reorganizá-los dependendo das necessidades.

Terraços  por AgiDesign
AgiDesign

Apartament Novum

AgiDesign

17. Estantes para acomodar as plantas na parede vai ajudar no arranjo do espaço. Vale escolher os vasos e até as plantas seguindo uma paleta de cores para um ambiente cheio de harmonia.

18. Nas paredes, as plantas também podem ser penduradas de forma livre para um efeito descontraído e mais natural.

Paisagismo permanente: Paisagismo de interior  por Lo. interiores
Lo. interiores

Paisagismo permanente

Lo. interiores

19. Utilize as plantas para limitar o ambiente, deixando-o acolhedor e confortável

20. Crie um canteiro e tenha seu cantinho especial para jardinagem mesmo com em uma varanda pequena! Para maior eficácia, utilize-se de diferentes níveis.

Jardim  por Fertiles
Fertiles

Bar et banc

Fertiles

21. Não tenha medo de encher a varanda de plantas, pois o resultado vai ser um lugar de paz e aconchego.

Pronto para transformar sua varanda? Nos conte o que achou do artigo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!