Mostra de Ambientes de Sete Lagoas - Cozinha Gourmet e Área Livre de Lazer: Jardins  por Lider Interiores

21 jardins sem grama para ver antes de criar um na sua casa

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

Ter um jardim em casa é um verdadeiro sonho para muitos. Principalmente para aqueles que moram em uma grande cidade e têm um dia a dia corrido, esse espaço da casa é um lugar perfeito para relaxar. Isso porque jardins podem se adaptar a receber diferentes atividades, desde praticar um hobby como a jardinagem, até preparar eventos memoráveis para a família e os amigos ao ar livre.

No entanto, cuidar de um jardim pede muito mais do que a vontade de ter um. É necessário ter tempo para dedicar-se e certo conhecimento para fazer a correta manutenção. Mas como nem sempre esses requisitos podem ser cumpridos, é preciso delegar muitos a tarefa aos experts que já estão acostumados a lidar com os mais distintos desafios.

Os arquitetos paisagistas aqui da homify sempre trazem ideias de jardinagem formidáveis para de como fazer um jardim pequeno, de decoração de jardim com pedras, como montar um jardim no quintal e até muitas opções de jardins sem grama.

Então, se você pensava que não poderia ter um jardim, pois mora em um apartamento, casa sem espaço externo ou simplesmente não tem tempo ou dinheiro para cuidar, nesse livro de ideias você vai ver que mesmo em qualquer uma dessas condições é possível ter um jardim maravilhoso.

O mercado de construção apresenta uma vasta gama de acabamentos para piso externo, tão incríveis que dá prazer em ver e muita vontade de executar. Desde madeira, pedras a ladrilhos, os ambientes a céu aberto ficam maravilhosos independentemente de estilo, tamanho e local.

Confira a seguir 21 ótimos projetos de jardins sem grama e veja incríveis ideias para seu pequeno jardim ficar ainda mais lindo.

​1. Paisagismo sem grama

A ausência da grama não faz um jardim ser menos aconchegante quando usam-se outros elementos que conferem essa sensação. Por exemplo, usar modelos clássicos de luminárias de jardim e um fazer canteiro pequeno, mesclando verde e flores coloridas.

​2. Deck de madeira

FiaFlora Expogarden | 2010: Jardins  por Folha Paisagismo
Folha Paisagismo

FiaFlora Expogarden | 2010

Folha Paisagismo

Outra ideia para jardins sem grama é projetar um deck de madeira, que está muito em alta e também confere aquela sensação agradável de bem-estar ao ambiente externo. A vegetação pode aparecer em vasos, canteiros laterais e até em paredes verticais.

​3. Jardim de inverno sem grama

Essa ideia pode ser feita em um jardim de inverno ou externo, desde que seja feito o tratamento adequado na madeira. Nesse modelo, além do piso em madeira, pode-se utilizar o mesmo material para fazer vasos, bases de bancos e apoio para as trepadeiras. Fica um charme.

​4. Vasos e painel de madeira

Veja como fazer um cantinho especial com muitos vasos de plantas, flores de diversas espécies e uma decoração delicada já é o suficiente para ter um jardim sem grama, mais prático, e cercado pela natureza.

​5. Jardim com pedras sem grama

Mostra de Ambientes de Sete Lagoas - Cozinha Gourmet e Área Livre de Lazer: Jardins  por Lider Interiores
Lider Interiores

Mostra de Ambientes de Sete Lagoas – Cozinha Gourmet e Área Livre de Lazer

Lider Interiores

Nesse modelo existe uma variação de elementos, exceto de grama, que não fez falta nessa composição. O importante é valorizar o que é natural, que nesse caso são as pedras no piso e na parede, a madeira, o vime, os vasos de barro e a variedade de vegetação.

​6. Jardim com pedras brancas e mobiliário convidativo

Aposte em um mobiliário diferente e original, que combine com o espaço de um jardim, assim seu cantinho vai ficar mais do que especial. O piso em pedrisco branco é uma ótima alternativa à grama, pois confere uma boa drenagem e a manutenção é mais prática.

​7. Decoração de jardim com pedras e linda iluminação

Campinas Decor: Jardins  por Lightinox
Lightinox

Campinas Decor

Lightinox

Esse é um bom exemplo para você ver como pode harmonizar diferentes modelos de pedras em um mesmo ambiente. Pode criar uma parede verde e lembre-se que o efeito de um projeto de iluminação vai trazer todo o conforto que essa área pede.

​8. Jardim de madeira branca

Vale apostar em um jardim completamente branco, que o resultado não deixa a desejar. Essa ideia com uma estrutura para a tenda garante ainda mais conforto térmico e visual ao ambiente, que fica super leve e agradável.

​9. Como fazer um jardim pequeno e sem grama

Giardino Torchese – Vila Nova Conceição - SP: Jardins  por Gigi Botelho Paisagismo
Gigi Botelho Paisagismo

Giardino Torchese – Vila Nova Conceição – SP

Gigi Botelho Paisagismo

Mesmo sem grama o seu jardim pode ser bem verdinho e protegido, criando um ambiente muito intimista, perfeito para um café ao ar livre. Os arbustos são uma boa ideia para garantir a privacidade de maneira sutil e delicada.

​10. Jardim simples sem grama

Se você está planejando ter um jardim em que a praticidade seja o foco, aqui está uma ótima solução. O ladrilho em tom avermelhado é um clássico, normalmente feito em argila cozida, que nunca sai de moda. Invista em plantas práticas e fontes para dar um efeito especial.

​11. Jardim sem grama estilo rústico

PEQUENO JARDIM APARTAMENTO TÉRREO. SÃO PAULO.BRASIL: Jardins  por Línea Paisagismo.Claudia Muñoz
Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

PEQUENO JARDIM APARTAMENTO TÉRREO. SÃO PAULO.BRASIL

Línea Paisagismo.Claudia Muñoz

A grama também é considerada um elemento rústico quando é natural, mas a rusticidade nesse caso se refere ao efeito bruto dos tijolos aparentes, sem verniz. Uma estrutura dessa é simples de fazer e de manter, e combina perfeitamente com uma coleção de vasos de barro em diferentes tamanhos.

​12. Jardim com madeira e tijolos

Elementos como a madeira e os tijolos aparentes conversam muito bem entre si e criam um ambiente equilibrado, aconchegante e prático. Imagine quando esse pergolado estiver coberto por trepadeiras, que delícia de espaço com sombra para receber os amigos.

​13. Jardim com pedras sem grama e muito verde

Canteiros laterais com plantas nativas substituem a necessidade visual de um gramado. Para complementar, o piso em pedra cria uma atmosfera cheia de autenticidade. Garantir uma boa integração com o interior fará com que seu jardim seja uma extensão da casa.

​14. Jardins pequenos com pedras

Em um pequeno espaço, as pedrinhas soltas são uma ótima opção, e fica ainda mais interessante se utilizar placas em madeira para desenhar um caminho. Essa ideia complementa o visual do jardim de pedras e permite caminhar com mais facilidade por esse espaço.

15. Como montar um jardim no quintal

Com uma vegetação densa, composta por árvores e folhagens, ninguém vai notar que não há grama no jardim montado no quintal. Se aproveitar para combinar tons neutros no piso, terá ainda mais destaque ao verde vai criar um ambiente ainda mais natural. O efeito das luzes no jardim vertical deixa tudo mais bonito à noite.

​16. Paisagismo sem grama

Parede e pavimento  por Spadon Agenturen
Spadon Agenturen

Unicom Starker – 2Thick

Spadon Agenturen

O piso largo e na cor marrom deixa o ambiente mais natural e confortável, especialmente quando é complementado por elementos de madeira e estofados. Se preferir colocar um toldo por cima de tudo, terá um perfeito jardim de inverno para usufruir o ano inteiro.

​17. Jardim em terraço de apartamento

Para fazer um jardim no terraço de um apartamento, o piso em tábuas de madeira é sempre uma escolha certeira. Assim como utilizar vasos em diferentes tamanhos para uma decoração dinâmica e interessante. Complemente com mobiliário de vime que harmonize com os demais elementos.

​18. Jardim vertical – ideia de como fazer um jardim com pouco dinheiro

Se realmente não tiver espaço onde colocar um jardim, por menor que seja, faça bom uso das paredes. Pode ser até no corredor de entrada ou na garagem. O jardim vertical pode ser feito de um jeito simples, com diversas espécies, e traz a natureza para perto sem precisar de um grande investimento.

​19. Jardim simples sem grama mantendo o piso

Jardins  por homify

Na sua área externa já há piso e não quer passar trabalho para trocar por outro material? Não tem problema, apenas utilize um mobiliário aconchegante, de preferência com madeira e vime, para criar uma atmosfera de jardim. As plantas podem ficar em vasos e em uma parede, assim como a ideia anterior do jardim vertical.

​20. Jardim oriental

Ryoanji 2: Jardins  por M. Y.
M. Y.

Ryoanji 2

M. Y.

O estilo de jardim oriental é perfeito para quem não quer se incomodar com grama, e planeja algo bem original para o estilo ocidental. É comum ver aqueles pequenos quadrinhos de jardim japonês em que você tem um mini rastel para brincar com a areia. Agora imagine um desses em tamanho gigante. Esse é o resultado. Perfeito para pessoas com senso de organização bem aflorado.

​21. Deck, pergolado e arbustos

Nesse ideia o pergolado em madeira recebeu uma proteção em vidro temperado, dessa forma o ambiente fica protegido da chuva, mas ainda recebe luz natural. Aqui também tem uma piscina revestida com pedras naturais, um deck e é envolto por arbustos que são muito fáceis de cuidar.

E então, qual desses modelos é seu jardim favorito?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!