Cozinhas modernas por raumdeuter GbR

27 ideias para sua cozinha pequena ficar fantástica

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

A cozinha é o coração da casa. É neste espaço que dividimos receitas, sabores e alegrias com nossa família e amigos. Ali, temos a certeza de que um toque de amor realmente faz toda a diferença nos sabores que fazem parte do dia a dia. 

Pensar em planejar uma cozinha nem sempre é tarefa fácil -- especialmente quando temos à nossa disposição um cômodo sem muitos espaços. Contudo, existem inúmeras boas referências que podem ser utilizadas sem muitas dificuldades na decoração deste ambiente tão querido.

E, para mostrar o quão podem ser boas as alternativas para sua cozinha pequena ficar simplesmente fantástica, trouxemos 27 dicas de decoração que variam de detalhes simples, como espaços diferentes para armazenamento, à opções que compõem sofisticação com o uso inteligente de cores. 

Por isto, convidamos você a seguir conosco e conferir algumas destas ideias incríveis. Com o auxílio dos nossos talentosos profissionais, você, certamente, terá as boas ideias que precisa para dar um visual ainda mais saboroso à sua cozinha. Siga conosco e inspire-se! 

1. Inove com simplicidade

Nem sempre inovação significa a escolha de opções mirabolantes para compor sua cozinha. Quando o espaço é pequeno, pequenas soluções, como prateleiras ou espaços para pendurar os utensílios, podem ser muito interessantes.

2. Com um quadro artístico

Este projeto do arquiteto de interiores, Rafael Sardinha, de São Paulo (SP), nos mostra que, muitas vezes, um detalhe simples pode dar um toque perfeito de beleza no ambiente. Embora a utilização de quadros artísticos não seja comum na cozinha, esta escolha poderá ser excelente para deixar sua cozinha ainda mais alegre.

3. Utilize plantas

Plantas são sempre muito bem-vindas na decoração – especialmente quando se trata de cozinha. Neste ambiente, você poderá contar, inclusive, com pequenas hortas para ter os temperos sempre fresquinhos para as receitas.

4. Bancada em U

Uma bancada desenha em formato de U aproveita muito bem as paredes ao redor da cozinha e traz funcionalidade ao pequeno ambiente. Em cozinhas pequenas, lembre-se: quanto mais praticidade, melhor.

5. Aproveite os espaços de armazenamento

Quanto mais espaços para armazenamento, melhor. Use e abuse de gavetas, prateleiras, nichos e etc. Desta maneira, você terá muitas alternativas para organizar muito bem todos os utensílios necessários na cozinha.

6. Aproveite bem a iluminação natural

A iluminação natural valoriza e é essencial em espaços pequenos. Com ela, o ambiente fica mais aquecido e fluído, além, claro, de proporcionar economia de energia. Neste projeto, podemos notar como as amplas janelas de vidro ficaram excelentes para trazer ótima presença de luz natural à cozinha. 

7. Aposte na decoração minimalista

Cozinhas escandinavas por Baltic Design Shop
Baltic Design Shop

Minimalistische Eck-Küche

Baltic Design Shop

A decoração minimalista é perfeita para compor espaços pequenos com um toque de modernidade. Opte por este estilo e tenha soluções inteligentes para organizar perfeitamente sua cozinha.

8. Crie espaços secretos

Cozinhas industriais por MILL-HOUSE

Um bom planejamento pode fazer toda a diferença. Neste projeto, por exemplo, a utilização de um armário secreto que guarda os eletrodomésticos, pia e prateleiras, ficou excelente no apartamento que não conta com muitos espaços para acomodar uma cozinha tradicional. 

9. Capriche no backsplash

O backsplash é aquele espaço da parede que fica entre a pia e o armário. Escolher com capricho os revestimentos que ali serão utilizados é fundamental para compor beleza à cozinha. Na imagem, este detalhe está com azulejos nas cores preta e branca.

10. Inspire-se com detalhes rústicos

Toque rústicos com madeira são perfeitos para tornar a cozinha mais aquecida e aconchegante. Sempre que possível opte por conjuntos de madeira maciça ou pedras. No entanto, ao fazer esta escolha, lembre-se de optar por madeiras tratadas contra umidade ou cupim.

11. Utilize cores alegres

Cozinhas industriais por Hirukistudio
Hirukistudio

BILBOHOMES

Hirukistudio

Alegria é um sentimento que nunca deve faltar à cozinha, logo, a opção por cores vibrantes, como podemos notar nos detalhes desta imagem, fará muito bem à composição deste cômodo.

12. Dê um toque de modernidade

Uma cozinha moderna não significa necessariamente a presença de elementos de última tecnologia, como no caso de eletrodomésticos. Muitas vezes, a escolha por um conjunto de banquetas com acabamento interessante pode fazer muita diferença na decoração da cozinha. 

13. Escolha conjuntos de madeira

Armários, bancada, móveis e piso: qualquer item de sua cozinha ficará excelente se for feito de madeira. Utilize conjuntos de texturas semelhantes e traga elegância à decoração.

14. Abuse da criatividade

Casa ReFit: Cozinhas rústicas por Ferraro Habitat

A criatividade é sempre um recurso interessante para tornar a decoração especial. Nesta cozinha do escritório Ferraro Habitat, de Florianópolis (SC), por exemplo, as luminárias feitas de garradas sem fundo, a parede com tinta lousa e os móveis feitos com madeira de demolição deixaram a decoração simplesmente maravilhosa.

15. Dê um toque retrô

_IN Panamby: Cozinhas modernas por ARQ_IN
ARQ_IN

_IN Panamby

ARQ_IN

Neste projeto do escritório Arq_In, de São Paulo (SP), a presença da geladeira amarela em estilo retrô ficou perfeita na decoração da cozinha que soma elementos clássicos e modernos.

16. Decore com o estilo vintage

O estilo vintage é uma belíssima inspiração para quem ama a decoração com inspirações no passado. As opções podem variar desde os móveis aos eletrodomésticos. Basta soltar a criatividade! 

17. Coloque detalhes sofisticados

Cozinhas modernas por homify

Detalhes sofisticados, como piso ou balcão de mármore e toques com iluminação, podem trazer um charme luxuoso à decoração do ambiente. Neste projeto, por exemplo, as gavetas espelhadas e o piso manchado em cor clara, deixou a cozinha maravilhosa.

18. Na dúvida, escolha o branco

Cozinha  por Idea Interior
Idea Interior

Cocina SEP-2015

Idea Interior

Caso não saiba para qual opção seguir quanto a estilo, siga para decorar com a cor branca. Tons claros sempre são perfeitos para dar a sensação de maior espaço em ambientes pequenos, além de favorecerem muito bem a iluminação. 

19. Utilize pastilhas para revestir a parede

Cozinha  por Idea Interior
Idea Interior

Cocina SEP-2015

Idea Interior

Além de utilizar a tinta para dar cores, a opção com pastilhas é muito comum para este ambiente, já que são fáceis de limpar e podem ser encontradas em muitas diferentes cores. 

20. Inspire-se no campo

Cozinhas campestres por Cottage Style / コテージスタイル
Cottage Style / コテージスタイル

オリジナルキッチンと薪ストーブを中心にした使いやすいキッチン

Cottage Style / コテージスタイル

A simplicidade do campo é sempre interessante para trazer sabores e visuais únicos para sua cozinha. Para decorar, escolha detalhes campestres que utilizam muito bem a madeira para aquecer o espaço. Um pequeno fogão a lenha pode incrementar ainda mais a decoração do espaço.

21. Valorize os contrastes

Assim como as cores vibrantes são ótimas para deixar a cozinha mais alegre, os contrastes podem ser excelentes para dar personalidade à decoração. Neste projeto, por exemplo, a soma entre os armários pretos e o tampo do balcão na cor amarela, deixou o ambiente impecável.

22. Mescle estilos

Mesmo que um determinado estilo seja o seu preferido, a opção por mesclar possibilidades pode tornar sua pequena cozinha muito interessante. Nesta imagem, podemos notar o quanto a beleza da decoração rústica ficou ótima para dar aconchego ao ambiente, enquanto a presença da geladeira duplex e das luminárias conferem modernidade ao visual do ambiente.

23. Lembre-se da simplicidade

Cozinhas industriais por Propia
Propia

Brilliant Bethnal Green

Propia

Armários simples e coloridos podem ser muito bem utilizados para conferir beleza ao espaço. Neste ponto, a recuperação de armários antigos pode trazer resultados bastante interessantes para a cozinha. Lembre-se também de nichos para organizar os utensílios e objetos decorativos. 

24. Pinte uma parede com tinta de lousa

Cozinhas escandinavas por Анна Теклюк
Анна Теклюк

Кухня в скандинавском стиле

Анна Теклюк

Uma parede pintada com tinta lousa pode ser muito interessante para dar um toque de criatividade com lembretes, desenhos e receitas escritas com giz. O resultado pode ser divertido para estimular a participação das crianças no ambiente culinário. 

25. Decore com iluminação

Opte por diferentes luminárias para dar efeitos de luz incríveis ao espaço. A presença de mangueiras LED nos espaços vazados dos armários, por exemplo, pode trazer um resultado incrível à decoração. 

26. Some cores agradáveis

Cores suaves, como os tons pastéis podem ser ótimas para deixar a cozinha mais calma e equilibrada. Neste projeto, por exemplo, a soma entre o branco e o azul ficou excelente na decoração da delicada cozinha.

27. Não se esqueça da decoração clássica

As opções inspiradas no passado são charmosas e acolhedoras. Logo, são excelentes para serem utilizadas como referências na decoração da cozinha. Neste projeto, notamos como os armários com detalhes azul, a mesa e as luminárias com design clássico ficaram belíssimas no pequeno espaço.

De qual estilo de cozinha você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!