11 casas para construir com um baixo orçamento

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Hotel Predi Son Jaumell, margarotger interiorisme margarotger interiorisme Espaços comerciais
Loading admin actions …

Nem todos têm um orçamento avultado para construir uma grande casa. Contudo, quem disse que precisa de uma moradia ampla para que seja bonita? A pensar nas famílias que dispõem de orçamentos mais baixos para construir uma casa, reunimos onze propostas criadas por profissionais registados na homify para lhe mostrar que tudo é possível, mesmo partindo de pouco. 

Inspire-se nos nossos projectos sem que a sua carteira saia penalizada. 

1. Pequena, mas a ganhar metros quadrados em altura

Se o problema é não ter espaço para o lado para construir e preocupa-o que a sua casa fique demasiado pequena, então pense em altura e acrescente mais uns metros à sua casa, aumentado a percepção de espaço e obtendo áreas adicionais que podem ser adaptadas para armazenamento sem criar obstáculos nos corredores ou espaços comuns. 

2. Com piscina

Uma casa tradicional, mas muito agradável. As paredes brancas imaculadas são apenas ornamentadas pela pedra que traz uma certa rusticidade ao edifício, ligando-o ao jardim e à área revestida com tijoleira. A casa inclui dois toldos que conformam uma área coberta, ideais para se fazer refeições à sombra durante os dias mais soalheiros. A piscina vem completar este jardim e criar um espaço de lazer e de entretenimento para os proprietários e convidados.  

3. Telhado de zinco, mas digna e cómoda

Optar por uma cobertura em zinco é uma boa forma de poupar em materiais e, ao mesmo tempo, oferecer muito mais frescura à construção pois este material existe em várias cores e acabamentos, sendo perfeito para casas com amplos jardins. 

Lembre-se que, ao construir grandes janelas, obtém mais luz natural. 

4. Simples, mas como uma paisagem deslumbrante

A nossa quarta casa ainda não está acabada, mas já podemos ter uma ideia de como vai ficar. O imóvel é pequeno e usa como materiais principais o betão e a madeira, nas janelas. Para o personalizar, brincou-se com a volumetria. A casa tem volumes com alturas distintas e inclinações várias que lhe emprestam sentido rítmico. À frente, a promessa de belo alpendre debruça-se sobre a paisagem.

5. Pequena, isolada e ecológica

Esta ideia é perfeita para aquelas pessoas que vivem no campo e possuem grandes terrenos, mas sem possibilidade para construir uma casa muito elaborada. Neste sentido, será pertinente considerar a construção de uma casa em madeira, mais económica e sustentável. Para se usufruir de uma sensação de espaço e de luminosidade, é aconselhável apostar em planos abertos no interior.

6. Uma casa feita com os materiais da região

Com uma área aproximada de 650 m², o projecto tem como eixo as áreas sociais, incluindo a piscina. A orientação da casa permite ter sombra durante a maior parte do ano nos locais abertos. O ponto chave do projecto é o terraço de 200 m². A residência é construída quase na totalidade com elementos e materiais endémicos da região como a pedra e a madeira.

7. Tijolo para as paredes

Na casa da imagem, o acabamento é em tijolo. Este material traz textura e modernidade, para além de ser tendência e, por isso, muito encontrado nos mais belos projectos de arquitectura e decoração de interiores. Ao tijolo está inerente uma certa industrialidade plena de charme. 

8. Original e incrustada no terreno

A sua casa pode ser pequena, mas não significa que tenha que ser simples. É importante aplicar elementos apelativos à obra desde que não sejam custosos. Esta pequena casa, ainda que não possua grandes volumes, exibe bonitas e longas portadas em madeira que trazem cor e conforto à fachada.

9. Alta e com acabamentos simples

Há quem goste de construir uma casa e depressa revestir as paredes com lajes de pedra, cerâmica ou até madeira. Actualmente, porém, vêem-se amiúde superfícies em betão aparente. Neste caso, a frieza do betão é contrabalançada pela pedra, um material mais rústico. A madeira da pérgola também cumpre esse propósito. 

10. Pedra e toques de cor

Se a sua casa é em pedra, considere acrescentar-lhe portadas de madeira em tons pastel para criar um aspecto fresco, delicado e agradável. Para a adorável casa da imagem escolheu-se uma bonita tonalidade verde água. 

11. Uma pequena casa venezuelana com uma história comovente

CASA 3-64. VIVIENDA UNIFAMILIAR. Barquisimeto, Venezuela., YUSO YUSO Casas clássicas

Uma moradia de 120 m² de espaço coberto que aproveita, a Este, o sol da manhã e se fecha, a Oeste, para se proteger do sol da tarde. É construída em adobe (bloco de barro) e uma estrutura metálica com painéis de fibrocimento para as áreas sociais. 

O mais comovente, nesta casa, é que, para o início da construção, a família juntou amigos e conhecidos que se organizaram em grupo para fazer um trabalho não remunerado. Todos juntos, num esforço cooperativo, começaram a colocar os primeiros adobes, os quais foram fabricados artesanalmente no mesmo local.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista