Casas modernas por BLOS Arquitectos

Sua fachada: 9 ideias incríveis para encantar a vizinhança

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando alguém desejar criar um projeto arquitetônico é importante deixar transparecer sua personalidade na fachada de sua residência, assim como o estilo do décor interior. Projetar a entrada principal é de suma importância para se alcançar um imponente, atraente e fácil leitura frontal. É necessário quando pensa em reformar uma casa considerar alguns pontos, assim como um novo layout, pois irá mudar completamente a forma que o seu lar era visto antes.

Uma ótima arquitetura consegue criar com formas, linhas e cores capazes de guiar uma pessoa através de seu aspecto visual indicando por onde acessar. Dependendo do terreno, as dimensões e as necessidades de cada cliente, o acesso deve refletir o gosto e estilo pessoal de cada proprietário. Embora, às vezes, ser esmagadora para considerar todos os aspectos para criar uma entrada de impacto, é importante ter conceitos claros e truques para tornar o acesso a sua casa olhar impressionante e marcante.

O homify apresenta 9 fachadas para encantar sua vizinhança!

1. Brinque com a simetria e textura

O interessante é brincar com simetria em sua fachada e romper com formas cotidianas. Um canteiro que se transforma em um jardim de flores, volumes que se interceptam, elementos planos protagonísticos – tudo é válido!

2. Moderna e rústica

O conjunto de volumes desta proposta resulta harmoniosa e dinâmica, combinando planos horizontais sobrepostas com elementos verticais para conseguir uma composição totalmente equilibrado. Desprovido de cercas ou muros, com acesso livre e em conexão com seu entorno, separando e diferenciando o início da construção com declives de madeira que direcionam o morador para a porta da frente. A combinação de texturas e materiais, como o concreto e a laje em tons marrons, agregam um toque rústico e design industrial, uma escolha perfeita para os amantes do moderno.

3. Fachada com cores tradicionais

Este desenho apresenta um acesso um pouco mais tradicional, recorrendo a um espaço de captação prévia para a porta de entrada delimitado por um baixo muro perimetral para diferenciar a casa e criar uma barreira entre o espaço público e privado.

Os volumes simples são adornados com miçangas e cornijas tradicionais, que combinadas com as telhas criam um estilo colonial e tradicional, sem cair em um design chato. O que o torna tão marcante esta entrada é o paisagismo do jardim, com árvores delgadas altas, que combinam com flores lilás e alegram a propriedade.

4. Design moderno

Os pórticos de entrada que contam com cobertura são geralmente muito comum no momento ao projetar casas, sendo esta uma característica funcional e que se desenhada adequadamente, pode agregar movimento e dinamismo ao projeto. Para evitar a adição de um telhado que mostra fora da casa, esta proposta opta por utilizar a mesma construção como proteção para a entrada, deixando que a grande prisma de cor café sobrevoe pela entrada principal. O design moderno é complementado com revestimentos primários, jogando com cores e contrastes, como, por exemplo, a laje de concreto cinza com grama verde, convertendo-se em um design equilibrado e com variedade de cores.

5. Marcar a entrada com escadas no terreno

O terreno irregular pode ser vista como um problema ou uma oportunidade. E, neste caso, as diferentes dimensões da trama foram usadas para criar uma entrada imponente e grandiosa. Para evitar a criação de uma escada rígida e fria, o design combina as medidas de concretas com a grama, tornando a subida para a entrada principal seja muito mais suave e agradável ao mesmo tempo. Apesar de o concreto ser o material predominante nesta casa, o tom dourado das luzes neutraliza a sensação fria do cinza.

6. Uma entrada cheia de privacidade

Dependendo de onde o imóvel está localizado, algumas pessoas preferem mais hermético e fechado entradas, buscando por completo isolar o interior de sua residência para maior privacidade, mas isso não significa que você deve sacrificar a arquitetura da fachada exterior. Tomando este projeto como exemplo, o design da entrada respeita a diretriz estabelecida segundo a zona onde a casa foi construída, de modo que o muro se mantenha perimetral plano, sem violar os elementos salientes. Para evitar a criação de uma parede monótona e única, os arquitetos combinaram pedra natural, concreto e elementos metálicos para brincar com cores e texturas, garantindo a privacidade de entrada e criando um projeto interessante.

7. Pequena, mas moderna!

Independentemente das dimensões do acesso à sua casa, você sempre pode alcançar um ponto de design marcante, quando entrar na propriedade. O importante é fazer com que a porta principal tenha uma leitura rápida e fácil como mostra na imagem. Utilizando o contraste e um delicado jogo volumétrico, o acesso a esta casa tomou como base o conceitos de proteção e sinalização, proporcionando a entrada de um beiral que cobrem parte da frente, acrescentando luzes para iluminar a entrada à noite, enquanto que a cor e a recessão de este acesso o diferenciando do resto do muro perimetral.

8. Profunda e ampla

Ao contrário de casas que têm a entrada principal limitando com a fronteira da rua, existem projetos onde o acesso se recede, dando lugar para um layout amplo onde brinca com formas, perspectiva e iluminação torna-se uma obrigação para aproveitar o grande espaço para alcançar a porta da frente. Acrescente vegetação, iluminação e texturas no chão são métodos interessantes para ampliar uma entrada ampla e profunda.

9. Totalmente arquitetônica

Casas minimalistas por homify
homify

Casa S&S

homify

Finalmente, temos uma entrada super original e no melhor estilo vanguardista, apostado por um estilo contemporâneo e de linhas limpas e simples. Mas não nos referimos simples – como chato, pelo contrário, o design é impressionante desta entrada principal enquadrada e cria um túnel de acesso onde o concreto é o material protagonista, aparecendo em forma de muros do perímetro e, como pérgolas para o plano horizontal da entrada. A perspectiva que gera esta forma se acentua com o sangramento de as paredes, cujas linhas horizontais guiam o morador a se mover em direção ao final do passeio.

Grandes ou pequenas, totalmente abertas ou misteriosamente privadas, as fachadas podem ser projetadas em todas as formas possíveis, desde que atendam às necessidades específicas de cada projeto.

Gostou das fachadas para deixar sua casa diferente? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!