SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Quartos infantis planejados para serem versáteis!

Veronica Porsani I homify Veronica Porsani I homify
Loading admin actions …

Estamos começando a viver uma nova era. A era do reaproveitamento. A consciência de que é possível transformar ou reutilizar, ao invés de jogar fora, já virou tendência mundial. Ambientalistas estão a todo tempo alertando sobre os malefícios causados ao meio-ambiente por conta do consumismo exagerado. Muitas vezes, nosso desejo de agradar ao outro é tão grande, que perdemos a racionalidade na hora de demonstrar o carinho e compramos presentes sem nenhuma utilidade. Apenas para presentear. Essa insegurança não é saudável nem para nossas relações pessoais, que são graus menores de interação com o mundo, quanto para a relação que temos com o planeta.

O design caminha lado a lado com as tendências, sempre tentando entender os novos contextos históricos e formular caminhos que atendam nossas necessidades. Nossa casa é reflexo de tudo que somos. Mesmo nos ambientes com decoração mais simples, em cada detalhe é possível conhecer um pouco sobre nós mesmos. Um bom exercício é caminhar pelos ambientes da residência e ir analisando cada detalhe. Aposto que você irá descobrir aspectos em seu jeito de ser que nem imaginava. Sua interação com o mundo pode ser desvendada em suas escolhas de decoração ou no estilo da construção de sua casa.

Um quarto infantil planejado que se adapta a diferentes fases de vida pode ser uma excelente solução em tempos de reaproveitamento. Objetos podem ganhar novos destinos dentro da residência, mudanças pequenas podem causar sensações inéditas.

Selecionamos algumas opções de quarto infantil planejado para ser versátil. Confira estas ideias.

Menina à mulher

Este quarto infantil planejado é muito leve nos detalhes. O papel de parede floral é um clássico que pode continuar presente em diversos momentos da vida de uma menina. A pré-adolescência começa a ganhar cor na decoração. Para este quarto infantil planejado, o edredom e enfeites podem ser substituídos por objetos menos infantis assim que esta menina for crescendo e adquirindo novos gostos. O armário é muito versátil. Sua neutralidade permite que ele seja usado em diversas fases da vida. O espelho em quartos femininos é sempre bem-vindo em qualquer idade. Este quarto infantil planejado foi criado pelo escritório PatríciaAguiar Arquitetura e Interiores.

Leveza nas escolhas

Aqui o quarto infantil planejado ganhou ares campestres. As portas do armário possuem detalhes sutis, que deixam o móvel com muito charme. São pequenos desenhos que não criam estereótipos ao visual do ambiente. A cama embutida em tamanho médio foi posicionada para ser o centro deste dormitório. Com o passar do tempo, caso a cama se torne pequena e seja necessário trocá-la, é fácil preencher o espaço com novos módulos de armário. A mesa de estudos é atemporal e sua cor leve ajuda a deixar tudo bem tranquilo, principalmente na hora dos estudos. As cores das gavetas poderão ser alteradas ao longo do tempo. Uma pequena alteração que gera um efeito significativo na estética do quarto.

Cores vivas

O amarelo usado em alguns elementos deste quarto infantil planejado traz alegria e jovialidade ao espaço. Um detalhe curioso e interessante é a utilização da cor amarela no rodapé, que dá um toque criativo, sem exageros. A escrivaninha branca é simples e funcional, sem uma identidade infantil definida. Ursinhos divertidos cabem muito bem nesta decoração infantil. Para a adolescência, livros e fotos podem ocupar o lugar dos ursinhos. Isso, claro, se a dona deste quarto quiser, pois muitas meninas costumam manter alguns brinquedos em seu quarto, mesmo depois que crescem. Afinal, um pouco de nostalgia também é ótimo para reforçar o clima acolhedor do quarto. O papel de parede é o elemento mais marcante desta decoração, porém, trocá-lo é muito fácil. A qualquer momento estas peças decorativas podem sair de cena sem complicação.

Prateleiras que contextualizam

Hildebrand Silva Arquitetura - Cidade Jardim : Quarto infantil  por Mariana Orsi Fotografia
Mariana Orsi Fotografia

Hildebrand Silva Arquitetura – Cidade Jardim

Mariana Orsi Fotografia

Este quarto infantil planejado está sempre aberto a mudanças. Seja na composição dos acessórios, como edredons e luminárias, como nos objetos que ocupam as prateleiras. A cada nova fase da vida, itens mais modernos podem ser incorporados à decoração. Os elementos que não fizerem mais sentindo ao longo do tempo podem ganhar novos destinos. Este quarto se expressa pelas formas, linhas e elementos decorativos. Como um quadro em branco é possível transformá-lo em diferentes cenários apenas realizando pequenas mudanças. A fotografia deste incrível espaço foi feita pela fotógrafa Mariana Orsi e o projeto é de criação do escritório de arquitetura Hildebrand Silva, em São Paulo.

Bebê, criança e adolescente

apartamento em tons de cinza e preto: Quarto infantil  por Michele Moncks Arquitetura
Michele Moncks Arquitetura

apartamento em tons de cinza e preto

Michele Moncks Arquitetura

Este é um exemplo de quarto que tem uma decoração versátil que atende desde o bebê ao adolescente e, quem sabe, o jovem adulto. O armário que funciona como um rack é muito prático e não prejudica a área de circulação. A televisão já tem o seu local determinado e, futuramente, poderá ser utilizada para maratonas de videogames entre amigos e sessões de cinema. Os nichos, que hoje abrigam objetos infantis, podem receber outras peças decorativas quando quiserem. A cortina em veludo também consegue se adaptar a novos estilos. Este quarto infantil planejado pode se tornar uma boa área de convivência entre a família. Quando o berço não for mais necessário, o local de circulação ficará mais arejado, com espaço suficiente para que a criança exerça sua liberdade de movimento. Projeto criado pelo escritório Michele Moncks Arquitetura, em Porto Alegre.

Aconchegante em todas as idades

Este quarto infantil planejado é moderno e arrojado. O tapete felpudo que cobre todo o dormitório deixa tudo muito aconchegante. Os puffs circulares, com bolinhas em preto e branco, viram bancos na hora de brincar com os carrinhos ou no momento de receber visitantes no quarto. A cama redonda acompanha as linhas do quarto e também é responsável pela originalidade do espaço. A iluminação embutida no teto, em formatos circulares, harmoniza com os elementos em mesmo formato. Os painéis da TV e da parede foram ótimas escolhas dentro deste contexto. Este quarto infantil planejado instiga o desenvolvimento da criança, pois permite que ela se sinta livre para brincar, estudar, dançar, enfim. Esta atmosfera aconchegante e libertadora pode e deve ser transferida para todas as idades. O conceito é ser você mesmo em todas as fases da vida, com seus erros e acertos e experiências. Anna Maya & Anderson Schussler são os arquitetos responsáveis por este incrível trabalho.

Descontraído e jovem

Supremo Boqueirão - Âncora Construtora: Quarto infantil  por Renata Cáfaro Arquitetura
Renata Cáfaro Arquitetura

Supremo Boqueirão – Âncora Construtora

Renata Cáfaro Arquitetura

Este quarto com clima de praia se encaixa bem em diferentes idades e contextos. O uso de madeira como material predominante transmite uma sensação de bem-estar, perfeito para complementar a atmosfera relaxante do litoral. Esta cama minimalista facilita a limpeza do local e sua versatilidade permite que o colchão seja retirado (para que o espaço seja transformado em um novo cenário). A mesa de estudo também é muito funcional, construída a partir de linhas retas. Almofadas coloridas e objetos inusitados, como esta caixa em azul, alegram e rejuvenescem o espaço. Este quarto infantil planejado tem tudo para virar um refúgio acolhedor desde a infância até a fase adulta. Projeto criado pelo escritório da Renata Cáfaro, em Santos.

Um lugar para amadurecer

Dois ambientes em um só. A área de descanso se funde naturalmente com a área de estudos. Esta transição entre as cores suaves para as cores com mais personalidade traduzem o objetivo deste quarto infantil planejado. Este projeto criado pelo escritório Nankyn Arquitetura & Consultoria Empresarial, em Campo Grande, nasceu da necessidade de se ter um espaço versátil, que pudesse acomodar bem a infância e adolescência. Esta alternância nos tons também se reflete na transição das fases de vida. Como se as mudanças acontecessem de forma natural, sem euforia. Tapete, ursos, papel de parede e tinta podem ser alterados no futuro sem qualquer prejuízo.

Clássico

Quarto Julia : Quarto infantil  por MJArquitetura
MJArquitetura

Quarto Julia

MJArquitetura

Este quarto infantil planejado no estilo clássico é muito sofisticado. Os detalhes são nobres e encantadores. Um quarto feito para pequenas princesas que se tornarão mulheres fortes e decididas. Tudo foi criado com extrema delicadeza e cuidado. O puff baú é charmoso e feminino. Os armários em cores neutras, com detalhes nas portas e um brilho discreto, exprimem elegância na medida certa. A mesa de estudos com pés em estilo clássico são um espetáculo a parte. Este quarto infantil foi todo planejado pelo escritório MJ Arquitetura, localizado em Campo Grande.

Pensando no futuro

As cores deste quarto infantil planejado não infantilizam o ambiente. As texturas usadas na parede, sofá e cortina podem ultrapassar o tempo e seguir viagem para novos contextos da vida desta criança. A área de estudo foi separada de forma inteligente do restante do quarto. Uma pequena biblioteca também está presente neste território de conhecimento. O local também poderá ser muito útil na época de estudos mais intensos, como a fase preparatória para ingressar a faculdade. Este quarto infantil planejado traduz a personalidade do seu dono. Crianças com vontades definidas e que já apresentam sinais de maturidade, típicas da vida adulta, poderão se sentir muito bem em espaços como este.

O que achou da versatilidade destas opções?Deixe sua opinião!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!