CASA COR 2014: Salas de estar modernas por Bender Arquitetura

13 ideias para aquecer sua casa no frio brasileiro

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Ideias para aquecer a casa não faltam. Muitas delas são muito simples, envolvendo iluminação, uso de tapetes, cortinas e até cabeceiras de cama. Materiais também fazem diferença, como a madeira, normal ou de demolição, que é um elemento aconchegante por natureza.

Nas mãos dos decoradores e arquitetos, outros itens podem encher os ambientes de conforto, calor e aconchego, tais como sofás, cadeiras, poltronas, pufes, mesas especiais, janelas inteligentes e até cores bem utilizadas. 

Outras ideias envolvem o fogo: é o caso da lareira elegante, do forno à lenha rústico, da fogueira moderna. Todos eles são excelentes opções e alternativas saudáveis aos aquecedores elétricos.

Acompanhe o artigo e aqueça a sua casa com toda a facilidade!

Tapetes fofinhos

Uma sala de estar pode ficar ainda mais aconchegante e, de fato, aquecida se um tapete de fios grossos e longos – o chamado tapete fofinho – for instalado na área de convivência. Quanto maior for esse tapete, mais a sala de estar ganha em aconchego e isolamento térmico, o que é um ótimo ganho. Na sala de estar acima, o tapete fofinho também decora o ambiente com os seus fios mesclados em tons neutros e terrosos.

Madeira para todo lado

Hall: Corredores e halls de entrada  por WTstudio

A madeira é excelente para ajudar a aquecer a casa, pois ela transmite uma sensação de calor e aconchego e apresenta temperaturas agradáveis ao toque. O bom da madeira é que ela pode ser usada em quase tudo, do piso ao forro, das escadas às estruturas do ambiente, dos móveis aos pequenos detalhes como espelhos de interruptor ou molduras de quadros. Neste hall de entrada, a madeira toma conta do espaço com texturas e cores quentes no piso e na escada, que combinam perfeitamente com o aparador em estilo vintage. Não há como não se sentir envolto em uma atmosfera calorosa ao entrar em um hall de entrada como este. 

Cortinas protetoras

Um elemento que não pode faltar na sala de estar e também em outros ambientes que precisam de proteção contra o frio, o vento e a luz externa é a cortina. Densas, longas e em tecidos encorpados, as cortinas ajudam muito a rebater temperaturas baixas e a aquecer o espaço. Geralmente, fazem uma dobradinha perfeita com os tapetes felpudos. Na sala de estar acima, as cortinas cobrem toda a extensão das paredes, onde há janelas e até mesmo um terraço. Isso aumenta o nível de acolhimento do espaço.

Muitos sofás

Os sofás propiciam conforto e aconchego e tê-los em quantidade suficiente para ocupar adequadamente a sala de estar é uma ótima pedida. Eles permitem receber mais pessoas e vão muito bem na área de estar, quanto na sala multimídia e até na biblioteca ou escritório. Outra possibilidade é apostar na combinação entre sofás, poltronas e pufes, com estofados em tecidos macios ou materiais naturais como o couro. Na sala da imagem acima, o aconchego é planejado para abrigar várias pessoas, sendo que o uso da cor vermelha nas paredes e detalhes deixa o espaço bem convidativo.

Forro de madeira

Sala de estar: Salas de estar rústicas por Vida de Vila
Vida de Vila

Sala de estar

Vida de Vila

Uma maneira rústica de deixar o espaço aconchegante é instalar um forro de madeira, de preferência rebaixando um pouco o teto. O resultado é o de qualquer madeira: calor, conforto, aconchego e acolhimento. É o que acontece nessa bela sala de estar de casa rústica, em que o forro é de madeira de demolição e faz contraponto com o piso em madeira de mesma origem.

Iluminação farta

A iluminação natural farta é a melhor condição para ter uma casa bem aquecida. Mesmo assim, deve-se pensar na iluminação artificial, que também deve ser profusa. Salas de estar e jantar, assim como quartos, só têm a ganhar em calor e aconchego na utilização equilibrada dos pontos de luz, como arandelas, luminárias de teto, de piso ou de mesa (como abajures).

Lareiras quentinhas

Se a questão é esquentar o ambiente, as lareiras são imbatíveis. Além de bonitas, elas têm o charme do fogo e das brasas, que iluminam e aquecem o espaço com um toque muito natural. Na falta das lareiras, pode-se optar pelos modelos elétricos ou, ainda, pelos aquecedores portáteis. Mas, voltando às lareiras, elas ficam perfeitas ao lado de poltronas confortáveis, tendo diante de si tapetes macios.

Cabeceiras acolchoadas

No quarto, além das cortinas e dos tapetes, pode-se tornar o ambiente mais quente com uma cama com cabeceira de tecido acolchoada e com capitonê. Ela ajuda a bloquear aquele ventinho frio que insiste em circular debaixo e em torno da cama, vedando as frestas da estrutura dianteira do móvel. Cabeceiras encorpadas e travesseiros/almofadas fazem milagres para as cabecinhas descobertas durante o sono.

Cadeiras bem estofadas

Fazenda Santo Antônio do Leite: Salas de jantar campestres por Mario Caetano e Eliane Pinheiro
Mario Caetano e Eliane Pinheiro

Fazenda Santo Antônio do Leite

Mario Caetano e Eliane Pinheiro

Outro modo de deixar o ambiente mais caloroso e quentinho é dispor de cadeiras estofadas em tecidos como veludo, entre outros. Isso é perfeito na sala de jantar, propiciando um ambiente aquecido e confortável para os convivas. Há ainda a possibilidade de se instalar mesas com mecanismos estruturais que permitem esquentar a parte de baixo do móvel. Com o uso de toalhas de mesa, o calor irradiado pela mesa aquecedora pode ser potencializado, tornando a experiência muito confortável.

Cores quentes

BEACH HOUSE - TRAMANDAÍ/RS: Salas de jantar tropicais por Arquitetando ideias
Arquitetando ideias

BEACH HOUSE – TRAMANDAÍ/RS

Arquitetando ideias

Não se deve minimizar o poder das cores para proporcionar uma sensação de calor e aconchego em um ambiente. As cores que podem provocar isso são as quentes, como o vermelho, o laranja e o amarelo. Diferentes combinações entre elas têm o dom de transformar o espaço em um lugar vibrante, caloroso e convidativo, agindo na percepção psicológica das pessoas relacionada à temperatura.

Forno à lenha

Cozinha Gourmet - churrasqueira: Cozinhas modernas por Arquitetura e Interior
Arquitetura e Interior

Cozinha Gourmet – churrasqueira

Arquitetura e Interior

Um clássico da cozinha em estilo rústico, o forno à lenha é a versão caseira ou proletária da lareira. É só acendê-lo para assar um  pão ou bolo que a cozinha vai ficando cada vez mais aquecida, agradável e convidativa. Hoje em dia existem fornos à lenha dos mais variados, mas o bom mesmo é aquele feito com materiais naturais e rústicos, que lembram uma fazenda ou casa rural. Ele pode ser instalado tanto na cozinha propriamente dita, quanto em uma varanda aberta, uma área de lazer ou um espaço gourmet.

Fogueira moderna

Elegantérrimo e moderníssimo, o equipamento da imagem acima é uma versão com design arrojado da velha e boa fogueira. Instalada em um espaço semiaberto, com uma área de convívio e outra aberta para a natureza, a estrutura ajuda a aquecer locais abertos, fechados ou semiabertos como varandas e quintais. Ótima pedida para quem gosta de alternativas diferentes para o aquecimento dos ambientes.

Janelas amigas do sol

Casa Manacás: Corredores e halls de entrada  por NOMA ESTUDIO
NOMA ESTUDIO

Casa Manacás

NOMA ESTUDIO

Para terminar, uma sugestão interessante para áreas como corredores e escadas é a instalação de janelas que, ao mesmo tempo que quebram parte da luz externa, deixam entrar uma boa parte dela, o que produz desenhos bonitos nas paredes e pisos e, é claro, o aquecimento planejado do local. 

Qual é a sua dica para aquecer a casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!