Dormitórios adolescentes!: Quartos  por Johnny Thomsen Design de Interiores

10 dicas geniais para decorar quartos minúsculos

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Não é novidade que cada vez mais são construídos apartamentos e casas com o espaço reduzido. Então, quartos pequenos estão mais do que presentes nos projetos residências. Claro, que ninguém precisa ficar desanimado com a falta de espaço, a ótima notícia é que dicas simples de decoração podem colaborar para tornar os dormitórios mais práticos e amplos. Aliás, o mercado mobiliário sempre tem novidade no setor com móveis com excelente funcionalidade. 

Ficou animado? Confira as sugestões dos arquitetos do homify.

1. ​Aposte em móveis planejados

O móvel planejado pode ser a sua melhor opção para decorar um quarto pequeno, mesmo que a primeira vista pareça caro demais. Existem uma vantagem de conseguir aproveitar com perfeição cada centímetro do ambiente e fará valer a pena. Você vai perceber e ficar muito feliz sobre o custo benefício, pois é muito vantajoso quando consegue colocar tudo o que você deseja e, principalmente precisa no quarto.

2. Aproveita a parede da cabeceira para ter uma mesa

A cabeceira é um importantíssimo elemento na decoração, que deve harmonizar com o todo estilo do projeto do quarto. Aqui fugiu um pouco do convencional, pois foi feita uma cabeceira diferente e funcional com uma escrivaninha. Ideal para quartos pequenos.

3. Instale nichos debaixo da cama

Suíte Bailarina: Quartos  por fpr Studio
fpr Studio

Suíte Bailarina

fpr Studio

Nichos na cama são uma boa opção para ambientes pequenos. Alguns modelos de cama box já vêm com elas. Agora, se não os encontrar, vale até apostar em um colchão box e fazer você mesmo com caixas de madeira. Assim, você terá um espaço para guardar livros e o que você quiser.

4. ​Utilize o espaço das paredes com nichos e móveis suspensos

As paredes de quartos pequenos são grandes aliadas para caprichar na decoração. Ou seja, abuse delas com nichos e TV suspensa, como mostra o ambiente da foto. Afinal, prateleiras e nichos colaboram com a organização do espaço, assim como um belo guarda-roupa na parede e apenas com uma cortina para proteção.

5. ​Pinte com uma base neutra e acrescente cores com objetos ou roupas de cama

Apartamento da Jovem Artista: Quartos  por Patrícia Hagobian Interiores
Patrícia Hagobian Interiores

Apartamento da Jovem Artista

Patrícia Hagobian Interiores

Se o seu quarto foi pintado todo de branco, por exemplo, o ambiente claro pode ganhar cores e detalhes por meio de tapetes, roupa de cama, almofadas, cadeira colorida, quadros. Porém, tudo sem muito exagero, é claro, e com tons complementares. 

6. ​Instale nichos para multiplicar o espaço de armazenamento

Se o quarto é pequeno, as paredes são suas aliadas, nunca se esqueça! Aproveite todo e qualquer espaço que conseguir apostando nos nichos. Uma ideia para otimizar o seu quarto é instalar o nicho na parede atrás da cama, você conseguirá um efeito incrível que pode dispensar, talvez, a necessidade de uma cabeceira, que ocuparia mais espaço. Você também pode apostar em uma tonalidade mais escura, assim como mostra a imagem.

7. Cores claras fazem os espaços parecerem muito maiores

Sim, o branco ainda é uma cor poderosa na decoração e dá a sensação do espaço parecer maior, aposte nas cores claras para que o seu quarto ganhe alguns centímetros. Em qualquer quarto pequeno, o branco é a cor mais fácil de aplicar, mas, claro, que você também pode apostar em uma paleta de cores claras nas paredes e na roupa de cama, acessórios, uma tonalidade mais forte. 

8. ​Reduza o número de objetos ao essencial – uma pintura na parede fica tão bacana quanto um quadro, mas ocupa menos espaço

Já sabemos, que menos é mais. Então, tome cuidado para não colocar objetos demais no seu quarto. Dê prioridade aos móveis mais importantes e que tenham dupla função, como um gaveteiro e uma poltrona.

9. ​Aposte em um armário cuja porta seja um grande espelho.

O espelho é um elemento importante na decoração, pois não serve apenas para conferir a aparência, mas, principalmente para aumentar a amplitude do ambiente. 

10. ​Armário embutido, gavetas e cômodos liberam espaço para circulação

Bom, como falamos, aproveitei todos os espaços que você conseguir encontrar pelo quarto. Um armário embutido é ótimo, pois otimiza o seu quarto, além disso, use gavetas ou cestos para organizar suas roupas, sapatos, entre outras coisas, assim você libera mais espaço em outros lugares como armários e cômodas. Tenha um quarto livre também para circulação.

Gostou do artigo para decorar o seu quarto pequeno? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!