Salas de estar ecléticas por studio ferlazzo natoli

Pequena e perfeita, casinha tem 5 ideias para copiar

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Com quantos cômodos se faz uma casa prática e aconchegante? Você que acompanha nossos artigos já deve ter visto diversos exemplos de casas e apartamentos pequenos que com soluções práticas e criativas de aproveitamento do espaço proporcionam o mesmo conforto e funcionalidade de uma casa convencional. Você já aprendeu com estes exemplos que não existem espaços ruins. O que existem são espaços mal aproveitados.

Hoje desembarcamos na Itália para apresentar uma casinha de dois cômodos, uma sala e um banheiro, com excelentes soluções de otimização espacial e que esbanja estilo. O projeto de interiores foi capaz de transformar dois cômodos em um lar completo e funcional, que encaixa perfeitamente no estilo de vida austero de quem opta por morar sozinho.

Curioso para desvendar todos os ângulos e todos os encantos desta casinha simples e super aconchegante? Então confira a seguir mais detalhes e mais imagens desta casa de apenas dois cômodos, que esbanja praticidade e estilo.

​1 – Fachada reformada, mas que preserva o charme original

Nosso tour pela residência começa na parte externa. Vamos dar uma olhada na fachada desta casinha de dois cômodos. Podemos perceber que se trata de um edifício antigo, mas que foi completamente reformulado e que preserva o seu charme e seu estilo original. A fachada ganhou uma nova pintura em duas cores, branco e cinza, e a porta de entrada e as esquadrias da janela também foram pintadas de cinza. Cores claras e discretas que dialogam com o projeto de interiores. Vale ressaltar que a porta de entrada tem uma janela integrada, protegida pela esquadria de ferro, que permite um melhor aproveitamento da luz natural.

2 – Espaço integrados e cores neutras fazem o espaço parecer maior

Quando o espaço é pequeno, a melhor solução é trabalhar com espaços integrados e abertos, nos quais o mobiliário é que delimita os espaços. Por esta razão, o living room abriga a sala de jantar, o quarto e a cozinha.

O projeto de interiores buscou adaptar a casa de dois cômodos às necessidades práticas do morador e, claro, dar um toque de personalidade aos ambientes, de modo a tornar o lar mais aconchegante. O projeto de interiores fez uso de cores neutras. As paredes, o teto e os móveis foram pintados de branco, ampliando assim a sensação de amplitude do espaço. O piso foi revestido de madeira, já que tons mais escuros ampliam a sensação de profundidade espacial e a madeira realça a sensação de aconchego.

​3 – A cozinha escondida atrás do armário com porta camarão

A cozinha é super compacta, mas tem tudo o que é necessário para uma pessoa ou um casal preparar suas refeições de modo prático. A cozinha conta com armários planejados, feitos exclusivamente para o projeto, que foram embutidos no nicho existente. As portas de madeira de estilo camarão, quando fechadas, escondem a cozinha e assim mantêm o ambiente sempre organizado. Uma mesinha de jantar redonda e duas cadeiras transparentes de design contemporâneo, feitas de acrílico, otimizam o espaço e garantem o conforto dos momentos das refeições.

4 – Cores suaves e móveis modernos economizam espaço

A cama de estilo retrô delimita a área de dormir. Para quebrar a monotonia do branco predominante, a decoração do quarto faz uso de cores suaves, como o marrom e o bege das almofadas e da roupa de cama. O criado-mudo e a luminária de chão de design contemporâneo agregam funcionalidade e personalidade ao ambiente.

Mais informações sobre projetos de quartos, você encontra aqui.

5 – Banheiro com azulejos marcantes, mas com cores neutras

banheiro, por razões óbvias, é o único cômodo separado e isolado. E, o projeto de interiores tirou partido deste isolamento para dar ao banheiro um estilo próprio e diferente. Além do piso cerâmico, que imita a textura da madeira, as paredes foram revestidas de azulejos de estampas variadas, que contrastam com o branco predominante do living room, mas agregam funcionalidade e realçam a personalidade do ambiente.

Você gostaria de ver mais projetos para pessoas que moram sozinhas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!