Esta casa parece-lhe simples, mas está enganado

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
RESIDÊNCIA PÁTIO ARUANA, Coletivo de Arquitetos Coletivo de Arquitetos Casas minimalistas
Loading admin actions …

Hoje mostramos-lhe uma moradia que à primeira vista lhe poderá parecer simples mas prestando alguma atenção, poderá encontrar belos gestos arquitectónicos, nos seus detalhes. O que faz pensar que quem sabe, o volume esconde um interior de sonho. Apesar de as dimensões não serem extensas, a Residência Pátio Aruana, obra dos arquitectos brasileiros Coletivo de Arquitectos, conseguir reunir e desenhar de forma harmoniosa todos os espaços privados e de recreação num único piso, com um estilo moderno e contemporâneo. O betão, a madeira e o vidro são os materiais protagonistas deste projecto, onde a vegetação exótica faz parte de todas as divisões graças ao pátio central que ventila e ilumina toda a casa naturalmente. Vamos então descobrir o requintado design interior desta casa.

Pequena mas interessante

Linhas e volumetria simples e materiais nobres. À primeira vista a fachada é harmoniosa e sem grande luxo, reflectindo o carácter simples dos seus proprietários. Composta por betão, telhas e estrutura de madeira, esta pequena vivenda é composta por um só piso, o qual inclui divisões privadas, áreas sociais, garagem e jardins internos e externos.

O segredo está nos detalhes

O lado mais chamativo desta fachada encontra-se ao fim do estacionameno, com um largo painel de madeira, construindo uma persiana vertical sobre a qual se pousam trepadeiras e plantas, as quais garantem a privacidade no interior do pátio. Deste ponto observamos com maior clareza a estrutura do telhado da vivenda: Painéis de madeira OSB sustentados por cintos do mesmo material, que apiam o seu peso sobre as vigas de betão.

Linhas simples e materiais industriais

Uma vez dentro da propriedade, observamos outras das suas facetas mais marcantes, a mesma tonalidade branca, encontrada no exterior, observa-se agora nas paredes que limitam a habitação, embora desta vez combinado com betão e vidro. O ponto mais forte desta fachada foi desenhado em betão sendo uma moldura larga que limita toda a área de vidro. As suas dimensões fazem com que a habitação obtenha a luz e ventilação naturais necessárias, as sua largura ampla surge devido ao espaço interior por trás do vidro: a cozinha.

A cozinha por dentro

Vista a partir do interior, a cozinha é efectivamente um espaço luminoso, podendo abrir a sua janela por completo para entrar ar fresco ventilando a cozinha naturalmente, para alem de ter uma agradável vista para a vegetação do pátio lateral. A moldura da janela está revestida com o mesmo granito utilizado nas bancadas da cozinha, funcionando como uma prateleira para colocar objectos.

Sala de jantar com vista privilegiada

Este grande espaço rectangular que inclui a cozinha e a sala de jantar foi desenhado de forma linear, juntando as áreas de convivência um lado e mantendo livre um corredor do lado oposto que dá acesso a um pátio interior,  de modo a que a circulação não interfira com as agradáveis vistas. A cozinha e a                             sala de jantar estão separadas devido a um painel de vidro fosco, o qual garante privacidade e a passagem de luz natural. Os espaços têm em comum o revestimento do chão, que combina com o conjunto arquitectónico da habitação, composto por vidro e madeira.

Estilo minimalista e contemporâneo

Daqui observamos o minimalismo da sala de jantar. Para quê adicionar mais elementos se se dispõe de esta vista?! Graças aos painéis móveis envidraçados que vão do chão ao tecto, na sala de estar pode-se desfrutar por completo do pátio e sua iluminação. Tal como os vidros que servem de separadores também a mesa é feita em vidro fosco, combinada com cadeiras de madeira contemporânea,  uma combinação que fica completa por uma moderna lâmpada concava.

A jóia do pátio

Encontramo-nos na área responsável por unir, ventilar  e iluminar esplendorosamente todos os espaços da casa. O pátio central foi desenhado em rectângulo tal como o perímetro da habitação, sendo delimitado por um muro branco e do lado oposto por uma fachada completamente envidraçada que delimita o espaço, não o separando. No centro deste espaço encontra-se um grande mural com uma obra artística composta por um modelo único de cerâmicas dispostas de maneira aparentemente aleatória, criando desenhos modernos inspirados nas tradições construtivas brasileiras.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista