por Desnivel Arquitectos

10 ideias sustentáveis para decorar sua sala de estar

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Valorizar os recursos naturais é essencial para que o mundo possa ser um pouco melhor. E para que isto seja feito plenamente, as pequenas atitudes devem surgir dentro do nosso lar, especialmente, no espaço da sala de estar. Ali, muitas vezes a decoração é direcionada para soluções não sustentáveis que acabam por ir na contramão do bom senso. Afinal, é com pequenas atitudes que se constroem grandes mudanças.

E para mostrar como estas pequenas atitudes sustentáveis podem ser escolhidas aí mesmo, no conforto do seu lar, trouxemos um conjunto com 10 soluções para que você dê hoje mesmo o primeiro passo para fazer da sua família, uma amiga do planeta. São opções que substituem muito bem algumas alternativas que poluem ou tem origem animal. 

Siga conosco entre as dicas abaixo, anote o que de melhor puder ser empregado no seu lar e inspire sua casa com ideias que, certamente, farão toda a diferença no futuro.

1. Utilize plantas para dar vida e colorir o ambiente

Plantas são excelentes para a decoração por diversos motivos. Controlar a umidade, deixar o ambiente mais fresco, manter a temperatura mais agradável, dar conforto acústico ao local e até mesmo serem utilizadas com cobertura. Com elas, o hábito do cultivo pode ser estimulado para os filhos dentro do próprio lar, trazendo assim, a importância da ecologia e da preservação como lição.

2. Escolha elementos que não sejam de origem animal

Você pode optar por soluções nobres e elegantes com material sintético ao contrário de optar por elementos de origem animal, como sofás de couro ou tapetes de pele. O conforto e o visual será bastante similar, será visto como mais inteligente e trará muita beleza à decoração de sua casa.

3. Aproveite muito bem a iluminação natural

Deixe a luz do dia invadir os espaços de sua casa. Ela trará vitamina à sua pele, deixará suas plantas mais fortes, aquecerá o ambiente e ainda fará você economizar na fatura de energia. Utilize grande portas e janelas corrediças e valorize a iluminação natural ao máximo!

4. Reutilize peças de madeira, como velhos troncos de árvores

Deixe a criatividade fluir para que peças feitas com material natural possam ser utilizadas na decoração de sua sala de estar. Reaproveite pedaços de madeira como troncos de árvores, para contar com peças de muita originalidade para embelezar naturalmente o espaço.

5. Opte por móveis feitos de palete

Jardim  por ECOdECO Mobiliario
ECOdECO Mobiliario

ALMANZOR sofá palets. 120x80cm

ECOdECO Mobiliario

As opções DIY – Faça Você Mesmo, ou upcycling, que reaproveitam completamente um material que seria descartado, pode ser excelente para compor o mobiliário do espaço. Com paletes, por exemplo, você poderá criar sofás, poltronas ou mesas de centro de maneira original e muito interessante. Na imagem, podemos notar um ótimo exemplo deste tipo de utilização. 

6. Utilize conjuntos feitos de fibras naturais

Salas de estar modernas por THE muebles
THE muebles

Terraza Valencia

THE muebles

Materiais, como a palha de diferentes origens, podem resultar em belíssimos móveis e complementos para a sala de estar, como estes incríveis puffs que podemos notar na imagem.

7. Faça móveis rústicos com troncos de árvores

Terraços  por Martin Dulanto
Martin Dulanto

Casa Maple

Martin Dulanto

Se por ventura você encontrar um tronco de árvore caído nas proximidades do seu lar, aproveite a oportunidade de criar conjuntos rústicos para incrementar personalidade natural à sua sala de estar. Peça a um serralheiro que faça diversos cortes em tamanhos diferentes e ganhe uma nova opção para sentar ou acomodar pequenos objetos.

8. Opte por claraboias para distribuir a iluminação natural

Jardins modernos por SDHR Arquitectura
SDHR Arquitectura

Pisicina y Fachada Posterior.

SDHR Arquitectura

Além de valorizar a iluminação natural com amplas janelas e portas, você poderá também optar pela presença de claraboias bem distribuídas ao longo de sua sala de estar. Uma opção de muita elegância para deixar o ambiente ainda mais agradável e evitar o uso de lâmpadas.

9. Utilize pisos de material sintético

Sala de estar  por MADERA
MADERA

MESA LATERAL TIPO CANASTA DE PAROTA

MADERA

São diversas possibilidades com materiais sintéticos e reciclados para compor o piso do lar. Os acabamentos trazem a textura da madeira, a facilidade de limpeza e deixam a sala de estar tão elegante quanto espaços decorados com madeira.

10. Instale um ar condicionado ecologicamente correto

Atualmente as opções tecnológicas dispõem de aparelhos com desenho moderno e que ficarão perfeitamente integrados em qualquer espaço. Estes modelos oferecem a vantagem de não trabalharem com emissão de CFC, ajustando a temperatura gradualmente conforme a necessidade do ambiente.

Gostou das dicas? Que tal deixar a sua dica sobre decoração sustentável?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!