Casa 35: Terraços  por Estúdio Barino | Interiores

10 varandas coloridas e apaixonantes para copiar em casa

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Versáteis, as varandas podem ser rústicas, modernas, ecléticas, românticas, despojadas ou superelaboradas. Em todos esses modelos, um toque de cor não vai mal. Conheça neste livro de ideias 10 varandas apaixonantes que têm a particularidade de apostar nas cores para deixar o ambiente ainda mais estimulante!

Em geral, são áreas destinado ao lazer da família e dos amigos. Esses espaços funcionam como extensão da casa ou apartamento. Podem priorizar um ambiente de estar ou, então, acomodar mesa e cadeiras para refeições ao ar livre, degustando também a vista do entorno

Elas tanto podem ser instaladas em casas, quanto em apartamentos grandes (nas coberturas) ou pequenos. Em qualquer caso e em qualquer estilo, as varandas tornam a vida doméstica mais divertida, gregária e com mais contato com o verde, o sol e o vento. Uma delícia!

Sem falar que, hoje em dia, além das varandas mais tradicionais, com banquinhos e redes, existem também as varandas gourmet, que são espaços especialmente projetados para servir de área de convívio, geralmente com uma cozinha completíssima para experimentações gastronômicas. 

Varanda íntima

A boa notícia é que pequenos apartamentos podem ter varandas lindas e úteis também. Na varanda da imagem acima, optou-se por fazer dela uma área de refeições junto aos janelões. O ambiente, com base de branco, conta com uma pequena cozinha e com uma mesa de madeira para oito lugares. A graça está nas cadeiras, em cores e materiais diferentes, o que deixa o lugar bem informal, alegre e convidativo. As plantas ajudam a colorir o espaço com o seu verde vivo.

Varanda arco-íris

Nesta varanda ampla, a marca fica por conta da variedade de cores utilizadas nos vasos, nas cadeiras, nas banquetas e na soleira que dá acesso à parte interna da casa. Tudo muito simples, mas bonito e estimulante, chamando família e convidados para refeições animadas ao redor da grande mesa de madeira escura. 

Varanda gourmet

Por outro lado, o objeto do desejo dos últimos tempos, em especial nas cidades: a varanda gourmet. Equipadíssima com o que existe de melhor, a varanda gourmet da imagem acima capricha nas condições de trabalho de uma cozinha própria para a recepção de convidados. Tem TV, mini-adega, coifa, forno à lenha e um teto de vidro temperado para deixar a claridade e o sol entrarem. Mesmo assim, elementos rústicos, como madeira e tijolo, mantém um elo com a vida no campo. Já a cor aparece muito elegante, no belo tom de rosa da parede, que conferem delicadeza ao espaço. Mas ela contrasta alegremente com a faixa de azulejos coloridos na área da pia.

Varanda com ar de praia

Com uma estrutura em madeira e forro em materiais naturais cheio de frestas que deixam passar o sol, esta varanda se destaca pela simplicidade da mesa, cadeiras e outras peças do mobiliário também em madeira e linhas retas. Mesmo assim, a tecnologia aparece na coifa e na churrasqueira, permitindo refeições bem planejadas. A cara de varanda de casa de praia surge dos azulejos em dois tons de azul que delimitam a área da churrasqueira. O efeito é suave, fresco e lembra a água do mar ou da piscina. 

Varanda espetáculo

Uma varanda totalmente diferente, muito mais espetacular, é a varanda de cobertura. Geralmente, apartamentos de luxo contam com áreas exclusivas de grandes dimensões, onde é possível caprichar na hora de equipar e decorar. Na varanda da imagem acima, a extensão é tamanha que há espaço para tudo. Vários sofás e espreguiçadeiras se distribuem ao longo do espaço, estimulando os sentidos com a sua mistura de estofados azuis e almofadas laranja. Já a área de refeições conta com uma bela mesa e cadeiras de estrutura amarela, que acentuam ainda mais o ar festivo. Não falta nem mesmo um quadro vermelho para dar elegância e conferir um tom vibrante. 

Varanda gourmet em espaços pequenos

Outro apartamento pequeno teve a varanda planejada como gourmet por arquitetos que tiraram todo o partido das dimensões reduzidas. Ao fundo, uma cozinha compacta e uma pequena mesa redonda e, mais adiante, uma área de estar com um belo sofá roxo adornado por almofadas amarelas. Quadros coloridos ajudam a deixar o espaço ainda mais cheio de calor. 

Casa-varanda

Casas modernas por Casas Cube
Casas Cube

Vista trasera de una Casa Cube de 100 metros cuadrados con porche

Casas Cube

Para começar, que tal uma casa em forma de cubo que reserva metade da área construída a uma charmosíssima varanda? Plantada em meio a um amplo gramado, assim como a casa, a varanda aposta nos materiais naturais nas áreas separadas para refeições e estar. O telhado em degraus aparece na cor marrom escura, lembrando a natureza que se espalha ao redor. Realmente, cores da terra são uma excelente maneira de fundir as obras humanas com as da natureza. O ambiente todo é simples e despretensioso, como os antigos alpendres das cidades do interior.

Varanda relaxante

BEACH HOUSE - TRAMANDAÍ/RS: Terraços  por Arquitetando ideias
Arquitetando ideias

BEACH HOUSE – TRAMANDAÍ/RS

Arquitetando ideias

Externa à casa, esta varanda em estilo mais rústico chama para o relaxamento, a conversa sem pressa, o desfrute dos elementos da natureza, como o sol, o vento, as plantas. Toda pintada em azul celeste, a varanda é mesmo lugar de descanso e contemplação. Um grande sofá de madeira com estofados listrados convida para o exercício da tranquilidade. A prova mais contundente disso é a rede bem diante da casa, pronta para o balanço preguiçoso. A mesinha de madeira pintada em rosa complementa o ambiente, harmonizada com o azul da parede.

Varanda-mirante

Casa da Serra: Terraços  por Duo Arquitetura
Duo Arquitetura

Casa da Serra

Duo Arquitetura

E o que dizer quando a varanda circunda em U a casa construída com vista para uma paisagem deslumbrante? A vocação dessa varanda passa a ser a observação da paisagem mutante, seus céus, seus campos, suas cores que se modificam minuto a minuto à medida que o sol nasce até que ele se põe. Também pode ser um lugar onde conversar intimamente, sem pressa, sem agitação. Também integrando a própria estrutura com a natureza com o uso maciço da madeira, esta varanda ganha alguns pontos de cor nas almofadas vermelhas, que dão um toque vibrante no meio da paz.

Varanda rústica

Casa de praia - Guaecá SP: Terraços  por Lucia Manzano
Lucia Manzano

Casa de praia – Guaecá SP

Lucia Manzano

Perfeita para aquela casa de campo simples e sem frescuras, a varanda da imagem acima nada mais é do que um tablado em madeira cercado de muretas no mesmo material. O desfrute é da paisagem, do verde denso no entorno. Nos dias mais frios, pode-se até sentar-se nas cadeiras amarelas de estrutura em madeira ou nas almofadas no chão para usufruir de uma fogueira, tomar uma bebida quente, ler um livro ou revista. Lugar bom de passar as primeiras horas do dia e ver o sol nascer. Para que mais?

Qual é a varanda de que você mais gosta?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!