11 ideias ecológicas de telhados verdes!

Veronica Porsani I homify Veronica Porsani I homify
Loading admin actions …

Talvez você tenha chegado até este artigo por acidente, porque estava procurando por modelos de telhados convencionais. Eis que nós do homify temos uma solução atual e sustentável para lhe apresentar, na qual une concreto e natureza. Tudo convivendo perfeitamente bem.

arquitetura sustentável é o segmento que projeta construções que integram o ser humano à natureza, sem prejudicar seu espaço urbano. Imagine um telhado que se transforma em um jardim. Ou um muro todo coberto por plantas das mais diferentes espécies. É esta a função da arquitetura sustentável: descobrir novas formas de incorporar vegetação a lugares inimagináveis, criando micro-ecossistemas que reduzem os compostos tóxicos no ar, deixam o ar mais fresco, aumentam a umidade e promovem o reequilíbrio ambiental.

Os telhados e muros verdes têm muitos benefícios. Em apartamentos ou casas eles ajudam a diminuir a temperatura, dispensando o uso de ar condicionado. Os telhados se tornam ótimos filtros para a água da chuva, que poderá ser usada para diversos fins. Além disso, promovem isolamento acústico. Na parte estética, são muito atrativos. É muito importante que o telhado esteja completamente impermeabilizado. O profissional irá orientá-lo corretamente de como fazer a preparação.

Conheça algumas opções interessantes de telhados e muros verdes e comece a imaginar estas ideias na sua casa.

1. Paisagem completa

PAISAGISMO JM SERRA: Jardins campestres por Landscape Paisagismo
Landscape Paisagismo

PAISAGISMO JM SERRA

Landscape Paisagismo

Neste exemplo, a casa foi construída em um local de serra. Dessa forma, a vegetação já se faz presente normalmente. Mesmo assim, a intenção sempre é integrar da melhor maneira possível a residência à natureza. Aqui o jardim suspenso complementa o espaço do telhado, fazendo com que o visual ganhe originalidade. Os telhados verdes podem se desenvolver tão bem que podem acabar fundindo a residência à vegetação local.

2. Área de lazer

Um telhado pode virar uma extensa área de lazer, como um minigolfe. Este hotel soube aproveitar muito bem seu espaço. A localização inusitada deste gramado certamente aguçará a curiosidade dos hóspedes e de quem passa pela região. Uma solução focada na sustentabilidade, mas que também agrega valor ao negócio. Em apartamentos, o telhado verde pode virar local de interação entre os moradores ou, quem sabe, um espaço pet.

3. Para combinar com as cores

Garagens e edículas campestres por Sky Garden Ltd
Sky Garden Ltd

Domestic 1

Sky Garden Ltd

Nesta opção de telhado verde, é possível notar que o morador escolheu pequenas flores que combinassem com as cores da casa. O lilás é suave no jardim e mais forte na parede. Esta composição ficou encantadora. Você também pode escolher flores e plantas que harmonizem perfeitamente com as cores da sua casa. Pense em quais sentimentos você deseja ter ao ver um aglomerado de flores e plantas no telhado de sua casa.

4. No urbano se destaca

Esta casa urbana projetada pelo escritório Belleza & Batalha possui um muro verde imponente. Mesmo com toda a imponência, este jardim vertical traz leveza ao ambiente. Se for inviável construir um jardim na horizontal, nada impede que as plantas sejam agrupadas na parede. Um espaço perfeito para ler um livro, conversar com a família e promover encontro entre os amigos. Muros verdes externos também são perfeitos para colocar vida e cor no cinza da cidade.

5. Verde que acompanha

Neste incrível projeto paisagista criado pela LandscapePaisagismo, o muro verde acompanha o corredor que conecta as áreas compreendidas entre a varanda, sala de estar e sala de jantar. É como estar em meio à natureza, sem sair de casa. As plantas têm o poder de renovar o ar. Tudo fica mais puro e belo. Desintoxicar é uma das funções destas belas criações da arquitetura sustentável.

6. Cobertura de frente para a piscina

Itatiba. Condominio Quinta da Baroneza: Jardins campestres por Prado Zogbi Tobar
Prado Zogbi Tobar

Itatiba. Condominio Quinta da Baroneza

Prado Zogbi Tobar

A construção destinada à área da piscina possui uma cobertura verde muito elegante. Visual perfeito para uma bela foto. As plantas fazem sombra e acolhem quem chega. Passar uma tarde neste espaço faz qualquer pessoa recarregar as energias. São diversos os modelos de jardins suspensos. Eles podem ser simples como esse. O importante é ter uma área verde em qualquer lugar. Esta casa foi projetada pelo escritório Prado Zogbi Tobar, localizado em São Paulo.

7. Atrativo e funcional

  por BBS Green Roofing
BBS Green Roofing

Paulton's Peppa Pig

BBS Green Roofing

É impossível não olhar para um telhado como este, criado para ocupar a parte superior deste estabelecimento comercial. Os telhados verdes chamam a atenção, melhor que placas de sinalização ou faixas divulgando promoções. Ele pode se tornar um verdadeiro investimento de marketing, uma oportunidade incrível de atrair mais clientes. E nas residências, certamente atrairão pessoas interessadas em ideias sustentáveis, preocupadas em reduzir o impacto ambiental.

8. Charmoso e criativo

Os telhados verdes podem receber pedrinhas e diferentes espécies de plantas. Este poderia ser chamado de telhado vermelho. As escolhas que priorizam as cores têm tudo para fazerem sucesso. Uma casa com jardim exala uma atmosfera de respeito à natureza, demonstrando que os moradores são pessoas conscientes e sensíveis as causas ambientais. Você pode influenciar seu bairro a agir como você, apenas incorporando este tipo de telhado em sua construção. A natureza é contagiante.

9. Excêntrico como esta construção

Esta casa redonda combina perfeitamente com este jardim suspenso. O próprio formato já traz um ar exótico à construção e o telhado verde só reforça este visual diferente. Para quem se identifica com o excêntrico e gosta de inovar, telhados verdes são ótimos para exercitar a originalidade e ousadia. É muito importante selecionar um paisagista que entenda exatamente como aplicar o telhado verde em sua casa. Você pode encontrar um profissional aqui mesmo no site homify.

10. Em pequenas coberturas

O conceito dos telhados verdes também pode ser aplicado em pequenas coberturas, como neste projeto criado pelo paisagista Fabio Camargo. As flores criam um clima romântico ao espaço. Aqui também há a presença do muro verde que cerca todo o local. Ótimo lugar para relaxar, meditar e contemplar a natureza. Não importa o tamanho, o importante é estar aberto a esta tendência que chegou para revolucionar nosso comportamento em relação ao meio ambiente. A natureza quer entrar em sua casa. Receba-a de braços abertos e aproveite todos os benefícios.

11. Atrativo e funcional

  por BBS Green Roofing
BBS Green Roofing

Paulton's Peppa Pig

BBS Green Roofing

É impossível não olhar para um telhado como este, criado para ocupar a parte superior deste estabelecimento comercial. Os telhados verdes chamam a atenção, melhor que placas de sinalização ou faixas divulgando promoções. Ele pode se tornar um verdadeiro investimento de marketing, uma oportunidade incrível de atrair mais clientes. E nas residências, certamente atrairão pessoas interessadas em ideias sustentáveis, preocupadas em reduzir o impacto ambiental.

Viu só como valeu a pena ler este artigo até o final?

Inspire-se na arquitetura sustentável e crie jardins inusitados em sua casa.

Qual destas opções você gostou mais? Deixe sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!