10 razões para ter uma casa de madeira

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Quando pensamos em construir aquela casa dos sonhos, naturalmente nossa imaginação viaja para as construções mais tradicionais de casas e apartamentos em concreto. Mas há muitos materiais que podem ser explorados sem tirar a longevidade, intemporalidade e sustentabilidade da construção! 

A madeira é um desses materiais. É uma das grandes matérias-primas que quando utilizadas na construção de residências automaticamente passa a ideia de proteção e aconchego. É um material forte e resistente mas sem deixar de ser natural e versátil ao mesmo tempo. São várias as aplicações que podemos citar, desde o revestimento de pisos, tetos e paredes, até como portas e esquadrias ou mesmo casas na sua totalidade. 

Uma casa de madeira tem um encanto totalmente especial. É fácil deixar a mente se transportar para espaços que estão em perfeita sintonia com a natureza. E para inspirar, hoje traremos várias dicas e motivos pelos quais deveríamos apostar mais neste tipo de construção e criar pequenos refúgios de conforto, beleza e muito aconchego ao nosso alcance.

Natureza ao redor

Quando pensamos em casas de madeira, nunca as imaginamos no centro de grandes metrópoles. Pareceria estranho imaginar uma casa construída totalmente em madeira localizada em plena Avenida Paulista. Pois para nós as grandes cidades nos remetem a altos edifícios de concreto com vários apartamentos. 

Numa casa de madeira, visualizamos sempre uma relação com a natureza, camuflada entre ela e quase como se a natureza fosse seu próprio jardim. A casa de campo da imagem, em Montseny (Barcelona/Espanha), é um exemplo claro. A madeira escura, os telhados desalinhados mas inclinados e todo o caminho de jardim até a porta de entrada faz parecer que é tudo uma unidade com o entorno. Como se sempre estivesse ali. Transmitir maior sossego é impossível!

Em harmonia com a ecologia

Um dos detalhes das casas de madeira inseridas na natureza, é a coesão e harmonia que possuem com a ecologia. Inevitavelmente associamos estes espaço sempre às áreas mais ecológicas, com a preocupação e o cuidado ambiental que uma casa na natureza requer. 

Novamente utilizando este belíssimo exemplo da casa de Montseny, ela está rodeada por um enorme jardim verde, que a conecta com toda a natureza ao redor. Além disso, ela foi construída com premissas baseadas na vertente ecológica e climática, com um design coerente e sustentável. Sua estrutura de madeira possui também isolamento natural, pois foi pintada e envernizada com produtos minerais de origem natural que ecologicamente elevam sua eficiência energética sem agredir a natureza.

Para as grandes famílias!

Casas modernas por homify
homify

Sam's Creek

homify

E não pensem que as casas de madeira funcionam apenas como casas de férias ou pequenos espaços recreativos. Mesmo para grandes famílias, é fácil pensar em casas de madeira e aplicar a ideia em nosso sonho de lar. E se você ainda não está ainda convencido, há várias características e qualidades que podemos ver nestas casas: estética acolhedora, ótimas condições de isolamento, conforto ambiental e boa capacidade térmica e de absorção acústica. Precisa de mais razões para ter uma?! 

O sonho de infância…

Quem nunca sonhou ter uma casa na árvore?! Poder subir no topo das árvores, ter aquele espaço quase que secreto onde todas as brincadeiras ganhavam um ar de segredo longe dos adultos. Os profissionais da Rebelo Andrade Architectural and Design Studio resolveram se apropriar desse sonho de criança e levá-lo a outro nível ao construírem a casa da imagem. 

É claro que vai além do sonho de infância, transcendendo-o e transportando aquele imaginário para os dias de hoje! Que tal?! Esta casa está integrada ao Parque Natural de Pedras Salgadas, em Portugal, e é uma construção simplesmente maravilhosa, numa combinação com a natureza que quase nos dá a ideia de estar se escondendo por entre as árvores.

… Transportado para a realidade.

E é aqui que realmente esquecemos todos os sonhos de infância. A casa de madeira na árvore deixa de ser a casa das brincadeiras e dos esconderijos para dar origem a um espaço luxuoso e com uma aura de tranquilidade. Porque as casas de madeira também podem ter o seu toque de luxo. E esta é um grande exemplo!

Um interior super espaçoso, com uma madeira em tons mais claros que a deixa ainda mais espaçosa e luminosa. As grandes janelas para o exterior ajudam na harmonia e conexão com a natureza e ao espírito de paz que toda esta construção transmite. Um sonho realizado!

São lindas em qualquer circunstância!

Apesar da beleza que é ter uma floresta como jardim, não necessariamente é preciso que todas as casas de madeira estejam camufladas na natureza ou envoltas por ela. Um bom exemplo disso são as casas portuguesas praianas como a da imagem (Praia da Costa Nova – Aveiro/Portugal). São conhecidas como as casas de riscas dos pescadores e são icônicas nas imagens desse país, sendo um bom exemplo de como esse tipo de construção funciona também em outras circunstâncias.

O novo com toque antigo

É claro que as madeiras nos transportam sempre para coisas e tempos mais antigos. E podemos brincar um pouquinho com isso no interior da casa. Neste caso de uma remodelação numa casa de Lisboa, o teto da sala foi totalmente remodelado e transformado numa parte essencial da decoração. Tornou-se o elemento chave, que dá um toque antigo e ainda remodela e reinventa o novo!

O moderno rural

Além da beleza exterior, as construções e paredes de madeira são facilmente transportadas para os interiores. Em paredes mais claras, numa madeira mais suave, a imagem deste chalé é aquela que imediatamente em nossa imaginação. Temos uma casa moderna mas com um toque mais rural e aconchegante, perfeito para os dias e noites de inverno!

A alternativa com os pré-fabricados

Casas modernas por NOEM

Quando a construção em madeira está mais limitada e é mais complicada, os pré-fabricados deste material são uma alternativa simples, econômica e inteligente. Os invés de utilizar aço e concreto, a madeira torna-se mais ecológica e mais sustentável. Tem um grande grau de absorção de gás carbônico e controla sua liberação para o ambiente. Além disso, absorve o calor e assegura um excelente desempenho térmico com baixo consumo energético. 

E quem acha que as casas pré-fabricadas possuem sempre um aspecto frio e não transmitem muita qualidade, esta da imagem mostra exatamente o oposto, não é mesmo? Conheça mais casas pré fabricadas neste link para se surpreender com a beleza deste tipo de construção.

Do exterior para o interior

E se os exteriores em madeira ainda são pouco vistos, no interiores o cenário é bem diferente. Desde há muito tempo utilizamos a madeira como um dos materiais primordiais na decoração das nossas casas. E quando conseguimos harmonia e uma perfeita combinação entre o interior e o exterior, melhor ainda! 

Neste caso, esta cama é uma autêntica reverência à natureza! Liga-se profundamente com a paisagem exterior, funcionando quase como um quadro natural. O resultado é um ambiente bem natural, rústico e que nos transporta para uma casa nas montanhas!

Está convencido a começar a realizar o sonho de ter uma casa de madeira?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!