13 canteiros de concreto para copiar no seu quintal

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
steppe, neubert und fuchs_gartenabteilung neubert und fuchs_gartenabteilung Varandas, alpendres e terraços modernos
Loading admin actions …

Criar espaços para jardins é sempre uma boa ideia. Com a presença de plantas, podemos descansar com a calma da natureza, recarregando nossa mente com harmonia e a beleza inspiradora das flores. 

Existem diferentes maneiras de criar um jardim. Mesmo que estes espaços contem com a presença de vasos de diferentes tamanhos, há a possibilidade de utilizar grandes jardineiras de concreto para acomodar as plantas em diferentes ambientes externos da casa, como varandas ou o quintal ou até mesmo o telhado

As jardineiras de concreto podem contar com acabamentos e projetos que valorizam diferentes tamanhos e espécies de plantas, podendo ser, inclusive, uma extensão do mobiliário feito de alvenaria, algo comum em muitas varandas.

Para ajudar você a pensar em projetos que possam se integrar perfeitamente com os espaços ao ar livre do seu lar, trouxemos um conjunto de 13 jardins feitos com muretas que você poderá adaptar muito bem em sua casa. São opções que variam da simplicidade às composições mais modernas, mas que sempre resultam em um cenário incrivelmente acolhedor. 

Por isto, siga conosco pelas imagens abaixo, conheça alguns dos projetos realizados por nossos talentosos profissionais e inspire-se!

1. Com cores vibrantes

Outra vantagem muito agradável de utilizar espaços de alvenaria para acomodar as plantas, são as diferentes possibilidades de personalização com cores. 

Neste projeto, por exemplo, as muretas pintadas em pink valorizaram bastante o espaço da varanda, criando assim um ambiente vibrante, alegre e muito interessante.

2. Com belos efeitos de iluminação

Jardineiras de concreto e vasos são imprescindíveis para compor um projeto de jardim. No entanto, não devemos nos ater a apenas estes elementos e as plantas para deixar o local interessante. É possível criar belos efeitos de iluminação com poucas lâmpadas de iluminação direta ou indireta. 

Luminárias de piso, por exemplo, sempre trazem resultados incrivelmente criativos, como podemos notar neste lindo projeto.

3. Com plantas compridas na varanda

Grandes vasos de concreto têm a vantagem de serem mais duráveis e resistentes. Desta maneira, podem servir muito bem para o cultivo de plantas mais compridas e pesadas na varanda, criando um espaço especialmente agradável quase dentro de casa.

4. Formando conjuntos para descanso ao ar livre

Projetos com alvenaria para as varandas podem contar tanto com os vasos de concreto como espaços com banquetas para descanso ao sol. Esta é uma saída econômica e versátil para oferecer unidade e elegância ao espaço.

Neste projeto, tanto os vasos de concreto, quanto os bancos com o mesmo material, foram pintados com o mesmo tom de cor, resultando em espaço perfeitamente agradável em toda a sua extensão.

5. Com jardim vertical

Criar efeitos criativos é sempre uma opção bem-vinda para valorizar diferentes ambientes, como a varanda. Neste projeto, por exemplo, uma grande base de concreto em formato retangular foi colocada de maneira inclinada com relação ao muro. Ao longo de sua estrutura foram feitos diferentes buracos para o cultivo de plantas, resultando em uma opção de jardim criativo e muito interessante.

6. Como parte do mobiliário

Neste projeto do escritório Mandril Arquitetura e Interiores, de São Paulo (SP), o espaço para descanso da linda varanda recebeu como extensão um vaso de alvenaria utilizado para dar presença a uma pequena árvore que deixa o ambiente ainda mais agradável.

7. Com detalhes naturais

Uma pérgola sempre traz detalhes interessantes à decoração de um jardim, como podemos notar no projeto da imagem. Além desta presença, os talentosos profissionais optaram por trazer móveis de fibras naturais para complementar o cenário. Ao fundo, a pequena mureta de concreto comporta com beleza o conjunto de pequenas árvores que valorizam ainda mais o ambiente.

8. Em diferentes tamanhos e cores

As opções de jardineiras em concreto quando construídas em tamanho uniforme acabam por trazer detalhes mais minimalistas à decoração do jardim. Contudo, há ainda a opção de contar com jardineiras em diferentes tamanhos e e estilos para valorizar ainda mais a variedade de plantas.

Neste projeto, as jardineiras ao fundo pintadas em branco comportam uma grande quantidade de espécies de plantas e oferecem ainda um belo contraste para os vasos na cor preta. Um resultado moderno e de fina sensibilidade. 

9. Pequenas ao longo de uma parede

Não só de opções compridas vivem as jardineiras de concreto: é possível optar por soluções menores e práticas para acompanhar os muros. Neste projeto, por exemplo, o corredor foi decorado com um fino espelho d'água e pedras de rio que deixam o ambiente perfeitamente natural. Para acomodar as plantas na lateral, foram utilizadas pequenas jardineiras de concreto que não sofrem com umidade e trabalham como ótima solução para organizar as plantas. 

10. De concreto cru

Se você gosta de soluções mais puras, a cor natural do concreto pode oferecer uma boa solução para valorizar a beleza das plantas, como podemos notar neste projeto de detalhes minimalistas. 

11. De maneira individual para diferentes tipos de plantas

O concreto pode ser utilizado para ambientar completamente uma varanda. Neste projeto, os sofás receberam estofados em vermelho que deixaram a personalidade do ambiente ainda mais forte. Ao fundo, as jardineiras foram construídas de maneira a oferecer espaços individuais para o cultivo das plantas. Uma solução simples, moderna e muito inteligente para o seu lar. 

12. Na decoração de um quintal moderno

Iluminação, plantas e pedras: tudo se complementa perfeitamente para tornar esta varanda simplesmente maravilhosa. O caminho em curva recebeu a presença de pedras em diferentes tamanhos que são valorizadas pela iluminação lateral que marca o local. Ao fundo, as jardineiras de concreto foram excelentes para complementar o ambiente e valorizar ainda mais a presença das plantas.

13. Em espaços de iluminação natural abundante

Por fim, chegamos a este belíssimo espaço onde a varanda foi projetada com duas jardineiras que se complementam com a presença de um banco de madeira. O resultado confere elegância ímpar com a presença da iluminação natural abundante e das pequenas árvores cultivadas em meio a vegetação rasteira. 

14. Balaustre de concreto para sacada

Charmosos, os balaustres de concreto para sacada são uma ótima solução para quem quer bloquear o espaço, mas sem bloquear a presença do sol. Ótimos para canteiros suspensos, os balaustres de concreto são fáceis de serem instalados, podem ser personalizados e ficam excelentes para quem quer uma casa com visual mais acolhedor, como em anos antigos.

Se você gostou da dica e quer mais opções para decorar, confira também nossa página exclusiva de projetos para o terraço!

15. Canteiro suspenso e charmoso

Aqui temos um canteiro suspenso e especialmente romântico. Esse é um tipo de espaço que pode ser decorado com os mais diferentes vasos, como as floreiras de concreto ou jarros de cimento. Na dúvida, vale a pena até mesmo pensar em como fazer um canteiro de horta com tijolos, já que é uma ideia prática e fácil!

Se entre tantas soluções você ficou na dúvida por causa do tipo e tamanho de espaço que você tem disponível, consulte agora mesmo nossos arquitetos paisagistas que atendem online!

16. Como fazer um canteiro de horta com tijolos e muito mais dicas

Se você ficou na dúvida sobre como fazer um canteiro de horta com tijolos, saiba que você pode criar pequenas colunas com ferro e sustentá-las com tijolinhos ou, se preferir, basta enfileirar blocos de concreto com a boca para baixo. Isso será suficiente para proteger seu canteiro de horta.

Gostou das dicas e quer saber mais? Então aproveite para conferir também estas 14 dicas para fazer canteiros rústicos com pedras e deixe seu jardim ainda mais organizado sem gastar muito!

E você, gosta de jardineiras feitas de concreto? De qual ideia mais gostou?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista