10 inspirações para espaços verdes!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

Os jardins embelezam qualquer ambiente e dão um toque a mais na decoração da casa. Criar um espaço tranquilo, verde e calmo, para passar momentos agradáveis em contato com a natureza, demandam um certo cuidado, mas o resultado é sempre impressionante.

Com temas como a sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente em alta hoje em dia, ter um jardim perto de si virou uma grande necessidade.

Quando se pretende montar um jardim, a primeira coisa a ser feita é criar um projeto desse jardim, pensar no espaço a ser trabalhado, os tipos de plantas que você pretende ter, observar a característica e necessidade de cada planta, a manutenção das plantas como podas por exemplo, é um detalhe importante para que o seu jardim fique sempre saudável e bonito. Se preferir poderá adicionar em seu jardim uma pequena cascata, ela trará mais vida e movimento ao jardim.É possível também produzir um pomar ou uma horta com seus temperos e ervas favoritos para incrementar na decoração da cozinha.

Sendo assim, o jardim será o local agradável que transmita paz e que possibilite você aproveitar as noites quentes de verão, relaxar durante o dia em um local rodeado por um gramado verde, flores se abrindo e com árvores verdes.

Neste artigo você encontra excelentes ideias de jardim para variados ambientes!

1. Conectado com a natureza

Ter um belo jardim não é privilégio de quem mora em casas térreas ou possui um grande terreno para cultivar. O contato com a natureza também é possível em pequenos espaços de apartamentos. Neste terraço de um apartamento, a arquiteta Denise Barreto, desenvolveu um nobre e rico jardim com espaço suficiente para ter suas plantas favoritas e ainda acomodar um gosto ambiente para relaxar ou simplesmente se desconectar da cidade lá fora e apreciar a natureza. Este espaço conta com vasos de plantas de todo os tamanhos e espécies espalhados pelo ambiente, espreguiçadeiras e e bancos em fibras naturais, harmonizam a atmosfera rústica e natural do cômodo. A pérgola em madeira escura, completa a decoração adicionando uma refrescante sombra ao ambiente. 

2. Jardim tropical

Em uma casa aconchegante com espaço de sobra, vale apostar em um jardim para que possa passar bons momentos com a família . este projeto de jardim desenvolvido pela arquiteta de interiores Iara Kílaris, mostra  um jardim em estilo tropical, com palmeiras ao redor em volta a uma gramado verde. Poltronas, pufs em tons alaranjados são espalhadas no espaço para garantir um clima descontraído em dias de sol.

3. Caminho de flores

Jardins modernos por Terra
Terra

Jardin de Flores

Terra

Desenvolva um belo caminho florido para a entrada da sua casa. Este projeto, apresenta um belo jardim romântico e florido como o cartão de entrada do ambiente. O chão marcado por pedras e as laterais cercada por lavandas e outras flores coloridas, adicionam alegria e vivacidade ao local. O detalhe importante fica por conta do cuidado apresentação e da manutenção presente no ambiente, assegurando que se tenha sempre um ótimo visual e uma energia.

4. Verde na varanda

Varanda : Jardins tropicais por HZ Paisagismo

Transformar a varanda em um jardim repleto de plantas e flores, pode ser uma alternativa para deixar seu apartamento com uma área ao ar livre mais aconchegante e em contato direto com a natureza. Este apartamento assinado pela HZ Paisagismo, o espaço da varanda é tomado por plantas de várias espécies. A decoração com plantas em vasos, também facilita na hora da manutenção e cuidado. Um detalhe que faz diferença no cômodo é a parede lateral que acomoda um lindo jardim vertical, onde samambaias e outras folhagens silvestres harmonizam e se conectam o cômodo com um decoração moderna e atual.

5. Jardim iluminado

Aproveite cada espaço da sua casa para construir um belo jardim. Neste projeto desenvolvido pelos arquitetos de interiores da empresa Paulinho Peres Group, o jardim toma toda a lateral da casa, cercando-a de verde por todos os lados. Valorizar esse ambiente com uma bela iluminação ao longo da noite, também é essencial para acrescentar estilo e requinte ao espaço. A utilização de móveis  e elementos de decoração com estilo asiático no  jardim também é uma boa pedida, criando uma atmosfera aconchegante e favorável para o descanso e relaxamento.  

6. Jardim leve e refrescante

Apartamento Bairro de Higienópolis: Jardins ecléticos por CARMELLO ARQUITETURA
CARMELLO ARQUITETURA

Apartamento Bairro de Higienópolis

CARMELLO ARQUITETURA

Nesta cobertura em um apartamento em Higienópolis, São Paulo, o projeto da empresa Carmello Arquitetura, valorizou o espaço ao ar livre do cômodo para construir um jardim leve com espaço para relaxar e desfrutar de dias de sol. Com plantas simples de variadas espécies expostas em vasos de barro de todo os tamanhos, as samambaias suspensas  em volta da estrutura do teto, acrescentam charme ao ambiente, as luminárias pendentes completam a decoração e garantem a iluminação leve e delicada para o espaço na parte da noite. 

7. Atmosfera asiática

JARDIM ASIÁTICO-TROPICAL - FAZENDA CABREÚVA.: Jardins asiáticos por Eduardo Luppi Paisagismo Ltda.
Eduardo Luppi Paisagismo Ltda.

JARDIM ASIÁTICO-TROPICAL – FAZENDA CABREÚVA.

Eduardo Luppi Paisagismo Ltda.

Para uma família conectada com a decoração mais rústica e mistica, esse jardim aproxima o morador da natureza com uma decoração cuidadosa de estilo asiático. Neste projeto do paisagista Eduardo Luppi, o jardim possui uma piscina que envolve a ilha central onde foram dispostas mesas e cadeiras em madeira, para uma excelente experiência de relaxamento. A mini cascata na parte lateral é rodeada em pedras, e elementos misticos para harmonizar,  transmitindo paz e calma. As plantas foram escolhidas cuidadosamente e aplicadas no jardim para garantir uma atmosfera acolhedora inspirada no clima da Indonésia. 

8. Entrada verde

PAISAGISMO JM SERRA: Jardins campestres por Landscape Paisagismo
Landscape Paisagismo

PAISAGISMO JM SERRA

Landscape Paisagismo

A entrada do jardim é a o cartão de visita da casa, a primeira impressão que qualquer visitante guarda do seu espaço. Esta casa possui um jardim com espaçoso gramado com grama em verde clara e plantas grandes e viçosas em tons de verde escuro, que  circundam o gramado e embelezam o ambiente, traduzindo elegância e fazendo um belo contraste com a casa de madeira. 

9. Para reunir a família

As casas com grandes jardins ficam mais completas quando se tem um espaço para colocar uma mesa grande e espaçosa embaixo de uma árvore e aproveitar um reunião em família para um belo almoço ao ar livre. No jardim de uma casa de campo, é possível ter contato com a natureza e ainda ter uma decoração caprichada, se  tornando o um cantinho especial para um bom momento de diversão com aqueles que amamos. 

10. Cantinho especial

Para criar um jardim dentro de casa, não precisa de muito. Basta utilizar os móveis certos e cercar o ambiente de verde e pronto! Você já tem um ambiente incrível e com toda comodidade. Neste ambiente assinado pela paisagista Marisa Lima, o espaço é pequeno e envolvido por flores e uma vegetação abundante, o piso com pedras recortadas em formato arredondado, chamam atenção no ambiente e revelam personalidade em um cantinho especial para um chá da tarde.

O que você achou dos jardins mostrados neste artigo? Deixe seu comentário.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!