Casas modernas por 浦瀬建築設計事務所

Casinha pequena em terreno estreito mostra que bom gosto não tem tamanho

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Em grandes cidades, é muito comum encontrarmos terrenos cada vez mais estreitos para construir uma casa, assim que este vem sendo um grande desafio da arquitetura. Além do formato “corredor” apresentar grande dificuldade na distribuição dos cômodos necessários para nossa vivência no lar, a entrada de luz natural é outro aspecto de complicado desenvolvimento em tais terrenos. Por outro lado, os jardins de fundo que se conformam geralmente nas casas construídas sob estas condições, são aconchegantes e muito charmosos. Não é a toa que ao vermos uma casinha estreita, logo pensamos no que a mesma está escondendo em seus fundos.

Apesar desta arquitetura ser bastante comum no Brasil, por conta de nossos antigos loteamentos, hoje viajaremos até o Japão para visitar uma casa cheia de doçura. Os arquitetos responsáveis pelo projeto, assumiram o desafio de coração aberto e executaram uma residência maravilhosa, minimalista e super moderna. 

Não perca esse tour e deixe-se inspirar pelo estilo nipônico!

Fachada clara e minimalista

A fachada discreta e minimalista nos deixa imaginando os segredos que esta casinha guarda dentro de si. Extremamente prática, uma proteção foi desenhada sobre a porta, para resguardar das intempéries climáticas quem se aproxima. Tendo como referência o tamanho da porta, notamos o quão estreita esta residência é, e portanto compreendemos o efeito causado pelo acabamento que corre horizontalmente. Graças a direção horizontal, a casa parece ser mais larga do que realmente é. 

Truques visuais como este são muito interessantes e essenciais em espaços pequenos. A escolha da cor branca para o revestimento também cumpre uma função visual, enquanto cores escuras diminuem os espaços, as cores claras os tornam mais amplos. 

Ambientes fluidos e modernos

E ao adentrar a casinha, logo nos surpreendemos com a quantidade de luz natural que preenche o espaço. Apesar de parecer pequena por fora, o pé direito alto livra o sentimento claustrofóbico que poderia ser causado por sua estreita largura. A vista para o jardim e a decoração minimalista também colaboram para tal sensação. A iluminação bem difusa com as lajes e o piso em madeira transformam esse ambiente em um lugar acolhedor e aconchegante. E seus elementos de design moderno nos situa no mundo contemporâneo. 

Sala de jantar integrada

Olhando por outro ângulo, vemos que a área social acontece em três etapas: cozinha, sala de jantar e estar. A bancada em concreto aparente que vemos na extremidade direita integra a sala de estar com a de jantar, que por sua vez integra os três ambientes. 

A longa mesa enfatiza o comprimento da casa, tornando o que antes parecia ser uma fraqueza em um aspecto único desta arquitetura. As luminárias pendentes têm enfoque sobre a mesa de jantar e dá um efeito moderno ao ambiente. Já as cores sóbrias conformam na casa como um todo, um ambiente tranquilo e elegante. 

Muita praticidade na cozinha

Nesta imagem podemos ver melhor como a cozinha se organiza. Com elementos essencialmente funcionais, a cozinha traz em si apenas o que é necessário para cozinhar, tornando este espaço descomplicado e simples. O acabamento dos equipamentos em inox dá um clima industrial e moderno, e por ser neutro vai bem em qualquer casa, podendo até ser combinado à diferentes estilos. 

A cima vemos o mezanino, criado para receber uma quantidade saudável de iluminação natural e liberar mais pé direito ao restante da casa, uma solução ótima para lares estreitos. A iluminação a partir de pequenos lustres embutidos é pontual e objetiva, sem grandes adornos, portanto é bastante coerente com a decoração minimalista.

Composição equilibrada e funcional

Os elementos metálicos de cor preta entram em total harmonia com a madeira em seus diferentes tons, resultando em um lar calmo e contemporâneo. Já que a falta de espaço muitas vezes acarreta na ausência de área de armazenagem, ao lado da escada foi criada uma prateleira contínua para aproveitar também a altura total disponível. Sua dupla função é de organização e decoração do espaço. 

Jardinzinho secreto

Encerramos com a grande surpresa que é esse pequeno jardim de fundo. O piso combina pedrinhas brancas com um gramado perfeito em formas orgânicas. E para um ambiente mais dinâmico e flexível, um pequeno terraço coberto foi implementado.

Criar um jardim confortável e moderno não é complicado e tampouco caro, confira algumas maneiras econômicas de fazê-lo!

Gostou dessa casinha? Deixe um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!