Como utilizar almofadas em sua sala de estar

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Existe uma antiga citação que acredito que a maioria das pessoas conhece: muito de uma coisa boa faz mal. A frase se aplica a muitas situações de nossas vidas, não apenas relacionado ao consumo em excesso, mas também podendo ser utilizada no universo da decoração. Nos últimos anos, o color blocking e o contraste de estampas tomou o centro das atenções em ambos os mundos da moda e do design. Infelizmente, esta tendência não é tão fácil de ser aplicada como muitos pensam. Não, não é só uma questão de escolher tecidos e estampas aleatoriamente. Na verdade, proporção e simetria devem ser considerados para garantir que uma cor ou textura não acabe por dominar dominar todo o espaço. Há também o risco de o quarto ficar gritante, ao invés harmônico e equilibrado.

Isso se aplica muito ao uso de travesseiros e almofadas em nossa sala de estar, e frequentemente ficamos confusos na hora de escolher esses elementos tão pequenos, porém importantes. Há muitos fatores a serem considerados, e é importante que você se faça essas perguntas:

- Você está tentando adicionar estampas ou cores?

 - O cômodo é luminoso e arejado ou pequenos e escuro?

 - Em qual tipo de ambiente externo a casa está localizada (praia, campo, cidade)?

- Existem outras cores, estampas e texturas presentes no espaço e que podem gerar conflito?

- Você quer criar contraste ou equilíbrio?

- Qual é a visão geral, temática e estilo que você está querendo atingir (moderno, clássico, eclético)?

Uma vez encontradas as respostas e o entendimento sobre o que você quer, você pode partir em sua missão de selecionar as almofadas para o seu sofá. Hoje no Homify, nós preparamos um pequeno guia que irá te ajudar a atingir suas metas decorativas. Dê uma olhada e inspire-se!

Aconchego

Almofadas são excelentes para adicionar aconchego aos sofás, e se os seus forem delicados como os da foto, você pode instantaneamente deixá-los mais convidativos ao adicionar uma nova textura. Essas almofadas, de um material similar ao veludo, vão deixar a sua sala com outra cara. Apesar da grande presença da madeira, o espaço possui unidade quanto aos materiais que carrega. Com a adição dessas luxuosas almofadas, o espaço ganha uma aura de calor e paixão, exalando conforto e graça.

Serenidade

Para muitos, a paleta de cores pastel e outras cores refinadas como o nude, são as responsáveis por uma sala de estar perfeita. Nesse exemplo, nós podemos notar que as cores respeitam e complementam umas às outras – nenhuma possui um destaque maior do que a outra. Criar uma sala de estar neutra é simples, você apenas precisa ter certeza de que está selecionando as cores da mesma família e, melhor ainda, as que são feitas a partir do mesmo tom de base. Esse estilo é ótimo para aqueles que preferem a simplicidade e quererm evitar o uso de estampas e texturas fortes.

Harmonia

Sala de estar  por Sian Elin
Sian Elin

Cushions

Sian Elin

Essa imagem nos mostra o quão fácil é amarrar uma variedade de diferentes elementos todos juntos. Se você quer adicionar estampas e texturas novas sem chegar no exagero, você pode harmonizar duas peças do mobiliário juntas, como aqui se dá com a lâmpada e a almofada!

Arte

  por Habitat
Habitat

A/W 14

Habitat

Aqui você pode notar o quão possível e simples é harmonizar uma obra de arte com as almofadas! Utilizar a mesma paleta de cores que algum outro elemento da sala, que vai conversar diretamente em determinados ângulos, é algo moderno e sofisticado.

Minimalismo

Sala de estar  por bococo
bococo

Dagat Collection

bococo

Aos minimalistas de coração: se você quer manter suas almofadas discretas, escolha cores e estampas que estejam em harmonia com a cor dominante de todo o espaço. O exemplo da foto é simples e moderno. As almofadas daqui chamam a atenção, mas de uma maneira que não tiram nada do foco do restante do ambiente.

Combinação clássica

Salas de estar modernas por Stephanie Coutas
Stephanie Coutas

Stephanie Coutas's projects

Stephanie Coutas

Para finalizar, um clássico! Se combinar almofadas e cortinas é importante pra você, então siga firme nessa tática que nunca saiu realmente de moda. De certa maneira, isso cria um laço inquebrável entre os elementos e mostra que eles foram feitos um para o outro, criando uma sala repleta de harmonia por todos os lados.

Como são as almofadas de sua sala?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!