Lar carioca com spa idílico!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Hoje em dia todas as pessoas têm ciência da importância dos cuidados com o corpo e com a mente. Além de cultivar hábitos saudáveis de alimentação, de praticar atividades físicas, também é fundamental cuidarmos da saúde mental, com atividades relaxantes que combatem o estresse e promovem relaxamento e o bem estar. Não é à toa que a palavra spa se popularizou. Não apenas a palavra spa, cuja origem remete à cidade de Spa, na Bélgica, famosa desde o império romano pelas suas águas termais, mas o próprio hábito de frequentar estes lugares, que em sua essência utilizam a água e a natureza como fontes de prazer e relaxamento. Mas e se o spa integrasse o programa de necessidades da casa? Já pensou poder dispor do seu próprio spa e desfrutar do conforto e do bem estar de um spa sem sair de casa? Saiba que é totalmente possível construir um spa residencial.
O arquiteto Indio da Costa AUDT decidiu construir no jardim de sua casa de veraneio, situada na Barrada Tijuca, no Rio de Janeiro, seu próprio spa, um integrado ao jardim da residência e à natureza circundante destinado ao relaxamento e à contemplação, além de atividades relacionadas aos cuidados da saúde e do corpo.  O projeto consiste em sauna úmida, piscina fria e aquecida, salão que serve para ginastica e massagem, banheiro com ducha ao ar livre, espelho d’água, redário e um espaço para refeições ao ar livre.  

Descubra como agregar qualidade de vida e valor ao seu imóvel neste tour pelo Home Spa de um arquiteto, de estilo predominantemente rústico, devido aos planos marcantes revestidos de pedras, mas que também conta com materiais sofisticados e inusitados, como o vidro e a água, respectivamente. 

Fachada principal

De acordo com o arquiteto, a arquitetura do Home Spa não segue a linguagem da sua cada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O espaço tem como principais particularidades o ambiente de muita transparência, marcado pela presença dos planos de água, as superfícies calorosas revestidas de pedras, a cobertura rústica feita de bambus e a integração harmoniosa com a paisagem do jardim tropical exuberante. As soluções foram pensadas com os acabamentos na sua forma bruta, realçando suas formas, texturas, cores e aromas naturais. A ideia era evitar a manutenção complicada e enfatizar o ar despojado. Além disto, com o tempo, os materiais, como as pedras olho de sapo irregular ganham mais história e charme.

Sauna: volume transparente

Apesar da rusticidade das pedras olho de sapo irregular que revestem as paredes divisórias do Home Spa, outros materiais também desempenham uma função relevante, tanto para a qualidade estética, como na qualidade ambiental do spa. O vidro do volume transparente da sauna úmida, oferece uma visão privilegiada da Lagoa Rodrigo de Freitas, integrando o ambiente com a paisagem circundante e fazendo o contraponto com as pedras, madeira e vegetação. 

Redário

A natureza nos deu todas as coisas necessárias. Mas o homem, eternamente insatisfeito, deseja sempre mais. Neste projeto, além da sombra e água fresca, o arquiteto desejava algo a mais. Portanto, aproveitando a vegetação tropical exuberante, criou-se um confortável redário sob às sombras das árvores pândano. O espelho d’água, em primeiro plano, possui revestimento de pedras Polimanan, da Indonésia.

Espaço para refeições ao ar livre

Os ambientes do spa, sem cobertura, portanto ao ar livre, são delimitados pelos muros de pedra. Como os espaços não são utilizados em dias de chuva, então não era necessário uma proteção contra a chuva. O espaço da ducha, o lavatório e o sanitário não possuem cobertura e nem fechamento laterais e estão protegidos pelas bougainvilleas do jardim. O espaço para refeições ao ar livre, um dos destaques do spa, ganhou luz natural sombreada devido à cobertura de ripado de madeira e vidro.

Espelho d'água

Outra atração inusitada do SPA é a presença da água como elemento estético e também construtivo. Este uso inusitado da água dá um charme especial e sofisticação ao ambiente. Além da piscina e do espelho d'água, uma cascata vertical de vidro, que deságua no espelho d'água, serve de elemento construtivo, como uma parede transparente com movimentos constantes, que divide o ambiente fisicamente e ao mesmo tempo permite sua integração visual com a paisagem, Além do efeito visual surpreendente, o som aprazível da queda d'água, que ainda se mistura ao canto dos pássaros, proporciona ao morador o clima perfeito para os momentos de descanso e relaxamento.

Sauna: vista para a cidade

Mesmo gozando de um ambiente mais rústico e cercado de natureza, o projeto também privilegiou o contato visual com a paisagem urbana, que pode ser vislumbrada de vários pontos, como na sauna, composta de um volume envidraçado, que possibilita justamente esta relação com a paisagem urbana dos prédios que apontam no horizonte. As paredes de pedras emolduram a vista, enquanto o vidro cria a sensação de continuidade espacial com o espaço exterior.

Sala de ginástica e massagem

A sala de ginástica e massagem é protegida por uma cobertura de bambu e vidro, que além de proteger, cria um jogo de sombras charmoso no interior do ambiente. Os dois ambientes são integrados e podem ser separador pelas cortinas deslizantes de linho, na cor laranja, que contrasta com a base de materiais naturais, o mobiliário de pedra e madeira e a própria vegetação, dando um toque de cor ao e personalidade ao espaço.

Para obter mais informações sobre projetos e ambientes perfeitos para relaxar, leia este artigo.

Jardim residencial

O projeto paisagístico, que abrilhanta o spa é de autoria de Tajá Paisagismo, sob os cuidados de Heloisa Alhadeff. O jardim da residência, no qual o Home Spa, ao fundo, foi construído, é constituído de um amplo gramado e diversos tipos de vegetação, como as bougainvilleas e árvores pândanos, que criam um ambiente exuberante e tropical e proporcionam aos moradores o contato direto e aprazível com a natureza, agregando-lhes portanto maior qualidade de vida, bem estar e requinte.

Mais informações sobre projetos de spa, você encontra aqui.

Você gostaria de ter um home spa em sua residência?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!