Natal na Polônia: Costumes e tradições

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Se você perguntar a qualquer polonês qual é o seu feriado favorito do ano, quase cem por cento de certeza de que a grande maioria responderia a mesma coisa: o Natal! Dado que a maioria dos poloneses foram educados na tradição católica, desde criança eles atribuem grande importância a esse feriado religioso, celebrando tanto o período da espera como a grande celebração de três dias.

O Natal polonês difere significativamente dos costumes de outros países – ele está principalmente relacionado com a cultura dominante na tradição católica polonesa e sua mistura com crenças pagãs e folclore ao longo dos séculos. Muitas famílias viajam para a casa de parente nessa época, onde a hospitalidade polaca é incrível, e todos vivem bons momentos em família junto do calor da lareira.

O Natal na Polônia é o período pelo qual todos esperam o ano inteiro, independentemente da idade, criança ou adulto, jovem ou velho. Confira alguns detalhes da tradição!

Advento

Casa  por Mundo Raquel
Mundo Raquel

Calendario de Adviento

Mundo Raquel

Nos supermercados e centros comerciais os artigos festivos podem ser vistos após o Dia de Todos os Santos, que marca o início oficial do período de pré-Natal, junto com o primeiro domingo do Advento, que é um período na tradição cristã que dura quatro semanas, e funciona como um processo de espera pelo dia do nascimento de Jesus.

Advento é um período em que, para muitos poloneses e especialmente para as crianças, se abre a cada novo dia uma porta do Calendário do Advento, e se come o chocolate escondido dentro, o que aumenta a expectativa para a chegada do Natal. Mas o que ocorre é que muitos dos chocolates são frequentemente consumidos já no primeiro dia. Talvez seria uma boa ideia criar um Calendário do Advento para o ano inteiro!

Decorações

  por Habitat
Habitat

Christmas Lifestyle

Habitat

A Coroa do Advento é uma peça decorativa simbólica feita de galhos de coníferas, e sobre ela são colocadas quatro velas que se acendem uma após a outra com o passar dos Domingos do Advento. A coroa em si pode consistir em um círculo com um diâmetro de 20 a 40 centímetros, ao qual estão ligados galhos de pinho ou abeto. As velas são geralmente de cores clássicas utilizadas nessa época do ano.

Outras decorações importantes que podem ser vistas nas janelas de muitas casas polacas durante o período pré-Natal são os porta-velas do Advento, luzes decorativas nas árvores e enfeites tradicionais.

A guirlanda de Natal original é uma ótima alternativa para aqueles que procuram uma decoração de Natal convencional mas que pode ser encontrada em versões super modernas.

Atmosfera

Sala de estar  por G. Wurm GmbH + Co. KG
G. Wurm GmbH + Co. KG

56695 – Wintervogel aus Ton

G. Wurm GmbH + Co. KG

Os poloneses gostam de criar uma atmosfera festiva no interior de suas casas, decorando-os de várias formas. Isso deixa o período do Advento ainda mais interessante, gerando uma maior expectativa para a véspera de Natal.

Trabalhar antes do Natal

Para muitos poloneses, a época de Natal é um tempo de intenso trabalho, longas horas passadas no escritório, onde tentam atingir todas as metas antes de fazer uma pausa merecida durante os últimos dias do ano. Mas isso não é motivo para não aproveitar o clima de Natal no local de trabalho também! A solução perfeita é colocar uma pequena árvore de Natal sobre a mesa e enfeitar ao redor, o que tornará mais fácil o trabalho durante o período pré-Natal e começo do inverno.

Enfeites

Arte  por 모리공방
모리공방

색실공

모리공방

Decorações e enfeites de Natal são um verdadeiro hit na Polônia! As cores tradicionais são mantidas, mas alguns tipos de adereços podem variar dependendo das tradições familiares e costumes, além da abertura às tendências contemporâneas. Nos mercados de Natal você pode encontrar bolas de vidro pintadas à mão, uma expressão específica da cultura folclórica polonesa, assim como todas as outras tradições polonesas da véspera de Natal. Muitos poloneses decoram a árvore de Natal com enfeites que estão na família por gerações, e isso sempre causa uma nostalgia em relação à infância. Outra tendência popular também está em fazer manualmente as decorações de Natal, como sequências de papéis coloridos, criados por cada membro da família.

Compras

  por KaDeWe

As compras fazem parte dos preparativos para o Natal, o que para alguns é uma verdadeira dor de cabeça, e para outros uma aventura que gera extremo prazer! As compras podem acabar sendo divertidas para ver os enfeites dispostos em todas as lojas que levam o espírito do Natal a sério e capricham na decoração.

Vale a pena, antes de ir para o ataque das compras, escolher com cuidado o quê e quanto nós queremos comprar. Vendedores de Natal tendem a seduzir os clientes com objetos bonitos e decorativos, que realmente não nos serão úteis. É importante que tenhamos no dia das compras uma lista prévia preparada com os presentes que queremos comprar, para não estourar nosso orçamento!

Comidas

Os feriados poloneses, especialmente a véspera de Natal, possui diversas tradições quando o assunto é a comida. Elas diferem, naturalmente, dependendo da família e a região do país. Entende-se, no entanto, que na véspera de Natal, devem ser servidos 12 pratos, todos sem carne. Na Polônia, durante a véspera de Natal, normalmente, não se bebe álcool.

Alguns pratos típicos de Natal são Borscht com bolinhos, bolinhos de massa com cogumelos, bolinhos de massa com repolho, carpa frita, kutia e ensopado. A ceia de Natal é normalmente realizada às 17h e no dia da véspera de Natal todos fazem jejum.

As preparações para o Natal na cozinha tomam uma quantidade enorme de tempo e mão de obra intensa. Portanto, é importante ser totalmente funcional e prático na cozinha.

Árvore

Salas de estar rústicas por M&S
M&S

Christmas Lifestyle

M&S
M&S
M&S

A árvore de Natal é, para muitos, um símbolo sem o qual nenhum de nós conseguiria imaginar o Natal. Felizmente, a grande maioria de nós ainda monta uma árvore de Natal todos os anos, e você pode sempre comprá-la a partir do início de dezembro nos mercados, em qualquer parte do país. O ritual de decorar a árvore de Natal é muito importante para os poloneses. As árvores podem ser preparadas alguns dias antes do Natal, para que todos possam desfrutar de sua fragrância e dos enfeites penduradas nela.

Noite de Natal

Sala de jantar  por gabel

O longo período de preparação e expectativa culmina numa generosa ceia de Natal com a família. Em muitos lares, a noite começa com a leitura de passagens da Bíblia sobre o nascimento de Cristo, que é normalmente executada pelo membro mais novo da família dentre os que sabem ler. Então começam-se a compartilhar biscoitos e os desejos de feliz Natal. Em muitos lares, é um momento muito emocionante, o dia em que as pessoas perdoam umas às outras, terminam rixas e brigas, e falam honestamente sobre o que está em seu coração. Após a conclusão destes rituais, pode-se finalmente sentar-se à mesa!

É costume na Polônia que se deixe uma cadeira vazia na mesa na véspera de Natal para estranhos. Tradicionalmente, isso significa o intuito deles em convidar estranhos para a mesa de Natal e poder compartilhar uma refeição e aconchego familiar com eles.

Presentes

O momento que a maioria das crianças (e adultos) mais aguarda é a abertura dos presentes! Normalmente eles estão organizados sob a árvore, e o membro mais novo da família é responsável pela sua entrega aos destinatários. Depois de abrir os presentes de Natal e depois de terminar o jantar, chega a hora de cantar músicas de Natal. À meia-noite, muitos poloneses vão para a tradicional missa do galo.

A Equipe homify Polônia deseja a todos um Feliz Natal!

Qual o costume que mais lhe chamou a atenção?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!