SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Natal em Portugal: costumes e tradições

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
Google+
Loading admin actions …

O nascimento de Jesus é o significado do Natal e hoje em dia a sua comemoração anual é feita a 25 de Dezembro.

É através deste artigo que a nossa equipe homify  resumi algumas das  tradições natalinas de Portugal. Mesmo sendo um  país pequeno as tradições e costumes português variam de região para região. Mas o mais presente nesta altura é sempre a paz e a confraternização em família. Juntos almejam paz, saúde e alegria. É uma altura em que se pensa um pouco mais nos outros e muitas pessoas se encontram mais disponíveis e sensíveis para ajudar o próximo. Resumindo: Natal é família, amor e paz. 

O pinheiro e o presépio

A árvore de Natal é quase como que obrigatória em todas as casas.  O dia em que as árvores são montadas variam em cada região e  família. A decoração varia, uma mais tradicionais que outras, quase todas elas são ornamentadas com bolas de Natal, bolas essas que se tornaram praticamente num elemento obrigatório quando se trata de enfeitar a árvore. O pisca pisca e o papai Noel, ou como se chama em Portugal – Pai Natal ,  outro tipo de enfeites continuam a ser destaque e parte da tradicional decoração de Natal Portuguesa  .

Em Portugal outra tradição que se parece muito com a nossa é a montagem do presépio. Os presépios podem variar em tamanho e materiais usados. Nesta altura se veem presépios nas vitrines, nas ruas em todos os tamanhos. Nesse período natalino as famílias Portuguesas aproveitam para montar a arvore e o presépio juntas. Junto ao catolicismo muito comum em Portugal, em todos os presépios o menino Jesus é colocado na manjedoura ao centro e os demais personagens bíblicos que também são comuns na cultura cristã.

A ceia de Natal

  por The White Company
The White Company

Christmas Range

The White Company

Conhecida pelos Portugueses como Consoada, a ceia de Natal ganha inúmeras receitas  de pratos salgados e doces.. O termo consoada refere-se não só à ceia de Natal em família mas também à entrega de presentes na época natalina. 

Hoje em dia, qualquer prato preparado com bacalhau poder fazer parte da ceia de Natal. Existem outros tipos de pratos que fazem também parte da tradição portuguesa, como o o peru assado ou o polvo.  As tradições variam no país, onde os costumes são os mais diversos. Porm, o objetivo principal é unir a família e confraternizar, celebrando um tempo de paz e amor.

A troca de presentes

A troca de presentes em Portugal é feita à meia noite do dia 24. Na passagem de dia 24 para dia 25. Na maioria das famílias realizam à meia noite, mas quando existem crianças, a hora da distribuição dos presentes é feita mais cedo.

Existem ainda famílias que apenas abrem os presentes na manhã de Natal. Uma das tradições Portuguesa muito populares é deixar um sapato ou pantufa de cada membro da família junto à lareira (por onde as crianças acham que o Papai Noel  ou Pai Natal entra para entregar os presentes).

Calendário Advento

Casa  por Mundo Raquel
Mundo Raquel

Calendario de Adviento

Mundo Raquel

 Em algumas regiões o Calendário Advento é mais popular do que em outras.  O advento corresponde as quatro semanas antes do Natal. Os cristãos consideram-no um tempo de preparação e de alegria que antecede o nascimento de Jesus. É um tempo para promover o arrependimento, a harmonia e a paz, e celebrar a vinda de Jesus Cristo à terra.

Entre os vários símbolos do Advento, encontramos a guirlanda de Natal ou grinalda do Advento. O uso de coroas como decoração é um costume antigo.  Mais recente, certamente são calendários do advento onde crianças e adultos comem os chocolates que correspondem a cada dia até o Natal. Existem opções onde o calendário Advento é feito manualmente. As pessoas colocam doces dentro de cada caixinha que corresponde a cada dia do mês até o dia 25.

Inovando o Natal

Para as famílias pequenas ou que simplesmente não ligam muito para o Natal tradicional, alguns Portugueses  aderem a propostas completamente diferente da euforia característica desse época do ano. 

Luz

Casa  por An Artful Life
An Artful Life

Cluster pendant light by House Doctor

An Artful Life

Luz é o que todos querem para um novo ano que se aproxima. A passagem de ano, tanto para os lusos com para nós Brasileiros representa refletir sobre o ano que passou e se questionar porque e como os seus desejos foram ou não realizados. Em Portugal, brinda-se com champanhe, e celebra ao lado das pessoas queridas o início de um novo ano. Há ainda que  comem 12 uvas passas, cada uma respectiva à um mês do ano e ao mesmo tempo desejos para o próximo ano.

O essencial

Quanto para nós como para qualquer outro povo em qualquer parte do mundo o que todos querem além de entrar o ano com saudade ao lado dos familiares e amigos queridos é iniciar um novo ciclo com amizades, momentos, otimismo e risos. 

O que você achou dos costumes tradicionais de Natal em Portugal? Faça um comentário!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!