SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Lar com design monumental na floresta

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A floresta exerce em nosso imaginário emoções e sensações diversas dependendo do nosso estágio de desenvolvimento. Quando crianças, podemos enxergá-las como um lugar temível, que abriga criaturas assustadoras e perigosas. Quando jovens, podemos enxergá-las como um lugar divertido e aprazível, onde podemos desbravar trilhas, acampar e experimentar muitas aventuras. Quando adultos, as florestas exercem um fascínio quase mágico e incompreensível, porque no fundo sabemos que elas habitam este mundo muito antes de nós e são indiferentes aos nossos problemas e as nossas variações de humor.  

Em Pinamar, 350 kilometros ao sul de Buenos Aires, na Argentina, uma casa moderna de aspecto brutalista ergue-se entre os pinheiros de uma floresta. O projeto da Casa Marino, assinado por ATV Architectos, apresenta uma materialidade expressiva, resultado da combinação do concreto, da madeira e do vidro, contrastando com a paisagem natural dos pinheiros da floresta e ao mesmo tempo buscando uma integração espacial com o ambiente externo, através da supressão dos limites dos espaços internos.   

Confira a seguir mais imagens e detalhes deste projeto intrigante e enigmático, situado entre o labirinto formado por troncos de todos os tipos, que faz uma reflexão sobre a linguagem arquitetônica e a apropriação da paisagem.

Fachada principal

A presença do edifício em meio às árvores imponentes, eucaliptos e pinheiros, sugere uma tentativa de fusão entre o espaço construído e o ambiente natural. A Casa Marino possui uma forma simples e linhas retas, definidas pela estrutura portante do concreto aparente. Os ambientes sociais, situados no térreo se abrem para o ambiente externo e proporcionam uma relação direta e visceral com a floresta, enquanto os ambientes íntimos, no pavimento superior, fechados por planos de vidro, estabelecem uma relação diferente com a paisagem externa, mais visual e sensorial.

Concreto aparente e vidro

A expressividade material da Casa Marino é derivada da combinação de materiais contrastantes, como o concreto aparente, a madeira e o vidro, sendo que cada um exerce uma função estética e ambiental diferente, embora complementar. O concreto aparente é o definidor da estrutura, da forma e da espacialidade da edificação, enquanto a madeira estabelece os limites e as divisões internas e o vidro é o definidor dos planos transparentes que permitem o contato visual com a paisagem natural externa.

Living room

Sendo o concreto aparente, a madeira e o vidro materiais de forte expressividade. O projeto priorizou as texturas e cores naturais destes materiais, de modo a realçar suas qualidades estéticas e os contrastes entre eles. No living room predominam as superfícies de madeira das paredes internas e dos móveis planejados, como a estante da sala de estar, que possui uma lareira embutida e dá mais aconchego e sofisticação ao ambiente, cujo destaque é a integração espacial com o ambiente externo, com o deck de madeira e com o bosque, que parecem uma extensão do living room.

Cozinha e sala de jantar

A cozinha, a sala de jantar e a sala de estar foram integrados, de modo a tornar o ambiente mais fluído e dinâmico. A integração espacial promove o convívio social e um melhor aproveitamento da luz e da ventilação naturais. A cozinha se destaca pela funcionalidade e pelo requinte das superfícies de madeira dos móveis planejados, como os armários inferiores e a bancada, que pode também ser utilizada como comedor. A sala de jantar é composta de uma mesa de jantar ampla de estilo rústico, de um conjunto de cadeiras de madeira maciça e de três luminárias pendentes da Tom Dixon, nas cores brancas.

A natureza é trazida para dentro

As portas de madeira dobráveis e móveis evidenciam a tentativa de fusão entre o espaço interior e o espaço exterior. As portas se abrem totalmente para a paisagem externa, trazendo a natureza para dentro do living room e criando uma sensação de continuidade espacial entre o espaço interno e o bosque. 

Escada de acesso ao pavimento superior

Outro material de acabamento que se destaca pela suas qualidades estéticas é o mármore que reveste o piso dos dois pavimentos. No pavimento superior predomina a transparência dos amplos planos envidraçados, que possibilitam aos moradores a contemplação da paisagem natural deslumbrante.

Quarto principal

No interior do quarto principal, o pilar de concreto aparente faz o contraponto com os planos envidraçados, que descortinam a paisagem natural circundante e preenchem o espaço de luz natural. A estética minimalista, que busca a máxima expressividade com o mínimo de meios, faz da natureza e das árvores do bosque os protagonistas da decoração. A sacada permite ao usuário se aproximar da natureza e experimentá-la com mais intensidade, além de sentir a brisa fresca e os aromas do bosque.

Mais informações sobre projetos e decoração de quartos, você encontra aqui.

A floresta como quintal

A localização de um projeto é um dos principais fatores para a valorização de um imóvel. Além de agregar valor ao imóvel ao longo do tempo, uma boa localização garante também aos moradores maior comodidade e qualidade de vida. No caso da Casa Marino, o bosque no entorno da edificação permite aos moradores praticar caminhadas diárias por entre as árvores do bosque e ter um contato intenso e prazeroso com a natureza, como se a imensidão da floresta fosse uma extensão do quintal da residência.

Se você se interessa por projetos modernos, com materiais de aparência brutalista, como o concreto aparente, conheça mais um projeto deslumbrante, clicando aqui.

O que você achou do contraste entre o concreto aparente e a natureza selvagem?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!