Salas de jantar  por Casa Josephine

Rústico x escandinavo: a Casa Josephine é apaixonante!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Você já teve a impressão mágica e surpreendente de chegar a determinado lugar e sentir que ali o tempo parece ter parado? A Casa Josephine, que apresentamos hoje, é justamente um destes lugares que nos fazem voltar no tempo e nos sentir maravilhados com o cenário encantador e o clima de serenidade, que nos inspiram a viver em um ritmo mais lento, como se assim pudéssemos saborear cada delícia da vida com a calma e tempo necessários.   

Inaugurada em 2007, a Casa Josephine era uma casa familiar do final do século XIX e foi convertida em um alojamento cálido e elegante, ideal para famílias e grupos de amigos. A casa possui cinco dormitórios, dois salões amplos com áreas para servir refeições, quatro banheiros e cozinha equipada. Mas a Casa Josephine é mais do que um lugar único e charmoso para desfrutar as férias. Ela é um estilo de vida: estúdio de arquitetura e decoração, com cursos e oficinas e sua produção própria de vinho. 

A casa está localizada em La Rioja, no norte da Espanha, uma região famosa pela sua paisagem de vinhedos, pelos caminhos de Santiago, pela gastronomia e tantos outros atrativos que se somam ao charme irresistível da casa mais foda do mundo. Interessado em desvendar os encantos da casa mais delicada do mundo? Acompanhe-nos neste tour pelas imagens que te deixarão com vontade de embarcar para La Rioja.

Fachada principal

A fachada da Casa Josephine, situada em uma pequena vila rural, mantém a essência da construção do final do século XIX. O projeto de restauração recuperou sua forma original e suas paredes caiadas de branco, que combinadas com as esquadrias de madeira e com a vegetação que cobre parte da fachada, realçam o estilo rural e bucólico da casa.

Projeto de interiores

O projeto de decoração da casa faz uso de uma combinação eclética de materiais e mobiliário, embora seja evidente a influência do estilo Art & Crafts. O destaque do projeto é a utilização de pisos de azulejos, com desenhos e cores diferentes, que dão a cada ambiente uma personalidade distinta, e a utilização de móveis rústicos e com superfícies descascadas e com pátina, que dão um charme irresistível aos ambientes.

Hall de entrada

A sensação de quem visita a Casa Josephine é de que mundo passa a se mover em um ritmo diferente, mais lento, e que jamais voltará a se mover como antes. O ambiente é tão inspirador e a atmosfera tão serena, que músicos, escritores, poetas e demais artistas deveriam visitar a Casa Josephine regularmente para acalentar seus espíritos inquietantes. No hall de entrada, cujo piso de azulejo de duas cores, branco e vermelho, e os móveis de estilo clássico criam um cenário do século XIX, qualquer pessoa desavisada poderia se sentir em um cenário de filme de época.

Espaço de refeições

Além do charme e da fofura dos ambientes, a estrutura para os visitantes inclui uma espaço para servir as refeições. A neutralidade das cores realça a atmosfera cálida e elegante do ambiente, que conta com mesinhas redondas e cadeiras de madeira maciça, pintadas de branco, com uma cômoda de madeira em estilo rústico, com cortinas na cor bege e detalhes como os pratos cerâmicos que ornamentam a parede e que realçam a delicadeza e a elegância do ambiente.

Banheiro

No banheiro, assim como nos ambientes sociais, predominam as superfícies caiadas de branco e piso de azulejos coloridos e desenhos geométricos. O destaque é a combinação de espelhos de diferentes formatos e tamanhos, que deixam o ambiente mais despojado e alegre.

Dormitório I

A estrutura da Casa Josephine oferece cinco dormitórios. Cada dormitório apresenta uma aparência diferente e decoração personalizada, que dão a cada dormitório uma atmosfera única e aconchegante. Neste dormitório a cor azul e o piso cerâmico na cor terra dão identidade e um toque de cor ao ambiente, que conta ainda com móveis de madeira de estilo clássico e almofadas coloridas, que realçam a descontração e fofura do ambiente.

Dormitório II

Neste dormitório predominam as cores neutras, que realçam a presença dos móveis de madeira de estilo rústico, como o sofá com pintura patinada, e os artigos decorativos que ficam à mostra, seja no armário de vidro ou sobre a mesinha de madeira, que incrementam a decoração e realçam a delicadeza e serenidade do ambiente.

Dormitório III

O dormitório III é mais amplo e espaçoso e possui uma sala de estar integrada, que pode ser dividida com o desenrolar de uma cortina branca, que fica enrolada. A brancura das paredes caiadas remetam ao estilo das construções tradicionais da região e também servem para realçar os móveis e itens decorativos do ambiente, como os móveis de madeira, o espelho com moldura dourada e os tecidos coloridos, dos tapetes, roupas de cama e almofadas, que tornam o dormitório mais personalizado e descontraído. A antiga escada foi repaginada e serve de suporte para toalhas e dá um toque rústico ao ambiente.

Para obter mais informações sobre decoração com móveis usados e repaginados, leia este artigo.

Dormitório IV

O dormitório IV ganhou uma cor mais vibrante. Além do piso de azulejo na cor vermelha, as paredes foram pintadas de vermelho, até uma faixa de um metro de altura. Os móveis de design eclético em tom azul também dão mais personalidade e elegância ao ambiente.

Dormitório V

O quinto dormitório da casa também ganhou uma cor personalizada, porém, uma cor mais suave e neutra, que realça a delicadeza e elegância do ambiente. Artigos decorativos, como quadros, vasos de plantas e almofadas coloridas complementam a decoração do ambiente, dando-lhe mais charme e elegância.

Mais informações sobre projetos de quartos, você encontra aqui.

Você gostou do estilo Art & Carfts da decoração desta casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!