Móveis em madeira

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
VIVIENDA TRAVESSERA, The Room Studio The Room Studio Salas de estar coloniais
Loading admin actions …

Material nobre e antigo, a madeira serve de matéria-prima para várias peças chave da nossa casa. A madeira passa uma ideia de conforto e aconchego, resistente, natural, elegante, versátil, de diversas origens e espécies, tonalidades, texturas, a madeira inspira conforto e oferece inúmeras possibilidades e interpretações na hora de montar a decoração de casa. Há tantas maneiras de se utilizar a madeira em arquitetura e designer de interiores, do revestimento de pisos, tetos, paredes, portas ou janelas até ao nosso tema de hoje na homify: móveis em madeira.

Predominante em casas de campo e de praias, móveis em madeira revelam uma opção tão duradoura quanto carismática. Um clássico que nunca passa de moda. Hoje, revelamos algumas das ideias inspiradoras dos projetos de nossos especialistas.

Imponência natural

Esta cama criada por Robert Babutzka, é uma verdadeira obra prima em termos de trabalho artesanal. Esta peça é um verdadeiro apelo à natureza. A madeira que domina os interiores conectam-se com a paisagem exterior, criando um cenário de comunhão com a natureza. O dica da Edictum é exatamente móveis feito à mão, personalizada e sustentável. O resultado é um ambiente rústico, como aquele de casas de praias ou de montanhas.

Classe acima de tudo

Já mencionamos a abundância em tonalidades de texturas na madeira. Há um enorme leque de possibilidades faz com que cada móvel deste material seja uma peça única. Esta criação de Christin Schmidt (decorazioni) pertence a um apartamento no bairro de Harvestehude, em Hamburgo, Alemanha. Uma interpretação moderna que combina lindamente com personalidades sofisticadas.

Crueza artesanal

Quando se trata de singularidades, destacamos este conjunto de mesa e banco corrido assinado por Heiko Hanseen, uma interpretação única e exemplar da madeira enquanto matéria-prima. Onde o artista encontra o artesão. Uma peça que carrega personalidade e onde as imperfeições são mostradas com orgulho.

Vigor contemporâneo

Meio caminho entre o rústico e o industrial, esta mesa de trabalho com fogão integrado é uma boa ideia de utilização da madeira tratada de forma artesanal, deixando à vista as suas marcas naturais. O contexto é interessante porque combina detalhes de sofisticação, ao mesmo tempo que desperta memórias de uma casa no campo ou nos transporta até ao conforto da cozinha das nossas avós. A peça arrojada que faz uma cozinha, é da autoria de Rachele Biancalani.

Metamorfose

Que as paletes de madeira estão na moda não é novidade. O compromisso da Kimidori é casar esta tendência sustentável com o design. Por isso, no seu catálogo encontramos várias soluções criativas de reciclagem onde a madeira é a estrela principal, como esta na imagem ao lado. As aplicações são variadas e cabem em vários espaços da sua casa. Mesas, cômodas, armários, estantes e bancos de raiz minimalista e com princípios bastante claros: a sustentabilidade e a valorização da madeira.

Personalização e design

Mais uma peça que nasce daquilo que seria considerada madeira menos nobre: a palete. Uma fuga ao convencional assinada também pela berlinense Kimodori. Estes bancos existem em várias cores e servem para várias funções: um banco, uma mesa de centro ou até mesmo como um criado-mudo. A prova de como de materiais menos nobres podem antigas podem renascer de formas carismáticas, que refletem personalidade e estilo.

Reinvenção

A madeira é quase como uma tela em branco. Nos dá a liberdade de preservar as suas cores, aproveitar os seus contrastes naturais e de também combinar novos materiais, introduzir e mesclar novos elementos cromáticos. Este exemplo do Dare Studio é uma intervenção pouco convencional, mas simples e muito bem sucedida.

Qual é a sua peça de madeira favorita? Divida com a gente a sua opinião!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista