Casa extraordinária em Portugal

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Casa Xieira II é um projeto especial assinado pelos arquitetos portugueses Sara Oliveira e Marco Guarda do escritório A2 + Arquitectos. Foi num terreno esguio de 520 m2 localizado em Leiria, distrito português, que o projeto de casa térrea ganhou vida, com sua tipologia definida em função da melhor exposição solar, valorizando sua localização mediterrânea.

Como resultado, surge uma casa unifamiliar que se destaca das demais pela sua presença discretamente inovadora, ligando-se às raízes profundas de sua cultura. As fachadas curvilíneas e o material escolhido chamam a atenção do observador e resultam num jogo de contrastes marcantes entre o moderno, frágil, minimalista, tradicional, bruto e até exuberante. Ficou curioso? Impossível não ficar!

Créditos fotográficos: FG+SG.

Um primeiro contato

Casas familiares  por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

XIEIRA HOUSE II

A2+ ARQUITECTOS

Esta região de Portugal é conhecida pela tradição em madeira e por conter fabulosas florestas, criadas muito antigamente com o intuito de proteger a cidade das tempestades de areia provenientes dos ventos da costa atlântica. Logo, esta foi uma das premissas do projeto, que usou tradicionalmente fôrmas de madeira (pinho) para criar as formas das fachadas em concreto. 

Uma fachada de concreto curva envolve a frente da casa, mas é através da grande abertura que é revelada sua face retilínea. Um contraste bastante interessante! Outros elementos contrastantes são relativos à cor cinzenta do cimento e à cor branca do reboco tradicional, às fachadas em rochas pretas, à calçada portuguesa e por fim aos volumes e formas maciças, em oposição às finas proteções solares e longas janelas envidraçadas.

A entrada

Casas familiares  por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

XIEIRA HOUSE II

A2+ ARQUITECTOS

A simplicidade do projeto faz-se presente através de diferentes volumes, criando de forma clara um pátio de entrada que indica discretamente o acesso à entrada principal da casa. Estas indicações são dadas aos visitantes através da condução pelas formas curvilíneas de concreto na parede frontal.

Por trás desta abertura arredondada, há um pequeno pátio e uma porta que dá acesso ao banheiro de um dos 4 quartos da casa. As paredes de concreto aparente mostram bem as marcas da sua estruturação, enquanto as restantes paredes são de acabamento em gesso.

Orientação inteligente

Jardins modernos por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

XIEIRA HOUSE II

A2+ ARQUITECTOS

Os quartos estão todos posicionados de forma que recebam bastante luz, enquanto a sala fica ao sul do terreno, a cozinha oposta aos quartos e a garagem voltando-se para o norte. Nesta configuração, os quartos recebem o sol da manhã e a cozinha recebe o sol do final da tarde, numa arquitetura marcada pela funcionalidade.

A relação com o exterior

Casas familiares  por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

XIEIRA HOUSE II

A2+ ARQUITECTOS

Desta perspectiva, o desenho das formas é de linhas simples e bastante geométricas, em oposição à fachada em curva.

As grandes portas de correr envidraçadas voltam a sala de estar e de jantar para um terraço que está protegido pela cobertura e pela área com deck de madeira. Aqui pode-se relaxar em espreguiçadeiras enquanto admira-se o azul do céu. O desenho do teto da varanda acompanha todo o deck acompanhado pela calha para águas pluviais. Tudo pensado em detalhes!

Corredores arquitetônicos

Casas modernas por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

XIEIRA HOUSE II

A2+ ARQUITECTOS

O corredor existente entre a casa e o muro mostra mais uma vez como esta arquitetura é feita de contrastes e oposições, com volumetria excepcional.

Os interiores

Corredores e halls de entrada  por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

XIEIRA HOUSE II

A2+ ARQUITECTOS

Na área curva correspondente à fachada, localiza-se o hall de entrada. Claro e iluminado devido à enorme quantidade de luz natural que atravessa as grandes superfícies em vidro. O piso é em madeira de cor clara e as portas seguem a mesma linha. As paredes e teto apresentam revestimentos em branco e a iluminação artificial se distribui através de focos embutidos discretamente no forro de gesso.

A cozinha

Cozinhas modernas por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

XIEIRA HOUSE II

A2+ ARQUITECTOS

Na cozinha, as cores preto e branco são as mais usadas, apesar do cinza também estar presente. Os armários em laca escondem compartimentos organizadores. A mesa apoia e possibilita refeições rápidas neste espaço delicado. Ao fundo são dispostos os eletrodomésticos embutidos, a ilha de apoio e o fogão com exaustor 

Aqui o piso cerâmico em peças de generosas foi escolhido numa tonalidade neutra e escura.

As salas integradas

Salas de estar modernas por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

XIEIRA HOUSE II

A2+ ARQUITECTOS

Nesta divisão de ampla área, a sala de estar e de jantar dividem o mesmo espaço. Aqui a atmosfera é serena e dá até pra sentir uma tranquilidade bem especial. O piso é de madeira, o mobiliário é de linhas simples e o espaço tem um estilo casual e minimalista de decoração. As cortinas são dispostas em material translúcido ideal para filtrar ligeiramente a quantidade de luz natural e ainda aumentar a sensação de privacidade no interior. 

Além dos spots embutidos no teto, 3 luminárias pendentes marcam e limitam a área do jantar de forma moderna e despojada. O seu acabamento metálico não podia estar mais na moda! Conheça aqui outras luminárias fabulosas!

Os corredores internos

Corredores e halls de entrada  por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

XIEIRA HOUSE II

A2+ ARQUITECTOS

Os largos corredores dão acesso à vários compartimentos da casa e são iluminados com fantásticos rasgos na cobertura. Mais uma vez é perceptível o quanto os interiores foram planejados de forma organizada!

Um dos quartos

Quartos  por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

XIEIRA HOUSE II

A2+ ARQUITECTOS

Em casas construídas desde a planta, há tempo para se pensar e dar prioridade ao que é considerado mais relevante. Sendo assim, organização espacial é um dos aspectos mais visados pelos arquitetos e clientes. Armários embutidos nas paredes são de grande ajuda para os habitantes, pois eliminam a preocupação e a necessidade de se adquirir móveis e armários extras, uma solução que libera espaço, vista e fluxo de ar.

O banheiro

Banheiros modernos por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

XIEIRA HOUSE II

A2+ ARQUITECTOS

Tal como todos os outros cômodos e áreas da casa, há luz natural no banheiro. Recorreu-se à iluminação zenital que garante toda a luz natural necessária ao espaço. A área de chuveiro é moderna e de design marcante. O aquecimento central neste espaço aparece em forma de aquecedor de toalhas, uma ótima inovação que facilita a vida dos moradores e mantém as toalhas sempre secas e quentes.

Se você ficou curioso para conhecer mais do projeto, encontre mais fotografias dele aqui!

O que você achou desta casa moderna? É o seu estilo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!