Casa em Jurerê Internacional - SC - Brasil: Quartos  por Samara Barbosa Arquitetura

12 estilos de cama maravilhosos para ver antes de escolher a sua

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

De acordo com o estilo que apresenta, a cama pode dar uma cara totalmente diferente para o quarto. São muitas as possibilidades, todas elas com características próprias e muito criativas.

Para você sonhar e ousar, apresentamos 12 estilos de cama maravilhosos, que podem transformar radicalmente a atmosfera do lugar onde você dorme. Experimente mudar o estilo da sua cama e ganhe um novo quarto!

Moderno

Apartamento AS: Quartos  por Beth Nejm
Beth Nejm

Apartamento AS

Beth Nejm

Neste quarto em estilo moderno, os tons neutros, tendendo aos terrosos, marcam a cama, que conta com uma larga cabeceira destacada por uma iluminação com LED. Esse artifício é bastante comum em quartos modernos e, neste, é utilizado para realçar a cama no ambiente. A escultura moderna na cor dourada afixada na parede atrás da cama se harmoniza com as luzes de realce amareladas.

Rústico

Uma cama em estilo rústico geralmente pede materiais naturais, como a madeira. Neste caso, a cama ganha cabeceira em fibras e estrutura em madeira. As fibras surgem ainda nos bancos ao pé da cama. Para completar, a roupa de cama branca é fofa e macia e combina com o dossel na mesma cor que cobre a cama e a parede atrás dela. O resultado é rústico, sim, mas com ares românticos.

Campestre

Casa taipa, interior de São Paulo : Quartos  por Flavio Vila Nova Arquitetura
Flavio Vila Nova Arquitetura

Casa taipa, interior de São Paulo

Flavio Vila Nova Arquitetura

Em um quarto em estilo campestre, dá-se valor ao conforto, à simplicidade, à presença de tons naturais e ao farto uso da madeira, de maneira um pouco mais elaborada e/ou acabada do que no estilo rústico. A cama da imagem acima é de madeira, com cabeceira e é ampla e confortável. O quarto fica perfeito com um móvel de madeira antigo fazendo as vezes de criado-mudo e também com uma porta-janela em madeira e vidro que dá vista para a natureza. 

Colonial

Rústica e Colonial: Quartos  por RAC ARQUITETURA
RAC ARQUITETURA

Rústica e Colonial

RAC ARQUITETURA

A cama colonial costuma ser de madeira, com estrutura maciça e ar de solidez, sempre com cabeceira vazada ou inteira no mesmo material. Espaçosa e, às vezes, mais alta do que o comum, ela reina em um espaço onde se encontra forros em madeira, paredes grossas em cores vibrantes no espectro do amarelo e do vermelho, piso em lajotas, portas-janelas para a área externa e tecidos com padronagens típicas ou exóticas. Um lugar muito prático, o quarto de dormir é feito para o sono e, por isso, a cama é o seu item mais importante.

Tropical

No estilo tropical, celebra-se os elementos naturais, em especiais de lugares praianos, como vegetação exuberante, animais silvestres, o céu, o mar, o sol. Por isso mesmo, o uso acentuado das cores azul e amarela.  Nem sempre é preciso cabeceira na cama. Na imagem acima, a cama sem cabeceira é confortável e vestida de azul e listras. Detalhes tropicais aparecem na parede atrás dela, como fotografias de praias selvagens com palmeiras e apliques de fibras naturais na decoração como alternativa à cabeceira.

Colorido

Casa da Floresta: Quartos  por Ferraro Habitat
Ferraro Habitat

Casa da Floresta

Ferraro Habitat

Na imagem acima, tem-se uma típica casa em estilo campestre. A variação, no entanto, faz toda a diferença: a cama, colocada em um nicho sob um mezanino, se destaca pelo colorido das roupas de cama e almofadas, com o uso de diferentes tecidos e texturas. O efeito é totalmente estimulante e, ao mesmo tempo, cheio de graça!

Artístico

Casa Horto OBM 79: Quartos  por Maria Claudia Faro
Maria Claudia Faro

Casa Horto OBM 79

Maria Claudia Faro

Por outro lado, neste quarto em estilo tropical, há uma grande diferença: a suavidade dos detalhes, que chegam a ser artísticos. É o caso da cabeceira da cama, feita em ferro trabalhado e que cria desenhos originais e delicados. Com roupas de cama em azul celeste, a cama larga convida ao descanso e à paz.

Clássico

A cama em um quarto em estilo clássico segue a sobriedade e elegância características desses ambientes, usando materiais nobres. No quarto da imagem acima, a peça tem tons neutros e cabeceira em couro whisky, o mesmo que recobre o recamier de linhas clássicas ao pé dela. Uma cadeira clássica, um amplo tapete em tons suaves e uma mesa de cabeceira em espelho adiamantado completam a decoração.

Romântico

Casa em Jurerê Internacional - SC - Brasil: Quartos  por Samara Barbosa Arquitetura
Samara Barbosa Arquitetura

Casa em Jurerê Internacional – SC – Brasil

Samara Barbosa Arquitetura

Também em estilo clássico, esta cama tem um viés muito romântico: além da grande cabeceira em capitonê, ela conta com um dossel tradicional, com cortinas brancas e translúcidas. Os tons usados na cama e na roupa que a reveste são delicados, variações mais ou menos escuras do lilás, cor bem romântica. O conjunto se completa com um tapete macio em bege e mesa de cabeceira espelhada. O resultado é um quarto em que a cama é a rainha.

Eclético

Já o estilo eclético se caracteriza pela mistura de estilos. Neste quarto em tons suaves, como branco e verde claro, a cama é robusta, confortável e com cabeceira alta que adorna o móvel, tendendo para o moderno. O mesmo ocorre com as mesas de cabeceira, de linhas retas e puras. Já o banco ao pé da cama introduz um elemento clássico na composição da cama, no que é acompanhado pela cadeira lateral.

Minimalista

Uma cama minimalista segue as regras do estilo para o conjunto do ambiente: cores claras, linhas puras, ausência de qualquer excesso de móveis e detalhes. Na imagem acima, a cama se destaca pela simplicidade das formas, embora não abra mão do conforto. Sua cabeceira é enxuta, um anteparo simples sem requintes decorativos. O resto do ambiente é suave, mantendo a leveza e a delicadeza própria do estilo. 

Escandinavo

Suíte Bailarina: Quartos  por fpr Studio
fpr Studio

Suíte Bailarina

fpr Studio

Finalmente, uma cama escandinava pode ser muito funcional. Com certas semelhanças com o estilo minimalista, o escandinavo aprecia a otimização do espaço. Na imagem acima, a cama de uma adolescente foi construída em um tablado de madeira clara e adota o branco para as roupas que a revestem. O interessante é que a parte de baixo da cama conta com nichos para livros e outros objetos. A bancada que recobre esses nichos é branca, suavizando ainda mais o móvel cheio de personalidade.

Qual é o estilo da sua cama?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!