Casas minimalistas por homify

9 entradas de casa para transformar seu lar na sensação da rua

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Assim como nos esmeramos em desenhar os mínimos detalhes da arquitetura de interiores e as fachadas de um projecto, desenvolver o acesso principal de uma residência é de suma importância para obter uma frente imponente, atraente e de fácil leitura. Uma boa arquitetura busca criar com formas, linhas e cores uma linguagem não escrita capaz de guiar o usuário através de sua volumetria, convidando ou indicando-o por onde entrar. Dependendo das características do terreno, as dimensões da residência e as necessidades de cada cliente, o acesso deve refletir os gostoso e o estilo pessoal de cada morador. Ainda que as vezes seja impactante levar em conta todos os aspectos para criar uma entrada atraente, o importante é ter claro os conceitos e truques para fazer com que o acesso de sua casa seja imponente e chamativo.

A seguir apresentaremos 9 entradas magníficas e totalmente distintas para te inspirar, preste atenção e não perca este livro de ideias que compilamos para você!

1. Brinque com simetria e texturas

O interessante de brincar com a simetria em sua fachada é romper com a formas cotidianas. Degraus que se convertem em jardim, volumes que se sobrepõem e elementos protagonistas, tudo é válido!

2. Combine toques modernos e rústicos

O jogo de volumes desta proposta tem um resultado harmonioso e dinâmico, combinando planos horizontais sobrepostos com elementos verticais para obter uma composição totalmente equilibrada. Livre de cercas e fechamentos, este acesso se vê livre e em conexão com o entorno, separando e diferenciando o começo da construção com desníveis em madeira que dirigem o usuário até a porta principal. A combinação de texturas e materiais, como o concreto e a pedra em tons marrons, conferem um toque rústico e industrial ao desenho, uma opção perfeita para os amantes do modernismo.

3. Misture ornamentos com cores clássicas

Este desenho apresenta um acesso um pouco mais tradicionais, recorrendo a um espaço de captação prévio a porta de entrada delimitado por um muro baixo perimetral para distinguir a propriedade e criar uma barreira entre o espaço público e privado. Os volumes simples adornam-se com molduras e bordas tradicionais, as quais combinadas com o telhado de telhas criam um estilo colonial e tradicional sem cair em um desenho entediante. O que faz desta entrada tão atraente é o paisagismo do pátio, que introduz árvores altas e esbeltas que combinadas a flores lilases enchem a propriedade de vida.

4. Crie um hall de entrada com cobertura

Os halls de entrada que contam com coberturas são bastante comuns nos projetos de residências, sendo esta uma característica funcional, podendo trazer movimento e dinamismo ao projeto. Para evitar o desenho de um teto alheio a composição da casa, esta proposta optou por utilizar a mesma construção como proteção para a entrada, deixando que o grande prisma de cor café flutue sobre a entrada principal. O desenho moderno se complementou com revestimentos de primeira, brincando com as cores e criando contrastes, como por exemplo, as lajes de concreto cinza com a grama verde, convertendo-se em um desenho equilibrado e com uma variedade de tons.

5. Marque a entrada com escadas iluminadas no terreno

Os terrenos com desníveis podem ser vistos como um problema ou uma oportunidade. E neste caso, as diferentes cotas foram aproveitadas para criar uma imponente e magnífica entrada. A fim de evitar uma escada rígida e fria, este desenho combina os degraus de concreto com a grama, fazendo com que a subida até a entrada principal seja muito mais suave e agradável. Ainda que o concreto é o material predominante nesta arquitetura, o tom dourado das luzes contrasta com a sensação fria do material cinza.

6. Crie uma frente fechada, com alguns rasgos e diferentes cores

Dependendo de onde se localize o imóvel, certas pessoas preferem entradas mais herméticas e fechadas, buscando isolar por completo o interior de sua moradia para uma maior privacidade, mas isso não significa o sacrifício da arquitetura da fachada exterior. Tendo este projeto como exemplo, o desenho desta entrada respeita os alinhamentos estabelecidos segundo a área onde está construído, o muro perimetral se mantém plano, sem elementos salientes. Para evitar a construção de uma parede monótona e simples, os arquitetos combinam pedra natural, concreto e elementos metálicos apara brincar com as cores e texturas, garantindo a privacidade da entrada e criando um desenho interessante.

7. Dê um ar de solidez com uma marquise de concreto

Não importa as dimensões de seu acesso, sempre é possível obter um desenho chamativo que sinalize ao usuário por onde adentrar ao imóvel. O importante é fazer com que a porta principal tenha uma leitura fácil e rápida, como neste desenho. Utilizando o contraste e um delicado jogo volumétrico, o acesso desta casa teve como base os conceitos de proteção e sinalização, proporcionando à entrada um beiral que protege a parte da frente, adicionando luzes ao mesmo para garantir uma iluminação noturna enquanto que a cor e recuo diferenciam o acesso do muro que delimita a casa.

8. Opte por uma garagem ampla e profunda, protegendo a porta

A diferença das residências que contam com a entrada principal de frente para a rua é que existem desenhos onde o acesso se recua, dando lugar a uma área ampla onde pode-se brincar com as formas, perspectiva e a iluminação se converte em um must para aproveitar o espaço de chegada a porta principal. O projeto realizado pelo estúdio Blos Arquitectos ressalta a espacialidade e liberdade deste enorme jardim frontal, acentuando esta área para evitar que se visse escruta e sombria; ninguém que entrar em uma caverna, não é mesmo? Utilizar vegetação, jogo de luzes e texturas de piso interessantes são métodos infalíveis de magnificar uma entrada ampla e profunda.

9. Use linhas retas e simples, com estrutura imponente

Casas minimalistas por homify
homify

Casa S&S

homify

Por último temos uma entrada super original e no melhor estilo vanguardista, apostando em um estilo contemporâneo de linhas limpas e simples. Porém, por simples não nos referimos a monótono, muito pelo contrário: o desenho imponente desta entrada principal demarca e cria um túnel de acesso no qual o concreto é o material protagonista, apresentando-se em forma de muros perimetrais e como pérgolas para o plano horizontal da entrada. A perspectiva gerada por tal forma se acentua com os veios das paredes, cujas linhas horizontais guiam o usuário até o final do percurso

Grandes ou pequenas, totalmente abertas ou misteriosamente privadas, os acessos podem desenhar-se de todas as maneiras possíveis, desde que causem impacto e cumpram com as necessidades específicadas de cada projeto.

E para mais inspiração, confira portas maravilhosas para sua casa!

O que achou das entradas que compilamos para você? Deixe sua opinião nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!