Natal na Holanda: Costumes e Tradições

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
Google+
Loading admin actions …

Hoje nós estamos contando sobre como é o Natal nos países baixos, São Nicolau, Papai Noel, é claro, uma tradição secular holandesa. Como os próprios holandeses amam uma boa história nós temos aqui todas as tradições, lendas, fatos e mitos colocados em uma lista. Especialmente no campo do design de interiores, decoração e enfeites de Dezembro, a surpreenda-se com as descobertas… e não esqueça de desfrutar das belas fotos!

O Comércio

  por KaDeWe

Olhar para os costumes holandeses de Natal contemporâneos, podemos dizer com certeza que este festival a cada ano, os maiores responsáveis Natal é o comércio, como em qualquer outro país. geralmente começa a ser anunciado pelo através de marketing. Como em todos os outros países europeus, na Holanda o Natal é tradicionalmente frio e com poucas horas de luz. As luzes natalinas, o chocolate quente, as luzes de natal combatem o clima frio e escuro que este presente nesta época do ano.

Num passado distante

Em um passado obscuro e distante, a Holanda foi um país ocupado por alemães, onde muitos holandeses ainda são descendentes. Todos os anos, cerca do solstício de inverno (21 de dezembro), festa pagã, realizada nas florestas do norte da Europa uma festa de 12 dias para comemorar o fim dos dias escuros e curtos, saudando a chegada da luz. 

Uma parte importante deste festival foi para pendurar luzes e velas em todos os lugares para homenagear a luz. Obviamente este festival era regrado à bebida e boa comida. Esta festa era chamada de Yule e esta palavra é também de origem da palavra Inglêsa Yule ainda ocasionalmente aparece em canções de Natal. O ’Yule log’.

De lá para cá

Sala de estar  por Farrow & Ball
Farrow & Ball

Christmas '14

Farrow & Ball

Algumas dessas antigas tradições ainda podem ser encontradas no Natal de hoje: por exemplo, pense na árvore de Natal, as muitas luzes, a comida e o inverno escuro. Mas onde estão todos os outros hábitos vêm?

A maior mudança veio com a Igreja Católica, que graças ao Império Romano em toda a Europa e sua enorme influência. Assim, decidiu-se celebrar o nascimento de Jesus durante este festival do solstício do inverno para facilitar a conversão das nações pagãs.

No entanto, o Natal holandês passou a sofrer algumas alterações séculos mais tarde. Diferente de outros países europeus a Holanda durante sua Reforma Religiosa, proibiu imagens de santos como José, Maria e o menino Jesus. As representações do presépio também desapareceram de vista e só se manteve a árvore de Natal e a celebração na igreja.

No entanto, esses hábitos religiosos do Natal tem sindo lentamente abandonados. A árvore de Natal é a única e mais importante tradição.

Os holandeses adotam cada vez mais maneiras diferentes e criativas para decorar a casa. Arranjos de todos os tamanhos e formas, feitos com vários tipos de materiais em formas claras ou abstratas, o que vale é ser criativo! O Natal na holanda é rico em histórias e contos que foram modificados de acordo com o tempo, hoje é uma data comercial como em todos os outros países, mas também uma época de confraternização entre a família e amigos.

Sapatos e meias

Sala de estar  por Farrow & Ball
Farrow & Ball

Christmas '14

Farrow & Ball

Muitos de vocês conhecem a figura mundialmente famosa – o Papai Noel, sim o próprio São Nicolau! O dia de São Nicolau é comemorado na Holanda no dia 6 de Dezembro, esta é uma data muito especial que não se encontra em nenhum outro calendário do mundo. 

A história de São Nicolau para os holandeses, é baseado em uma antiga figura germânica: o deus Odin. A história conta que durante os doze dias do deus Odin Yule (com uma longa barba branca) em um cavalo cinza que visitava as pessoas e as ajudavam com seus dons (soa familiar, certo?). 

Portanto, não é surpreendente que São Nicolau, o santo padroeiro das crianças, tomou nas lendas dos povos germânicos, como uma figura de um velhinho simpático, de barba grisalha se que dirige através do ar para dar presentes às crianças.

 A cultura Inglesa do Natal tornou-se um fenômeno típico em muitos países, porém, nunca penetrou completamente na Holanda. Ainda assim, há muitas semelhanças; Os holandeses colocam os sapatos ao lado da lareira, enquanto uma grande meia também é pendurada sobre a lareira para receber pequenos presentes.

Na Holanda também é comum se contar lendas sobre o ajudante do Papai Noel, o Zwarte Piet (Black Peter), ele é de origem negra e no folclore dos países baixos. Ele é responsável por entregar doces às crianças que visitam o Papai Noel, porém também se diz que as crianças que foram impertinente durante ano, ao invés de presentes desaparecem no saco do Papai Noel e que Zwarte Piet (Black Peter) leva essas crianças  para a Espanha.

A barriga do Papai Noel

Casa  por Wood BC
Wood BC

Sapin COURCHEVEL

Wood BC

O que mais se destaca ainda hoje é a grande barriga do Papai Noel. E mais uma vez, nós recorremos aos contos do século XVI, para responder essas perguntas. 

Ao longo dos séculos, diferentes tradições em diferentes países sugerem ter a mesma origem, mas se desenvolveram em diferentes direções. O que se manteve foi o conto de que São Nicolau e Papai Noel são realmente a mesma pessoa com a mesma tarefa: levar presentes ao redor do mundo para as crianças (e adultos secretamente, também).

A festa de Natal

  por The White Company
The White Company

Christmas Range

The White Company

Na Holanda o dia de Natal é ou não celebrado na igreja, as pessoas colocam os presentes embaixo da árvore de Natal e planejam um grande festa , reunindo amigos e familiares. As decorações de Natal se espalham por todos os lugares e é um período de festa e união!

Para mais artigos como esse clique aqui

O que acharam de conhecer um pouquinho a fundo a história do Natal? Escreva sua opnião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!