Casas modernas por TACO Taller de Arquitectura Contextual

7 varandas muito charmosas e perfeitas para casas pequenas

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

Ter uma bela varanda em casa não tem preço. Esses metros quadrados podem ser poucos, mas contribuem muito para uma casa aconchegante. As varandas (como pátios, jardins e terraços) fazem com que a gente desfrute ainda mais de nossa casa e também nos deixa mais conectado com o exterior.

A varanda é um anexo à casa, um espaço aberto nas laterais, mas fechado no topo. Ou seja, deve ser livre, mas protegido por paredes ou cobertura. As varandas vão protegê-lo da chuva quando você chega em sua casa e proporcionam uma introdução à sua entrada (aqui ocorrem também os beijos adeus e as conversas com os vizinhos). É também um lugar para descansar, tomar ar fresco e desfrutar da natureza sem sair de casa.

Está interessado em planejar uma varanda (ou renovar a que você já tem)? Então confira com muita atenção estas sete ideias encantadoras.

1. Uma varanda estreita para uma casa de campo

Este alpendre atua como corredor e área de descanso. Neste modelo, há várias portas na fachada, vários espaços para sair ou entrar na casa.  Por isso, é altamente recomendável que esta área de circulação esteja coberta.

2. Telhado de madeira e deck de pedra

Casas campestres por knowhowtobuild
knowhowtobuild

Decoração Mural Exterior.

knowhowtobuild

Aqui vemos que o espaço definido da varanda se dá pela diferença de nível entre a entrada e a parte da frente da casa. A cobertura é uma extensão do telhado com vigas de madeira e colunas da mesma cor da moradia.

3. Uma varanda que também é uma pérgola

Esta varanda é simples, mas bonita. Além de funcional, ela não é apenas um local de encontro, mas também serve para proteger o carro. Ao contrário do modelo anterior, a estrutura do pórtico é completamente independente da estrutura da casa. As colunas são muito leves e a cobertura é uma sequência de varas de madeira. Muito legal e muito fácil de construir.

4. Uma obra de arte feita de blocos de ventilação

Muitas pessoas julgam as treliças e os blocos de ventilação como uma decoração de mau gosto. Isto porque estes materiais são associados a habitações precárias, mas nada está mais longe da verdade. Os blocos de ventilação e de construção são elementos muito nobres e, neste caso, foram brilhantemente usados. Durante o dia, o sol entra na casa e a habitação ganha uma iluminação bonita e minimalista. Esta casa é simplesmente uma obra de arte.

Quer deixar a sua varanda mais charmosa? Veja ideias de vasos e plantas para decorá-la!

5. Varanda de canto: simples e delicada

Casas rústicas por RenoBuild Algarve
RenoBuild Algarve

Renovação de Fachadas / Reparação de Fendas

RenoBuild Algarve

Neste exemplo, vemos uma varanda cuja cobertura é realmente o telhado da casa. O que realmente faz com que este pequeno espaço seja um alpendre é a ausência de paredes. Ela foi construída com concreto armado como o resto da casa, mas com a adição parcial de um revestimento de pedra que lhe dá um carácer mais caseiro.

6. ​Uma pequena, mas robusta varanda para definir a entrada da casa

Mesmo as casas mais tradicionais e simples podem ter um monte de personalidade. Nesta residência, a personalidade é conquistada precisamente pelas colunas arredondadas da varanda, que além de beleza, servem também para definir a área de entrada da moradia. 

7. Uma varanda cheia de cor e plantas

Terraços  por The Orange Lane
The Orange Lane

House in Pune

The Orange Lane

Já dissemos isso antes, plantas embelezam qualquer espaço. Uma varanda com flores passa uma mensagem que esta casa é alegre. Colocar plantas e pintar com cores brilhantes é uma solução que nunca falha.

Qual varanda você achou mais inspiradora? Conte pra gente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!