Salas de estar modernas por RUSSIAN FOR FISH

11 salas pequenas com ótimas ideias de prateleira

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Lugares pequenos, como sabem arquitetos e decoradores, precisam ter seu espaço otimizado. Salas de estar em tamanho reduzido podem ganhar espaço a mais com a utilização de prateleiras de parede, nas quais é possível exibir livros, objetos decorativos e outras coisas.

O interessante é que as prateleiras são peças de mobiliário altamente versáteis, que podem ser usadas em diferentes partes das paredes e para os mais variados motivos. Elas podem ser de madeira, alvenaria, ferro, laca e até tijolo. 

Também podem ter formas tradicionais, com tábuas retas e horizontais, ou formas estranhas e incomuns, como estruturas sinuosas ou figurativas. Mas o mais incrível é que elas podem ser amigas não apenas do morador da casa, mas dos felinos que habitam no mesmo espaço.

Conheça 11 salas pequenas e suas prateleiras maravilhosas, todas propostas pelos designers de interiores e decoradores da homify. Você vai acabar tendo uma!

1. Prateleira de madeira para sala integrada ao painel de TV

Gran Village Club: Salas de estar modernas por Lo. interiores
Lo. interiores

Gran Village Club

Lo. interiores

Quando revestidas com a mesma cor e integradas ao painel de TV, as prateleiras parecem ocupar menos espaço. Elas também funcionam como suporte para os acessórios, como videogames, caixas de DVDs e controles remotos. Sem contar que podem exibir objetos que revelam a personalidade dos moradores – lembranças de viagem, por exemplo.

2. Prateleira de parede como acabamento do teto

Quem vive em casas ou apartamentos pequenos sabe que o aproveitamento máximo do espaço faz toda a diferença, pois permite acomodar muita coisa sem aquela sensação de excesso. Uma das maneiras de se conseguir isso muito bem é dar atenção a uma área geralmente pouco aproveitada: o alto das paredes.

Prateleiras nessa área não pesam no conjunto da decoração, deixam farto espaço para quadros e outros adornos nas paredes e acomodam perfeitamente livros, revistas e objetos decorativos, entre outras coisas.

Para aqueles mais arrojados, modernos ou informais, as prateleiras podem ser coloridas, acrescentando mais um item estético à decoração da sala de estar. Observe também como fica bonito o efeito da iluminação colocada nesse modelo rebatendo no teto.

3. Prateleira para livros de parede tradicional

Salas de estar modernas por Skéa Designer
Skéa Designer

Espace détente, réception, tv & rangements

Skéa Designer

Essas prateleiras da sala de estar foram dispostas em uma só parede, sendo que a composição de várias peças pequenas criou uma quebra estética que afastou a monotonia. Esse modelo de utilizar prateleiras é um dos mais tradicionais e é bastante funcional também.

Quando são da mesma cor das paredes, como na imagem acima, consegue-se uma certa harmonia, já que a estrutura das prateleiras fica camuflada contra o fundo das paredes. Isso dá leveza e concede apenas aos objetos em exibição o destaque decorativo.

4. Prateleira para parede embutida

Outro modo de ganhar espaço para prateleiras em salas pequenas é embuti-las na parede. Pintadas de branco, como na imagem acima, as prateleiras se confundem com as paredes, minimizando o peso que as peças poderiam ter no conjunto da decoração.

Na imagem, as prateleiras acabam sendo uma combinação moderna e clean para o buffet clássico em madeira. Decisão acertada, já que o piso quadriculado em preto e branco chama muita atenção e precisa ser contrabalançado por elementos mais leves e de linhas mais puras.

5. Composição de prateleiras em alvenaria

As prateleiras podem, muitas vezes, ser pensadas na hora da construção do espaço. Prateleiras em alvenaria são uma excelente opção para casas e apartamentos em estilos mais rústicos ou industriais.

Na imagem acima, as prateleiras vão até o alto das paredes, em intervalos simétricos e regulares, e abrigam uma infinidade de objetos artísticos ou decorativos. Os vãos são iluminados com luzes individuais, destacando ainda mais o colorido dos itens em exposição.

6. Prateleiras de madeira para usar como galeria

Salas de estar escandinavas por Muebles Capsir
Muebles Capsir

Estilo nórdico con un toque de color

Muebles Capsir

Algumas prateleiras podem simplesmente atender à necessidade de exposição de obras como quadros, gravuras e pôsteres. Na pequena sala de estar em estilo escandinavo, marcado por um bonito e confortável sofá amarelo, as duas prateleiras de madeira dispostas paralelamente acima do sofá servem de galeria com suas formas simples e leves. O artifício é simples, delicado e, ao mesmo tempo, cheio de personalidade.

7. Prateleiras de madeira robustas

Na imagem acima, a saleta de leitura ou descanso conta no vão da parede com prateleiras de madeira robustas, com tábuas mais grossas, mas de linhas leves e clean.  A presença da janela garante a claridade, o que torna as prateleiras mais suaves e bonitas.

Excelente alternativa para uma pequena sala, já que permite acomodar muitos objetos sem ocupar espaço demais, e contribui com a composição da decoração simplesmente por sua aparência, propiciando o uso de objetos simples e minimalistas.

8. Prateleira de parede com formas excêntricas

Salas de estar modernas por Marion Rocher
Marion Rocher

Coin bibliothèque

Marion Rocher

As prateleiras dessa pequena sala não se contentam em ser diferentes: elas são excêntricas. O cantinho conta com pequenas prateleiras dispostas em ângulos inusitados, o que significa que cada uma delas exibe coisas diferentes, de acordo com a possibilidade de equilíbrio dos itens nos lugares.

Aqui busca-se mais a originalidade do que a otimização do espaço, mas o resultado é inusitado e instigante, o que também é muito interessante para espaços pequenos. Outro ponto que vale destaque é o fato de estarem embutidas, promovendo melhor aproveitamento do espaço.

9. Prateleira de parede para livros em forma de escultura

Uma sala pequena pode tirar o máximo proveito de uma peça como essa, da imagem acima. A prateleira em formas sinuosas é um objeto de arte, mas também um objeto utilitário, apropriado para abrigar livros.

Assim, nada mais interessante do que ter uma prateleira que pode guardar os livros e, ao mesmo tempo, agregar valor estético ao ambiente e à decoração dele. Com essa prateleira, os livros viram elementos artísticos em uma estrutura que pode ter o status de escultura.

10. Prateleiras para parede como passarela felina

Sete Gatos em 50m²: Salas de estar modernas por Fábrica Arquitetura
Fábrica Arquitetura

Sete Gatos em 50m²

Fábrica Arquitetura

Uma das prateleiras mais curiosas disponíveis no mercado é essa em forma de árvore. Seu objetivo não é, prioritariamente, abrigar livros ou exibir objetos decorativos. É servir de passarela para os passeios de gatos.

Os gateiros de plantão ficam encantados, já que apartamentos pequenos não têm muito espaço para que os felinos se exercitem. Assim, a prateleira para gatos pode ser uma ótima pedida para quem pensa no bem-estar dos bichinhos, especialmente quando confinados em lugares bem reduzidos.

Mas é bom lembrar que, mesmo sendo principalmente um território dos gatos, várias prateleiras que compõem a árvore podem, sim, receber objetos e enfeites. Certamente uma prateleira como essa é o centro da decoração do ambiente. Se deseja algo inusitado e para uma sala moderna, já sabe no que pode investir, mesmo se não tiver gatos.

11. Prateleiras usando tijolos como suporte

Outra prateleira muito especial é essa da imagem acima. A parede de tijolos conta com vários deles avançados para a frente, permitindo que, em cada conjunto de tijolo saliente, se disponha quadros, livros e outros tipos de objetos decorativos.

Ou seja, cada conjunto de tijolo destacado serve de prateleira para uma infinidade de coisas. Essa alternativa é perfeitamente possível em espaços pequenos e pode acrescentar bastante graça e charme ao espaço. 

Nesse ambiente em especial, a ideia harmonizou perfeitamente com o estilo minimalista, que utiliza pallets como poltronas e valoriza a madeira e as cores claras. Para pessoas com a mente criativa, é uma opção que vale muito mais do que simplesmente instalar prateleiras de madeira tradicionais para não deixar a parede vazia.

Qual é a sua prateleira favorita?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!