Uma casinha rústica incomparável!

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Uma casinha rústica incomparável!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
  por Cenquizqui
Loading admin actions …

Uma casa de aparência simples e uma decoração rústica de arrancar suspiros. Isto é o que homify apresenta para você nesta nova visita ao México, país de uma arquitetura e cultura riquíssimas, que sempre nos inspira com soluções e ideias relevantes. A casa Santa Fe está localizada na cidade de Cuernavaca, em Morelos, México, e foi decorada em estilo rústico e cálido pelo estúdio Cenquizqui. Os destaques do projeto de decoração são a variedade, a simplicidade e a autenticidade dos móveis rústicos de madeira, que dão a cada ambiente uma personalidade única e uma atmosfera rural e aconchegante. 

Confira a seguir mais detalhes e imagens de te projeto encantador que nos remete ao clima do campo e a um tempo longínquo e sedutor, que embora pertença ao passado histórico, está sempre presente na memória coletiva e nas lembranças de quem o vivenciou. Quer voltar no tempo e desvendar um pouco mais da arquitetura tradicional e da cultura mexicana? Então nos acompanhe neste tour.

Fachada posterior

Se a fachada frontal, com suas superfícies caiadas de branco e sua textura suavemente ondulada pouco nos revela, a fachada posterior e principalmente os interiores da residência têm muito a nos mostrar. A fachada posterior é dominada pela brancura das superfícies e apresenta uma forma orgânica, com destaque para as peças de madeira salientes na fachada, de seção circular, que além das sombras lineares projetadas nas paredes, remetem ao estilo mediterrâneo. 

Integração com o jardim

A forma orgânica da casa e a textura ligeiramente ondulada das paredes realçam a aparência artesanal da edificação. Diferentemente da fachada frontal, voltada para a rua, a fachada posterior é marcada pelas amplas aberturas de caixilhos de madeira, que visam à integração dos ambientes internos com o pátio e o jardim, otimizando o uso da luz e ventilação naturais. 

Sala de estar

A brancura e as formas orgânicas não se restringem às paredes externas. No interior da residência, móveis embutidos como o sofá de forma curva e o predomínio de superfícies brancas reforçam o estilo mediterrâneo e orgânico da decoração. Porém o maior destaque do projeto de decoração é o mobiliário de madeira de estilo rústico, como a mesa de centro que ornamenta a sala de estar, como uma escultura, agregando requinte e funcionalidade ao ambiente. As almofadas coloridas, na cor laranja, e a vista para a piscina, tornam o ambiente mais descontraído e agradável.

Sala de jantar

Na sala de jantar é marcada pela presença de uma imponente e fantástica mesa de jantar de design orgânico feita de madeira reciclada, ou seja, do aproveitamento de troncos de árvores velhos ou descartados. A peça escultural de madeira é exposta em seu estado bruto, com seus anéis, nós e vazios naturais. A mesa de madeira, de forma e textura únicas e produzida artesanalmente, dá mais personalidade e rusticidade ao ambiente.

Cozinha

A espacialidade orgânica da cozinha, combinada com os móveis predominantemente feitos de madeira, reforça o estilo rústico e artesanal da decoração. O armário com portas vazadas deixa os artigos cerâmicos expostos como objetos decorativos. E, a bancada ao centro, revestida de ladrilhos, na cor branca, agrega mais praticidade ao ambiente. Mais informações sobre projetos de cozinha, você encontra aqui.

Mais informações sobre projetos de cozinha, você encontra aqui.

Dormitório

Como as paredes da Casa Santa Fe possuem superfícies caiadas de branco, a brancura também haveria de predominar nos dormitórios. Neste dormitório infantil, apesar da brancura das paredes, cores vibrantes também complementam a decoração do ambiente. Bichinhos de pelúcia, desenhos e pinturas ornamentam o ambiente e tornam-o mais personalizado e acolhedor. Além disto, uma peça artesanal, denominada o caçador de sonhos, pendurada sobre a cama, dá um toque de tradição e simbolismo ao ambiente. A lenda diz que o objeto filtra os sonhos ruins, que queimam no dia seguinte ao amanhecer e armazena apenas os bons sonhos.

Entrada do quarto principal

A entrada do quarto principal é composta de uma porta de madeira, com duas folhas e desenho irregular, que dá mais autenticidade e irreverência ao ambiente, que conta ainda com diversos artigos decorativos artesanais e um sofá feito através do reaproveitamento de uma velha banheira clássica. 

Para obter mais informações sobre eco-design e reaproveitamento de velhos móveis e objetos na decoração, leia este artigo.

Quarto principal

O quarto principal abriga uma vasta coleção de artigos artesanais, que dão um charme especial ao ambiente. Os artigos artesanais, os móveis rústicos, os materiais naturais e as superfícies caiadas de branco expressam exatamente a linguagem rústica do projeto.

Banho

O banheiro é caracterizado pela combinação de superfícies orgânicas e objetos rústicos e artesanais. O destaque é o espaço do chuveiro, formado por um pequeno nicho com uma abertura orgânica. O ambiente (do chuveiro) dentro do ambiente (do banheiro), realça a sensação de privacidade. E, o piso de pedras deixa dá um toque rústico e deixa o ambiente mais aconchegante.

Terraço superior

No pavimento superior, onde estão situados os espaços íntimos, criou-se também um terraço amplo e cômodo, com vista para o jardim e para a piscina, onde os moradores podem se reunir para do ar livre e do clima tropical e do calor que dura quase o ano todo. As linhas curvas e o guarda-corpo de madeira, feito de toras de árvores, dão ao ambiente um charme especial.

Área de lazer externa

Será que a Casa Santa Fe tem mais mistérios a serem desvendados? Vejamos o que nos aguarda na área externa. A implantação da residência priorizou a criação de uma ampla área livre, que serve de jardim e área de lazer, com os quais os ambientes internos se integram. 

Palapa

Um dos maiores destaques da área de lazer é a palapa, uma espécie de gazebo, formado de estrutura de toras de madeira e cobertura de palha natural, que serve como bar e espaço de convivência, e reforça a rusticidade e o aspecto mais natural da edificação. 

Piscina

Que lugar melhor para nos despedirmos do que este, às margens da piscina? Até mesmo a piscina apresenta desenho orgânico, com sua borda repleta de pedras e com destaque para a pequena montanha de pedras, recriando a atmosfera de um lugar paradisíaco. A água cristalina remete às águas do caribe mexicano. Quem resiste à tantos atrativos e encantos? 

Você incrementaria a decoração da sua casa com móveis rústicos?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!