Cozinhas rústicas por COUTURE INTERIORS

10 ideias de decoração para construir uma cozinha rústica

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

As cozinhas e os móveis que veremos neste livro de ideias são perfeitos para os românticos, para os que gostam da madeira e a cor que caracterizam as coisas de antes, a tradição e o gosto pelo natural. Vamos ver 10 charmosas cozinhas decoradas com amor pela simplicidade do cotidiano, por aquele que não se perde e nem se quiser perder no cimento cinza.

A seleção dos modelos inclui mobiliários de cozinha para decoração de espaços bem amplos, medianos, e para aquelas cozinhas onde os estilos são tão confortáveis que dá até para sentir. A variedade do design corresponde com amplitude criativa dos nossos dias, que revive e redefine o espírito dos nossos avós, o campo e o artesanato. 

Assim, temos desde cozinha panorâmica e seu mobiliário, com detalhes sutis palpitantes de ideias, detalhes que espero que sirva de inspiração para aplicar em sua cozinha de acordo com a estética rústica ou rural. Além disso, vamos explorar o que cada estilo tem de próprio, suas cores, formas e texturas, e tudo aquilo que faz um design ganhar autenticidade. 

Sugerimos também você apreciar outros projetos dos profissionais especializados em cozinhas planejadas, não deixe de conferir!

1. Materiais com forte presença, como madeira e ferro

Cozinhas rústicas por Equipe Ceramicas
Equipe Ceramicas

Masia Olive, Cream , Decor Jewel Cream 7,5x15

Equipe Ceramicas

Esta cozinha oferece a simplicidade absoluta do mobiliário rústico. Apenas algumas prateleiras sobre o balcão servem para guardar os utensílios e cerâmicas, e também alguns objetos – como a balança antiga!

Na sequência, o balcão integramente em madeira acende o amor pela natureza e o desapego sincero. As portas pintadas de preto lembram o ferro de passar roupa antigo. 

2. Móveis de madeira com tratamento básico

O carvalho natural é uma das madeiras típicas do mobiliário de cozinha rústica. Especialmente se for natural, apenas polida e encerada, sem brilho ou cortinas externas.

Vemos nesta imagem que não falta nada para ambientar a cozinha como um espaço rural, incluindo desde a bancada de pedra com os objetos tradicionais do campo. Para que seja uma cozinha rústica argentina apenas faltaria o mate e a chaleira. Além disso, a lanterna cria uma sensação de profunda afetuosidade à terra e suas histórias.

3. Forno a lenha colorido com tons areia

O estilo rústico e rural compartilham um ar campestre repleto de encanto. O mobiliário deve responder a esse calor que transmita paz e tranquilidade, essa conexão com a natureza. No entanto, alguns detalhes marcam a diferença entre um decorado e outro.

O fogão de barro, por exemplo, representa uma típica cozinha rural. O barro pode ser simulado mediante cimento ou concreto polido e pintado de alguma cor bem tradicional, como o mostarda, amarelo ou colorado. As cortinas de algodão são outra característica deste estilo.

4. Prateleiras podem servir como suporte para louças charmosas

Um mobiliário de cozinha ideal para espaços amplos, para cozinhas concorridas, para reunir-se com a família e amigos. Também funciona em espaços sem divisões, onde os adornos de múltiplas prateleiras podem ser vistas a partir do sofá ou sala de jantar.

Sem dúvida, adorável mobiliário para uma decoração preciosa. Por um lado, prateleiras que parecem louça fina; do outro, um belo armário com portas antigas. O mármore traz a sua quota de firmeza à cena.

5. Armários modernos podem ganhar uma aparência rústica

Normalmente, tanto o rústico como o rural se associam com o antigo e tradicional. É por isso, que designers de móveis e decoradores atuais imitam algumas características típicas que dão a cada objeto e espaço uma marca original campestre.

A cor petróleo combinado com  o bronze possibilita uma ficção temporal tão encantadora. Especialmente nas cozinhas com pisos como mostra a imagem, de madeira bem rústica. Os vasos de barro e os jarros de cerâmica crua são alguns dos objetos decorativos que combina perfeitamente com o mobiliário rústico ou rural de sua cozinha.

6. Instale uma gaveta para garrafas de azeite ou vinagre

Cozinha  por Stunning Spaces Ltd
Stunning Spaces Ltd

Kitchen Projects

Stunning Spaces Ltd

O mobiliário de cozinha rústica deve responder a um gosto especial pelo caseiro, neste caso, pela comida caseira, repleta de aromas, banhada em azeites e impregnadas de sabores frescos. Um bom mobiliário com gavetas e caixotes para guardar tudo o que é muito típico deste estilo.

Se você gosta de cozinhar, não se esqueça de incluir no projeto de sua cozinha um gaveteiro com espaço para garrafas de azeite e vinagre, e para os utensílios especiais. Você verá como é agradável esta organização bem artesanal do espaço.

7. Combinar madeira e mármore pode ficar muito lindo

Dentro do mobiliário de cozinha rural, o mármore ocupa um lugar privilegiado, pois se trata de um elemento robusto e forte de grande durabilidade. Além disso, a madeira é um material indispensável para decorar uma cozinha neste estilo.

A paleta de cores privilegia a calidez, que pode complementar-se com verdes em tonalidades mate com excelentes resultados. Para acompanhar este mobiliário, umas cortinas de lona natural, preferentemente em cor ou estampadas, terminam de sentar as bases da proposta do décor.

8. Portas de madeira e vidro trabalhadas com cuidado trazem charme

As cozinhas rústicas e rurais sentem têm o gosto pelo artesanal, por ter o trabalho de cuidadoso, próprio de outras épocas. A madeira com chanfros, as portas da despensa com cuidadas terminações hastes entrecruzadas, a eleição perfeita da maçanetas, são alguns detalhes propriamente rústicos.

Assim, um mobiliário rústico ou cozinha rural também pode ser elegante e sofisticado. O vidro é outra constante nesta mobília.

9. Armário de cozinha sem portas pode ser apaixonante

Bonita aposta para um mobiliário rústico rural, um armário de cozinha sem portas. O efeito é forte e faz a decoração um verdadeiro desafio. Cada item à vista deve responder à beleza e harmonia do conjunto.

Confira também o livro de ideias: 10 Ideias econômicas para renovar sua cozinha.

10. Móveis com pátina e madeira desgastada pelo tempo

Que detalhe precioso! Nesta cena mínima temos o conjunto de elementos que um mobiliário de cozinha em estilo rústico ou rural necessita: madeira em tons mate com pátinas que simulam um sutil desgaste, o mármore, a madeira e objetos decorativos que denotam simplicidade.

É uma imagem charmosa para fechar o livro de ideias, com aroma de salsa e alho. Inspire-se, então!

Gostou das cozinhas com um toque do campo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!