Sala: Salas de jantar rústicas por Metamorfose Arquitetura e Urbanismo

Feita com blocos de concreto, casa economiza sem esquecer bom gosto

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Os materiais são elementos primordiais em qualquer projeto e construção. A materialidade do edifício é que define sua forma, seu conceito e seu caráter. Portanto, a escolha do material é uma das principais escolhas a serem feitas por quem vai construir ou reformar.

Hoje desembarcamos em São Paulo, para apresentar uma casa conceitual e de estilo brutalista, projetada pelo estúdio Metamorfose Arquitetura e Urbanismo. A casa foi construída inteiramente com blocos de concreto aparente sem acabamento, que deram ao edifício o aspecto brutalista, e emprega também cobogós nas suas fachadas frontal e posterior, que garantem a privacidade dos moradores sem bloquear a iluminação e a ventilação naturais.

Curioso para desvendar todos os encantos e todos os ângulos desta residência prática e conceitual? Então confira a seguir mais imagens e mais detalhes desta casa feita de blocos de concreto aparente e cobogós amarelos, com grandes vãos e uso abundante da luz natural.

Aberta para o quintal

A residência possui três pavimentos, vista da sua fachada frontal, e dois pavimentos, quando vista da sua fachada posterior. Isto porque o edifício se adaptou ao desnível do terreno. A vantagem desta organização do programa de necessidades em três níveis é que o edifício liberou bastante área livre para servir de área de lazer e área permeável.

A fachada posterior é caracterizada pelos traços modernos e pela materialidade marcante dos blocos de concreto aparente e dos cobogós que protegem as sacadas das vistas da rua e quebram o cinza dominante dos blocos de concreto.

Sala de estar integrada à cozinha

Tanto as superfícies externas quanto as superfícies internas das paredes exibem os blocos de concreto sem acabamentos. Além da vantagem de dispensarem o uso de pilares, já que os blocos de concreto funcionam como uma estrutura auto-portante, os blocos de concreto podem ser empregados sem acabamento, o que resulta em maior rapidez, maior economia e num aspecto único, denominado brutalista. Além da questão estética e conceitual, o projeto também priorizou o uso de vãos amplos, que proporcionam um melhor aproveitamento da luz e da ventilação naturais.

Portas de vidro dão boas vindas à luz natural

O térreo abriga os espaços sociais, sala de estar, sala de jantar e cozinha, que estão integrados entre si e com o espaço externo, enquanto o pavimento superior abriga os espaços íntimos, que se abrem para as sacadas, protegidas pelos cobogós. No living room o piso de laminado de madeira de tom claro realça a sensação de integração espacial e a sensação de aconchego do ambiente.

Mais informações sobre cozinhas, você encontra aqui.

Marquise protege do sol a área externa

As grandes aberturas promovem a integração do living room com o espaço externo, além de proporcionar um melhor aproveitamento da luz e da ventilação natural. As portas de correr metálicas, pintadas de preto, dialogam com o estilo moderno e brutalista do edifício.

A varanda serve como uma extensão do living room e também serve para sombrear a área do living room.

Paineis de vidro garantem a entrada de luz no banho do casal

O banho do casal é caracterizado pelos amplos painéis envidraçados que permitem a entrada abundante da luz natural, enquanto os cobogós da fachada asseguram a privacidade do ambiente. O banheiro é caracterizado ainda pelos revestimentos cerâmicos de cores claras e pela banheira de hidromassagem, que realça a sensação de conforto do ambiente.

Cobogós permitem a entrada do sol e do ar, mas protegem de olhares indiscretos

O edifício tem sacadas nos dois lados, na parte frontal e na parte posterior. Além de servirem como área de estar aberta, as sacadas servem para sombrear as paredes dos quartos, contribuindo para arejar os ambientes. Os cobogós amarelos que revestem a parede das sacadas têm dupla função, proteger a privacidade dos moradores sem bloquear a passagem da luz natural e do vento e fazer o contraponto com os blocos de concreto aparente. 

Se você gostou do projeto brutalista e prático desta residência conceitual, aprecie mais uma residência moderna feita de blocos de concreto.

Veja mais fotos desta casa muito bem planejada:

fachada com bloco, concreto aparente e cobogós: Casas rústicas por Metamorfose Arquitetura e Urbanismo
Metamorfose Arquitetura e Urbanismo

fachada com bloco, concreto aparente e cobogós

Metamorfose Arquitetura e Urbanismo

fachada com bloco e concreto aparente: Casas rústicas por Metamorfose Arquitetura e Urbanismo
Metamorfose Arquitetura e Urbanismo

fachada com bloco e concreto aparente

Metamorfose Arquitetura e Urbanismo

Corredor com iluminação natural por meio da clarabóia.: Corredores e halls de entrada  por Metamorfose Arquitetura e Urbanismo
Metamorfose Arquitetura e Urbanismo

Corredor com iluminação natural por meio da clarabóia.

Metamorfose Arquitetura e Urbanismo
O que você achou do resultado?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!